Na hora de comprar um veículo usado, alguns itens devem ser verificados a fim de evitar problemas futuros. O ar-condicionado é um desses acessórios que não podem faltar de jeito nenhum em um carro, pois existem algumas regiões em que é praticamente impossível circular pelas ruas, com conforto, sem ele.
O ar-condicionado é um excelente “amigo”, tanto para as altas quanto para as baixas temperaturas. Mas, para usufruir desses benefícios, é necessário que ele esteja em perfeito funcionamento e em bom estado.
Você saberia realizar essa avaliação, identificando quando o ar-condicionado realmente está funcionando? Se não, acompanhe o nosso post de hoje e descubra!
O que é um ar-condicionado?
Primeiro ponto: o ar-condicionado não é o sistema de ventilação do carro. Essa confusão é muito comum para quem não entende do assunto.
Pelo ar-condicionado é possível realizar a regulação das temperaturas, tanto para o aquecimento quanto para a refrigeração, possuindo uma variável sobre a umidade e sobre a limpeza. Esse equipamento aspira o ar externo e o transforma, internamente, no ar respirável de acordo com a temperatura que foi ajustada, climatizando todo o interior do veículo. Para que todo esse processo ocorra, é necessário que os filtros estejam em perfeitas condições.
Você sabe o que são os filtros de ar? Saberia realizar essa avaliação na hora de comprar um carro usado? Veja a resposta para essas perguntas a seguir!
Qual é a importância dos filtros de ar?
Os filtros possuem a mesma importância que os pelos do nosso nariz, porém em um carro, sendo responsável por permitir somente a passagem do ar limpo. Quando o filtro está sujo, ocorre o entupimento, fazendo com que as peças do motor se desgastem.
Quando devem ser trocados?
Quando o carro atingir cerca de 10 mil quilômetros rodados. Caso não ocorra essa troca, o carro poderá consumir mais combustível, havendo perda de potência no motor, onde o mesmo irá aspirar mais sujeira.
Como testar o ar-condicionado de um carro antes da compra?
Verifique se:
- Há mau cheiro saindo do ventilador do carro;
- Falta refrigeração ou aquecimento instantâneo;
- Todas as saídas de ventilação estão saindo ar;
- O para-brisa interior embasa sem motivos para tal — pode estar ocorrendo alguma fuga de ar;
- O carro não perdeu o gás refrigerante (isso ocorre quando o automóvel fica parado por muito tempo).
Na hora de realizar a compra, peça o manual de manutenção do carro e certifique se o antigo dono realizou a manutenção preventiva de dois em dois anos, que é o período ideal para a realização da vistoria e a verificação do ar-condicionado. Os filtros de ar são baratos e fáceis de serem trocados, portanto, não há justificativas para que essa troca não ocorra. Como ter um automóvel atualmente com ar-condicionado, proporciona conforto e comodidade no seu dia a dia, não deixe de se atentar a esse detalhe quando realizar a compra de um carro.
Possui mais algum item a acrescentar que mostra a descrição de um ar-condicionado em péssimas condições? Conte-nos e contribua com a nossa lista!
O veículo perde potência e aumentar o consumo de combustível .