Veículo novo ou usado? Como fazer a escolha certa

Veículo novo ou usado? Como fazer a escolha certa

Na hora de comprar um carro, moto ou caminhão, não é incomum que os consumidores fiquem na dúvida sobre o que é melhor: fazer um investimento maior em um veículo novo ou procurar por um bom usado que atenda bem às suas necessidades e às suas aspirações. Se você está prestes a comprar o seu primeiro veículo ou quer trocar o seu antigo por um modelo mais recente, é bom ficar atento às vantagens e às desvantagens que a aquisição de um veículo novo ou usado poderão lhe proporcionar.

Quer saber quais são elas? Confira o nosso artigo de hoje!

Quais as vantagens de comprar um veículo novo?

Quem compra um veículo novo, provavelmente vai contar com uma boa garantia de fábrica. As montadoras têm investido em garantias significativas nos últimos anos, a fim de atrair um maior público consumidor.

Isso significa dizer que você não terá dores de cabeça com reparos e trocas de peças originais durante alguns anos. Essa compra também dá flexibilidade para encomendar a moto, o carro ou o caminhão do jeito que você queria, escolhendo a cor e os acessórios.

Dificilmente haverá desgaste rápido de peças ou problemas mecânicos, a não ser por mau uso do veículo. De qualquer modo, você poderá acionar a garantia. Você também vai ter acesso a tecnologias mais modernas, algumas das quais passaram a ser obrigatórias desde a sua fabricação, como freios ABS e air-bags.

Quais as desvantagens de se comprar um veículo novo?

Em compensação, a compra de um veículo novo pode pesar em seu bolso. O modelo do ano custará muito mais caro do que o modelo do ano anterior, já que a depreciação é alta nos três primeiros anos a partir do lançamento.

Um veículo novo desvaloriza de 15 a 20%, pelo menos, já no primeiro ano. Seguros e impostos (como o IPVA) também serão mais salgados, se comparados aos veículos mais antigos.

Quais as vantagens de se comprar um veículo usado?

A conveniência mais óbvia do veículo usado é pagar menos por algo que ainda pode ser muito bom e útil para você. Além disso, o carro usado tem depreciação muito menos precipitada: se você quiser vendê-lo poucos anos depois, não terá perdido tanto de seu investimento inicial. Impostos e outras taxas também serão menores.

Quais as desvantagens de se comprar um veículo usado?

É importante ter bons olhos na hora de avaliar um veículo usado, a fim de não adquirir aqueles que apresentem problemas mecânicos, pois você não terá garantia de fábrica! Além disso, terá que procurar bastante para encontrar um modelo que seja da cor e do jeito que você deseja, além dos acessórios adequados para o seu perfil.

Outro ponto desfavorável é que, se a sua ideia for a compra de veículos muito antigos, será mais difícil contrair um empréstimo. Alguns bancos não costumam oferecer financiamentos para veículos de mais de 10 ou 15 anos, por exemplo.

O veículo usado também traz maiores custos de manutenção. Assim, independente de qual for a sua escolha, teste o carro antes de comprá-lo.

O melhor é analisar com calma e decidir de acordo com a sua situação financeira e o estado da moto, do carro ou do caminhão. É sempre conveniente fazer uma checagem do histórico do veículo, para verificar se ele já passou por muitos problemas que o vendedor não está contando.

Quer se sentir mais protegido na sua compra? Faça uma consulta na Carcheck!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *