Tudo o que você precisa saber sobre restrição de roubo e furto de veículos

Tudo o que você precisa saber sobre restrição de roubo e furto de veículos

Quando se vai fazer uma consulta veicular aqui no Carcheck, várias informações podem ser encontradas sobre o carro por meio do acesso a vários bancos de dados. Geralmente, tudo vem escrito em um relatório simples e de fácil compreensão. Nele o solicitante poderá observar a situação mais atualizada do veículo pelo qual tem interesse.

Além das características gerais do automóvel, como o tipo, o motor e a cor, o interessado também poderá verificar bloqueios diversos, como restrições judiciais e avisos relacionados a roubo e furto.

Se você fez uma consulta e encontrou uma restrição desse tipo, o que exatamente isto quer dizer?

As anotações de roubo/furto.

A advertência básica sobre roubo ou furto é o “Alerta de Roubo/Furto”. Ela sugere que o carro que está sendo pesquisado fora subtraído mediante violência ou grave ameaça (roubo) ou de forma disfarçada, sem agressão direta (furto). Nesses casos, há um Boletim de Ocorrência de Roubo/Furto que fora preenchido em uma Delegacia de Polícia, ou diante de uma autoridade policial em local diverso. Em geral, a presença dessa anotação no sistema significa que o automóvel ainda não foi recuperado pelo proprietário. O relatório completo oferece os dados de localização onde aconteceu o ilícito, o nome do informante e o dia da ocorrência.

Há categorias ainda mais detalhadas dependendo do sistema de consulta. Elas demonstram o histórico do veículo no que diz respeito a sinistros deste tipo.  É possível constatar se o carro fora furtado, roubado e recuperado até mesmo sem a confecção de um Boletim de Ocorrência.

Como o problema pode ser solucionado?

Como a anotação fica registrada nos dados sobre o veículo, não é complicado para uma diligência policial constatar quando o automóvel apresenta uma restrição de roubo/furto. Quando os policiais se deparam com um evento desses, normalmente conduzem o carro para a respectiva Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) ou outro estabelecimento adequado. Mas é impossível visualizar nas ruas todos os veículos que estão nas mãos dos bandidos.

Quando se solicita uma consulta aos sistemas de dados veiculares e se tem como retorno a indicação de que o carro foi roubado ou furtado, o consumidor pode acender o sinal de alerta para os riscos de adquirir um bem que fora subtraído ilegalmente de outra pessoa. Afinal, é uma tremenda “furada” comprar um carro que foi roubado ou furtado, já que não será possível fazer a transferência de propriedade para seu nome nos órgãos competentes. Isso significa que a polícia poderá apreender o veículo, mesmo você tendo pago por ele.

Caso você esteja lidando realmente com o real proprietário do carro e a anotação de roubo ou furto ainda consta no registro do automóvel, é preciso solicitar ao proprietário para dar baixa na restrição e regularizá-lo antes de concretizar a compra. A baixa de restrições pode ser feita com o auxílio de um despachante especializado ou diretamente na Polícia, através do agendamento de um procedimento de vistoria para retirar ou modificar a anotação do sinistro. Não haverá cobrança de taxas neste último caso. Somente o proprietário do veículo ou seu procurador legal poderão requerer a baixa de restrição.

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

13 comentários

  • Estou com uma situação desse tipo, porém, já fui até a delegacia e eles não tiram o bloqueio…não sei mais o que fazer?? Pois bloquearam meu carro por engano e o incrível e que o órgão competente já disse que iria retirar, e já se passou uma semana e o meu carro na garagem sem poder sair….

    Responder
  • Na verdade preciso .de ajuda.cometi um erro e agora estou pagando caro por isso .comprei um carro usado em 2013 ,não transferi .o recibo está em meu nome .o carro fundiu o motor .vendi o carro para o ferro velho para tirar pessas .mas o comprador usou de má fé. Colocou o carro para andar todo irregular. Documentação atrasada.desconfio que o carro foi clonado ou deve ter pegado motor de outro carro e colocado para rodar.o meu erro foi ter vendido o carro sem dar baixa no Detran.agora está chegando multa em meu nome .minha habilitação foi suspensa sem eu está dirigindo. Preciso de ajuda para resolver essa situação.31-91215895 esse e meu número se alguém puder me ajudar .

    Responder
  • Eu tenho uma dúvida.
    Uma pessoa possui um carro, e foi furtada.
    Ela recebeu o dinheiro do seguro e depois o carro foi achado, e foi para leilão.
    Ao ser adiquirido, ele se torna um veículo de leilão por furto. É possível retirar o sinistro do seu histórico ?
    Afinal de contas, o veículo foi encontrado, só que a seguradora já tinha ressarcido o proprietário.

    Responder
  • olá boa noite
    Caso o carro que eu queira comprar tenha sido roubado e encontrado pela policia no mesmo dia, porem com boletim de ocorrência feito e seguradora comunicada. É possível detectar este tipo de informação?
    Obrigado!

    Responder
  • BOA NOITE, TEVE UMA MOTO ROUBADA, MAIS O PERITO DO DETRAN NÃO CONSEGUIU INDENTIFICAR O NUMERO DO CHASSI DE TÃO DANIFICADO FICOU
    O QUE DEVO FAZER

    Responder
  • Boa Noite comprei a moto de um amigo meu porem nao fiz a transferencia pro meu nome e por motivo pessoal tive q vender ele porem o comprador nao fez a transferencia pro nome dele nao tenho endereço dele e nao tenho mais contato com o mesmo ele esta andando com a moto atrasada e ainda levou uma multa e os pontos foi pra carteira do meu amigo oq devemos fazer pra resolver isso ??

    Responder
  • Olá amigo,estou comprando um veículo,no detran sem sinistro,fiz consulta aqui no check e apareceu tudo ok,não foi de leilão,sem sinistro,tudo ok,porem apareceu que em 2009 foi roubado e encontrado 3 dias depois,no detran não aparece nada,posso ter problemas,desvalorização do veículo,na hora do seguro ou problemas ao transferir?obg..aguardo com urgência.obg!

    Responder
  • Tivemos nosso carro Roubado e foi encontrado logo no dia seguinte, havia dado entrada por roubo na polícia civil ao meio dia, porém às 14 horas o veículo foi encontrado, muito danificado e fui a Polícia Civil para ver se o veículo já havia entrado no sistemo como Roubo, o Policial Civil responsável me confirmou que não havia restrição ainda, mais quando fui ao Pátio do DETRAN retirar o veículo, já fui informado que já estava no sistema. Preciso fazer uma vistoria que pelos meus direitos não irei ter despesas com taxas, estou com carta AUTO DEPÓSITO, só que devido não termos condições de ajeitar os estragos feitos pelos meliantes, para assim realizar a vistoria, o veículo ficou um período longo estacionado.
    A pergunta é a seguinte: Ainda posso realizar a vistoria apresentando o AUTO DEPÓSITO???

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *