Trocar as pastilhas de freio: Saiba quando

Trocar as pastilhas de freio: Saiba quando

Ser dono de um carro exige cuidado e atenção, já que além de respeitar as normas de trânsito e ser um motorista consciente, é preciso fazer a manutenção do automóvel para garantir que todas as peças funcionem de maneira adequada. Trocar as pastilhas de freio possui grande importância na hora de parar o automóvel pois, quando ocorre um desgaste da peça, a segurança é comprometida.

Quer evitar maiores problemas? Saiba quando trocar as pastilhas de freio e tenha mais segurança na direção!

Conheça a importância de trocar as pastilhas de freio

As pastilhas fazem parte do sistema de freio do carro e, quando há algum problema com essas peças, o motorista pode ter dificuldades, não somente na hora de estacionar o veículo, mas também para parar em um sinal, por exemplo. Quando você aciona o freio do carro, elas são responsáveis por travar o disco rotativo. A manutenção é necessária porque, se as pastilhas de freio estiverem desgastadas, a frenagem pode falhar, provocando um acidente que poderia ter sido evitado.

Fique atento a ruídos

Para saber se está na hora de trocar as pastilhas de freio, uma opção é utilizar a sua audição. Fique atento a ruídos que o veículo possa apresentar quando em movimento, principalmente na hora de fazer uma parada.

Normalmente, quando as pastilhas de freio estão desgastadas, elas podem esbarrar no disco de freio, ocasionando um barulho metálico. Caso ouça algum barulho, encaminhe o veículo para a manutenção. Se for constatado que elas estão com espessura menor do que dois mm, é hora de fazer a troca, já que é o mínimo permitido para o uso seguro do veículo.

Tenha atenção na hora de estacionar ou parar o veículo

Na hora de estacionar ou parar o veículo, observe se, ao apertar o freio, o pedal está diferente do que costumava e se o carro demora mais tempo do que o normal para parar. Esses podem ser alguns sinais de que está na hora de trocar as pastilhas de freio.

Atente-se à quilometragem

Outra forma de saber quando trocar as pastilhas de freio é observar o número de quilômetros rodados pelo veículo. A manutenção dessas peças é indicada a cada 5.000 km rodados, para ter certeza de que está tudo certo e de que não há desgaste.

No caso dos carros usados, o cuidado deve ser redobrado, já que veículos que passaram dos 30.000 km rodados devem, obrigatoriamente, trocar as pastilhas de freio. Por isso, fique atento à frequência que você utiliza o seu carro, pois se ele for usado em viagens longas ou na estrada, a manutenção deve ser feita constantemente.

Saiba que, quanto antes trocar, melhor

É importante ficar de olho nos sinais que o seu veículo possa dar de que está na hora de trocar as pastilhas de freio. Este é um processo que não é caro, mas se não for feito na hora certa, além de prejudicar a segurança, poderá se tornar oneroso e complicado, ocasionando a necessidade da troca do disco de freio.

Saber quando trocar as pastilhas de freio do seu automóvel pode aumentar a segurança do veículo, evitando acidentes e preservando a vida, tanto dos passageiros quanto dos pedestres. Por isso, faça a manutenção preventiva das peças do seu veículo sempre que necessário e esteja atento aos sinais que o automóvel dá, indicando a necessidade de realizar essa troca.

Restou alguma dúvida? Deixe-a nos comentários!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *