Entenda a diferença entre carro usado e seminovo

Entenda a diferença entre carro usado e seminovo

É muito comum as pessoas terem dúvida da diferença entre um veículo usado e seminovo. Isso acontece porque, quando um carro é retirado da concessionária, registrado e utilizado pelo dono, ele já passa a ser considerado por todos um carro usado.

Mas carros usados e seminovos não é a mesma coisa. Existem grandes diferenças entre essas duas nomenclaturas.

No momento em que o consumidor dirige um carro novo, ele começa a se desvalorizar. Com o intuito de reduzir a depreciação dos veículos e aquecer o mercado, foi criada a classificação seminovo, intermediária entre carros novos e usados.

Não sabe diferenciá-los? Não se preocupe: neste post vamos mostrar quando um carro é considerado usado e seminovo e as diferenças existentes entre eles. Confira!

Carros seminovos

Para um automóvel ser chamado de seminovo, ele precisa seguir alguns padrões. O carro deve ter no máximo dois anos de uso e ter tido apenas um único dono.

Seminovos precisam ter a lataria em ótimas condições e é necessário que a parte mecânica esteja funcionando perfeitamente. Por último, é obrigatório que o veículo possua baixa quilometragem, ou seja, tenha marcado no odômetro, no máximo, 20 mil quilômetros rodados por ano. Essa classificação foi criada para melhorar o mercado de carro usado e seminovo, fazendo com que a depreciação seja menor e que os compradores encontrem veículos de qualidade e paguem um preço justo por isso.

Carros usados

Então carros usados são aqueles que já tiveram mais de um dono? Ou que já foram utilizados por mais de dois anos?

Não necessariamente, isso dependerá de cada carro e cada situação. Mas a probabilidade de um automóvel que está acima destes padrões apresentados ser considerado um carro usado é muito maior.

Não quer dizer também que um veículo com apenas um ano de uso seja necessariamente considerado um seminovo, ele pode ter rodado 50 mil quilômetros e já ter até trocado a embreagem. Desta forma, será enquadrado na classificação de veículo usado. Se você pensa em vender o seu, não deixe de ler 6 dicas para vender um carro usado sem problemas.

Preços de carro usado e seminovo

É muito importante conhecer essas informações e saber distinguir quando o veículo possui cada uma das classificações. Mesmo que o proprietário do veículo diga que é um carro de garagem, isso não garante que seja um seminovo.

É crucial conhecer esses detalhes, pois no caso de veículos usados, consegue-se melhor negociação e maiores descontos. Lembre-se também que o valor do carro não está relacionado com a sua classificação de usado ou seminovo.

Um bom exemplo são os veículos clássicos, com mais de 15 anos de idade. São carros que possuem alto valor agregado e que, muitas vezes, chegam a valer mais que veículos de luxo novos. Outro detalhe importante é que carros originais valem mais do que aqueles que possuem alterações, por isso o futuro dono deve ficar atento às menores particularidades antes de fechar qualquer negócio.

Documentos e detalhes

Na hora da compra não deixe de assegurar que todos os documentos necessários para comprar um usado estejam em mãos. Não existe uma regra na hora de optar por qual modelo comprar, o comprador deve ficar atento aos detalhes e buscar o maior tipo de informações possíveis antes de chegar à decisão final.

Para as pessoas que estão querendo vender, não deixem de informar os dados corretamente e apresentar os detalhes do veículo. Agora você já sabe diferenciar um carro usado e seminovo.

Quer ficar por dentro de mais informações e cuidados para você e seu veículo? Curta a página da Car Check no Facebook e acompanhe todas as nossas dicas!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *