Como a consulta na tabela FIPE ajuda a negociar um carro usado?

Como a consulta na tabela FIPE ajuda a negociar um carro usado?

Ao comprar e vender um veículo usado, é muito comum que a negociação seja baseada em um valor médio. Desse modo, a consulta na tabela FIPE é a maneira mais eficaz de entender o valor de mercado do seu automóvel e, assim, bater o martelo na transação.

A tabela FIPE não serve para fixar preços nos veículos, mas sim para tornar a negociação mais homogênea. Os valores vão variar de acordo com o estado de conservação, acessórios, manutenções e detalhes que possam encarecer ou baratear o carro.

Entender como funciona e como é calculada a tabela FIPE é fundamental na hora de negociar um carro novo. A seguir conheça alguns detalhes sobre o tema!

Como são realizados os cálculos da tabela FIPE?

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) produz uma tabela com indicadores de preços dos automóveis fabricados a partir de 1985. Mensalmente, esses valores são calculados por meio de uma média ponderada dos preços dos anunciantes, em várias partes do país.

A base da pesquisa é realizada de acordo com a marca, modelo, ano, motorização e outros detalhes do veículo.

No mercado automobilístico a tabela FIPE se tornou uma referência, servindo como base para as negociações e também para as cobranças de impostos estaduais, como o IPVA.

De que forma utilizar a Tabela FIPE nas negociações?

A tabela FIPE não dita um preço fixo no mercado, mesmo porque esses indicadores desconsideram fatores como cor, quilometragem, pendências administrativas, entre outros detalhes específicos.

A FIPE serve como base para a negociação. Na prática, quando o proprietário procura uma loja para vender o veículo, ele perderá de 10 a 20% do valor da tabela como depreciação.

O cliente também deve estar atento ao valor da FIPE para não pagar mais caro por um veículo similar aos demais.

Como funciona a depreciação do veículo na tabela FIPE?

Todo veículo perde valor de mercado mensalmente. A desvalorização se inicia no momento da retirada do carro da loja e, via de regra, é calculada pelos próximos 5 anos — tempo considerado como vida útil do carro.

Ao conferir a tabela FIPE, todos os meses os carros usados ficam mais baratos, sendo que a taxa de depreciação varia de acordo com o preço inicial do veículo e o tempo de uso.

Qual a relação da Tabela FIPE com o IPVA?

O IPVA é um imposto nacional que tem alíquotas diferenciadas de acordo com as leis de arrecadação em cada estado. Para chegar ao valor que o proprietário do veículo deve pagar como imposto pela circulação, é utilizada a tabela FIPE.

Para isso, é feito um cálculo a partir do valor do veículo no mês de janeiro corrente. A taxa nesse cálculo varia de 2 a 4,5% sobre a FIPE, chegando ao montante do imposto pago por veículo.

Qual a importância da consulta na Tabela Fipe?

Se você está atento ao valor da tabela e encontra um veículo ofertado muito abaixo dos similares no mercado, desconfie!

Não acredite nos famosos “negócios da China”! No final isso pode acarretar em um grande prejuízo no bolso. Fique atento aos golpes! Quando o carro está com o valor muito baixo, desconfie e tente descobrir por que o vendedor está disposto a perder dinheiro.

A tabela FIPE é um importante indicador de preços do mercado. Por isso, é fundamental consultar quais estão sendo as variações do seu veículo para analisar uma boa hora de fazer a troca.

Gostou deste post sobre como a consulta na tabela FIPE pode lhe ajudar a negociar um carro usado? Então, aproveite e siga nossas páginas nas redes sociais e acompanhe as atualizações. Estamos no FacebookInstagram e no Twitter!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *