Carro tunado pode ser vendido normalmente?

Carro tunado pode ser vendido normalmente?

Ser proprietário de um carro único, exclusivo, havendo instalado todos os acessórios que você mesmo escolheu e a potência que se deseja pode ser a realização de um sonho para os apaixonados por veículos. Personalizar o automóvel, deixando-o com a sua cara, não é só um passatempo, é algo que influencia até no o estilo de vida. No entanto, a diversão e a personalidade estampada no veículo podem ser um problema na hora de vendê-lo. Será que um carro tunado pode ser vendido normalmente? Se sim, como fazê-lo?

Os principais problemas para vender carros modificados

Quando alguém investe pesado no tuning, modificando o carro a seu gosto, geralmente gasta muito dinheiro adquirindo novos acessórios, alterando os faróis e lanternas, aplicando outra pintura, trocando a suspensão, entre outros aspectos do possante. É difícil estipular o valor de venda baseado nas emoções que o carro traz para o proprietário, já que os compradores não vão encarar o veículo desse jeito, e se basearão mais ou menos nos preços da tabela FIPE ou nos praticados no mercado.

Além disso, qualquer modificação feita nas características originais do automóvel obriga o motorista a solicitar uma autorização do Detran antes de sair rodando com o carro pelas ruas. Deve-se providenciar a substituição do CRV (Certificado de Registro do Veículo) e do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), apontando as novas particularidades do modelo. Se os proprietários já começam errando ao não atualizar os documentos do veículo, na hora em que algum interessado passa os olhos na documentação, que ainda está com as outras características, ele pode ficar incomodado e se afastar do negócio.

Por que alguns donos de carros modificados fogem da atualização dos documentos? Isso costuma acontecer em casos especiais, como, por exemplo, nas trocas por uma suspensão hidráulica – aquela, que faz com que o carro pule, controlando cada roda individualmente. O rebaixamento dos carros é um clássico do tuning, mas no Brasil a suspensão hidráulica é proibida, e os órgãos de trânsito não aceitam tal modificação, o que impede que novos documentos sejam emitidos com tais características.

Como melhorar as chances da saída comercial dos tunados

Nestes termos, dá para perceber que os carros tunados podem ser vendidos normalmente, apesar de a tarefa nem sempre ser tão fácil assim. Existem algumas dicas para melhorar a saída desses automóveis, caso seus proprietários queiram vendê-los sem perder muito do que foi investido na personalização.

Em primeiro lugar, você pode tentar vender o carro para quem convive com você, um amigo ou familiar. Essa pessoa, possivelmente, irá reconhecer todo o investimento que você realizou no automóvel, o que lhe dará mais abertura na negociação de preços. Outra recomendação é tentar passar o carro para quem gosta e pratica a cultura do tuning. Essas pessoas terão muito mais facilidade para entender e apreciar o que você modificou no veículo.

Outra solução interessante é transformar novamente o carro para seu modelo e condições originais de fábrica. Nesse sentido, será viável fazer negócio com ele cobrando o preço médio de mercado, e vender as peças e acessórios retirados do veículo em separado. De qualquer modo, existirá uma perda do dinheiro investido, entretanto, ela será bem menor.

Quando passam na rua, os modelos modificados podem atrair os olhares de muita gente, mas na hora de passá-los adiante, poucos têm o desejo de comprá-los. Você está tendo dificuldades para vender seu carango tunado? Siga as dicas acima e obtenha mais sucesso ao vender seu possante personalizado!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *