Seguro de carro usado e novo: qual a diferença?

Seguro de carro usado e novo: qual a diferença?

Planejar a compra de um automóvel requer muita pesquisa e atenção a todos os detalhes. Não importa se a opção será por um veículo novo ou seminovo, é indispensável se informar sobre todos os custos que estão envolvidos nessa negociação. O seguro de carro usado ou zero quilômetro deve estar na lista de prioridades, pois é imprescindível a contratação desse serviço.

O seguro garante que em caso de sinistro ou demais imprevistos o proprietário será ressarcido do valor contratado na apólice do seguro. Mas, além da garantia financeira, o cliente também tem serviço de assistência técnica em caso de panes ou acidentes, além de uma série de outros benefícios previstos no contrato.

contratação de um seguro de carro demanda uma intensa pesquisa de preços para encontrar o que atenda melhor às expectativas e necessidades do cliente. Quer saber um pouco mais sobre seguros de automóveis? Então confira este post!

Pesquisa e planejamento na adesão de um seguro de automóveis

Na hora de contratar um seguro automotivo, o cliente precisar ter disposição para fazer vários orçamentos e ser o mais verdadeiro possível nas respostas do questionário social. Os valores do prêmio do seguro variam de acordo com diversos fatores como: sexo, faixa etária, localização, utilização do veículo, ano, marca e modelo de fabricação, entre outros detalhes.

Planejar a adesão do seguro antes mesmo de fazer a compra do veículo pode ser a maneira mais barata de assegurar o seu bem. Alguns carros são conhecidamente mais visados por assaltantes, por isso tendem a custar mais caro para a sua proteção.

Seguro de carro usado ou novo

Zero quilômetro

Um carro novo pode ter um preço de seguro relativamente mais alto pelo valor de mercado na hora em que o veículo sai da loja. Porém, esse custo pode ser reduzido devido à probabilidade de falhas mecânicas ou dos defeitos serem menores. Outro fator que também afeta os valores é a reposição de peças, que é mais facilitada para veículos que estão sendo produzidos em larga escala.

Seminovo ou usado

O preço de revenda do veículo de acordo com a Tabela Fipe é o que estabelece o valor do prêmio do seguro. Nesse caso, a marca, modelo e ano de fabricação também influenciam diretamente o valor de contrato. Em contrapartida, os carros que tem manutenção mais barata, não saíram de linha e que tem facilidade para a reposição de peças tendem a ter um valor de seguro mais baixo.

Os critérios que influenciam no valor do seguro

Na contratação de um seguro para o seu automóvel, cinco são os fatores que mais influenciam na precificação do valor do seguro:

  1. Perfil do cliente: idade, sexo, estado civil;
  2. Utilização e conservação: se o carro fica na rua, se tem garagem em casa, se o carro é de uso pessoal ou para trabalho, entre outros;
  3. Região de circulação: quais são os percursos habituais percorridos pelo proprietário em relação aos índices de acidentes, furtos e roubos de veículos;
  4. Automóvel: marca, modelo, ano de fabricação, reposição de peças, preço de manutenção, entre outros;
  5. Tipo de cobertura: seguro completo, contra terceiros, com carro reserva, tipos de indenização.

Um carro usado pode ser uma opção mais vantajosa para o cliente que está buscando mais conforto pelo menor preço. Planejando a escolha da marca, modelo e ano de fabricação com base nos valores da simulação do seguro, o consumidor pode fazer uma boa negociação, e sem precisar gastar muito dinheiro para adquirir um veículo que atenda às suas expectativas.

Gostou deste post sobre a diferença entre seguro de carro usado e novo? Então aproveite e compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude seus amigos com o assunto!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *