Confira 5 dicas para contratar seguro de veículo

Confira 5 dicas para contratar seguro de veículo

O seguro pode corresponder a uma fatia considerável dos gastos de uma pessoa com o seu automóvel e, por isso, merece ser analisado com muita atenção e extremo critério antes da assinatura do contrato. Sabemos que esse processo pode ser uma experiência cansativa, pois são muitos termos técnicos e diversas possibilidades para o cliente. No entanto, com algumas atitudes simples, é possível fazer uma escolha mais consciente sobre o seguro de veículo.

Quer aprender como fazer isso? Então, conheça as 5 melhores dicas para a hora da contratação! Confira:

Informe-se sobre a empresa

Uma dica importante para quem vai contratar um seguro de veículo é pesquisar bem antes de assinar o contrato. Do mesmo jeito que você busca diversas informações antes de adquirir um veículo, você deve colher e analisar os dados de cada seguradora. O mercado competitivo pode funcionar em favor do cliente, pois cada agência terá a sua própria tabela de preços.

Além de compará-los, também é interessante fazer uma busca na internet, em sites de reclamações e no Procon, para descobrir como é o relacionamento com o usuário. Se você tiver a oportunidade, converse também com outros segurados, confira se a reputação da corretora é consistente e se o atendimento é ágil, eficaz e respeitoso.

Analise as modalidades de seguro

Existem diversas modalidades diferentes e vários tipos de apólices distintas de seguro de veículo. Por essa razão, é importante verificar quais as variantes que cada seguradora oferece e se elas atendem com perfeição às suas demandas e suas necessidades. Enquanto uma empresa pode oferecer melhores condições para o seguro completivo, por exemplo, outra corretora pode ser especializada especialmente em roubo, incêndio e danos contra terceiros, proporcionando melhores contratos e categorias para o cliente nesse perfil.

Entenda o que é franquia

Nem pense em fazer um seguro de veículo sem entender ao certo o que é a famosa e pouco compreendida franquia! Esse termo tão popular nas apólices diz respeito ao valor que você precisa pagar para a seguradora quando você aciona o seguro, ou seja, é o dinheiro que você, invariavelmente, irá dispender para a empresa todas as vezes que necessitar de reparos no seu automóvel. Portanto, é primordial pedir essa informação antes de assinar o acordo e deixá-la clara na proposta de negócio.

Verifique o contrato

O contrato de seguro precisa ser muito bem lido e analisado pelo cliente. Cheque se as informações estão certas, especialmente localização, idade, número de condutores, valor da franquia e modalidade da cobertura. Fique ligado, pois, se a empresa descobrir uma inverdade, ela pode legalmente se recusar a indenizar um sinistro. Analise com muito cuidado também o item “exclusão”, que mostrará, por escrito, tudo que sua apólice não cobre. Se você julgar necessário ter alguns dos serviços que não estão sob cobertura, renegocie com seu corretor. Por fim, exija sua cópia do acordo.

Tire todas as suas dúvidas

A última dica para contratar seguro de veículo é tirar todas as suas dúvidas antes da assinatura. Pergunte até esclarecer qualquer questionamento e veja se os profissionais se mostram solícitos e pacientes para atendê-lo desde já. Caso note sinais de impaciência ou falta de conhecimento de causa, talvez seja interessante repensar a sua escolha.

A hora da contratação de um seguro de veículo é cheia de detalhes que devem ser considerados por você. Com as dicas que apresentamos aqui, certamente, a negociação será mais tranquila e seu carro estará protegido contra eventuais sinistros.

Não guarde essas informações só para você! Compartilhe nosso post em suas redes sociais e ajude seus amigos também!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *