Restrições financeiras de veículos

Restrições financeiras de veículos

Antes de comprar um carro, moto ou caminhão é preciso ficar atento as restrições financeiras que este veículo apresenta. Estas restrições impedem qualquer transação com o veículo.
Abaixo seguem as restrições mais comuns :

Alienação Fiduciária: É o contrato firmado entre o comprador e uma entidade financeira, na aquisição de um veículo via financiamento. A informação sobre a alienação fiduciária é inserida nos documentos destes veículos.

Como resolver: Quando houver a quitação do financiamento.

Arrendamento mercantil:  Conhecido também como Leasing , é o contrato pelo qual alguém (pessoa física ou jurídica) cede a outrem (pessoa física ou jurídica), por certo tempo e preço, o uso do veículo. A informação sobre o arrendamento é inserida nos documento destes veículos.

Como resolver: O objetivo é impedir a transferência de propriedade, até o cumprimento integral do contrato (pode ser finalizado quitando o financiamento).

Reserva de Domínio: A Reserva de domínio ocorre quando o vendedor tem a garantia de propriedade do veículo vendido à prazo, até que ele seja pago integralmente, momento em que será transferida a propriedade do veículo para o comprador.

Como resolver: Concluído o pagamento, o vendedor fornece ao comprador uma declaração de quitação de dívida, com a qual ele poderá retirar do cadastro do veículo a restrição e liberá-lo para venda.

 

Em todos os casos, somente após a quitação o veículo poderá ser transferido para o comprador.

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *