Como regularizar o motor do seu veículo?

Como regularizar o motor do seu veículo?

É lei e já esta em vigor para regularizar o documento do veículo é necessário que o número do motor seja o original do veículo, em caso de ser diferente é necessária a apresentação de uma declaração reconhecida por autenticidade.

 

Segundo um técnico em vistoria do Detran:

Para regularizar os veículos com motor sem número será exigido um requerimento do interessado com firma reconhecida por autenticidade. Além disso, também são exigências para a regularização, o CRV, CRLV, vistoria prévia do veículo e do motor, além de autorização da unidade de trânsito em que o veículo está registrado ou regularizado.

Caso o proprietário não conheça a procedência do motor mas possua nota fiscal do bloco do motor a mesma deve ser apresentada.

A última exigência é a NOTA FISCAL original da compra do motor, novo ou usado, com bloco novo, e com suas características, ou seja, marca e número de cilindros
Esclarecemos que os proprietários que não possuírem a NOTA FISCAL podem apresentar declaração com firma reconhecida por autenticidade, informando as características do motor. Porém, alertamos que, ao fazer a declaração, o proprietário assume todas responsabilidades cíveis e criminais futuras. Entende-se que um proprietário não tenha a nota por alguns fatores, como antiguidade do motor ou extravio do documento
.

Caso seja necessária a troca do bloco do motor por um bloco novo (virgem) a nota do mesmo deve ser apresentada no DETRAN que encaminhará a uma empresa especializada para a gravação do número no mesmo , não é permitida a gravação em um bloco usado que ja possui uma numeração.

Não será permitida a gravação dos caracteres em motores que a numeração original tenha sido removida mecanicamente, ou seja, por meio abrasivo. Essa advertência refere-se a motores furtados ou roubados, que tenham tido a numeração raspada ou lixada para serem gravados novos números, de forma ilícita. Esta é uma das maneiras de se produzir o carro dublê.
O veículo será encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária se a numeração estiver em desacordo com o padrão do fabricante e não atenda às exigências da resolução CONTRAN 199/06. Isso também ocorrerá em caso de numeração removida por qualquer tipo de processo, exceto nos casos decorrentes da ação do tempo, acidente ou de veículo formalmente devolvido pela autoridade competente e recuperado em decorrência de furto ou roubo. O mesmo ocorrerá se a numeração estiver vinculada a veículo subtraído.
A gravação dos caracteres identificadores, que deverá ser executada em bloco virgem, será realizada por estabelecimento autorizado pelo Detran-SP ou Ciretrans, órgãos de trânsito dos municípios do Estado
.

ATENÇÃO:  Caso o proprietário conheça a procedência do motor de seu veículo, basta apresentar uma declaração simples reconhecida firma que não terá dificuldades em fazer a documentação. Caso seja necessário a toca do bloco, é aconselhável a troca por um bloco novo pois o Detran, neste caso, coloca na carcaça nova a numeração original.

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

75 comentários

  • A numeração do motor do meu carro coincide com o do documento más os dois últimos números da uma decaida, * também.o que devo fazer se eu for parado da algum problema.

    Responder
  • bom dia!
    minha mãe comprou um ford ka 2010 efetuou o pagamento da transferência e depois quando me chamou para fazer vistoria , laudo eu observei que havia um documento junto com os demais chamado de requerimento de regularização de motor.gostaria que me informasse do que se trata este documento e se ela terá problemas . Ate o momento não deixei ela reconhecer firma pois estou com receio que ela venha sofrer algum dano . Agradeço e aguardo resposta abraço!!!!

    Responder
  • Meu pai comprou u novo motor para o Corcel 70/70 +- uns 8 anos, agora ele quer vender, porem ele constatou que não ha numeração no motor e parece que é necessário isso para que ele conclua a venda. Como proceder, pois ele ja não tem mais a nota fiscal de compra?

    Responder
  • Minha Nora, passou com o meu o carro numa na rua inundada pela chuva, pois era o único caminho. porem o carro falhou., conclusão, o motor fundiu, estourou o Bloco. Procurei pela internet, e achei um bloco do motor compatível e com bom preço. porém esta raspado e não tem Nota fiscal. Qual o probabilidade, para regularização do mesmo? No aguardo agradeço.

    Responder
    • Oi Jurandir!

      Motor com numeração raspada não é bom sinal. E ainda sem nota fiscal…
      Não recomendamos e ainda achamos muito difícil que o Detran aceite. Talvez você até seja questionado da origem do mesmo e pode lhe trazer problemas.

      Abraços!

      Responder
      • ola tenho um opala turbo legalizado mas o motor explodiu e racho pego o numero bem no meio da numeraçao o carro ta no mecanico tenho q solda onde passa os numeros.e remarcar mas o carro nao ta funcionando como faço pra pedir autorizaçao no detran.desde ja grato

        Responder
  • Tenho uma dúvida tenho um uno turbo e original e ele tem um débito de 6 mil de ipva pois ficou muitos anos parado ,porém comprei outro uno com a documentação em ordem mas com o motor fundido , teria como eu trocar o motor e documenta-lo sendo q o motor q vou cadastra está com débito de ipva?

    Responder
    • Marcello,

      Para você regularizar o motor do novo uno você vai precisar quitar as dividas do antigo. O motor faz parte do veículo antigo onde há o debito.

      Abraços

      Responder
  • COMPREI O O MOTOR/BLOCO PARCIAL DE UM COLEGA DO PARANA. CHEGOU COM O DOCUMENTO DE LEILAO DE LÁ, MAS ACABEI PERDENDO O PAPEL. COMO POSSO PROCEDER, JA FALEI COM ELE E ELE ME DISSE QUE ERA O ÚNICO DOCUMENTO QUE TINHA?

    Responder
  • O motor de um veículo Toyota/Fielder foi retificado e houve a necessidade de troca de bloco onde constava a numeração original. O novo bloco veio virgem (s/número). Damos a entrada na Ciretran com pedido para a gravação do número acompanhado de vistoria (que foi obviamente reprovada por não constar a numeração) e Notas Fiscais de peças e mão de obra, porém a Ciretran augumentou que só dará a autorização se constar na nota o número do bloco.
    Pelo que me informei, quem deverá fornecer o novo número é a própria Ciretran. O que realmente deve ser feito? Como devo proceder?

    Responder
  • Boa noite,

    o motor( com 10 mil km originais e na garantia) do meu carro sofreu calço hidráulico e a seguradora cobriu o sinistro. A concessionária colocou um novo bloco já com numeração da própria fabrica da GM. Tenho prazo para ir no Detran e como devo proceder porque a nota fiscal saiu para a sseguradora.

    Responder
  • tenho uma parati 92 vai fazer 7 anos que tenho ela.os primeiros números do motor fica certinho,mas,os 3 últimos números e o * estão desalinhados.Na per´cia deu como ja foi lixado e remarcado oq faço?
    pois o cara da vistoria falou que a melhor coisa era compra um motor dado baixa,e agora??me ajudem

    Responder
  • Bom dia. voce diz que “(…)não possuírem a NOTA FISCAL podem apresentar declaração com firma reconhecida por autenticidade, informando as características do motor” – quais seriam essas caracteristicas exatamente? Obrigado

    Responder
  • Boa tarde! Fiz todo o procedimento de remarcarão do motor, já saiu o documento com o novo número , já foi remarcado, mas vendi o veículo para uma pessoa de outro estado e antes de levar o carro quero fazer um laudo aprovado onde havia sido reprovado devido a divergência do número que agora está tudo resolvido, porém o laudo não está saindo aprovado porque o DETRAN tem que atualizar os dados na base de dados nacional, já tem uma semana que saiu o documento e por que ainda consta o número antigo?

    Responder
  • Comprei uma blazer 4.3 v6 quando fui transferir me falaram que a numeração do motor na bin constao 8 veículos com a mesma numeração o que eu faço

    Responder
  • Boa noite, eu vendi um voyage ano 84 turbo. Ele é todo legalizado, porém na vistoria q agora tem q ser feita não foi concluída porque em algumas das alterações realizadas para aumentar a potência do motor o bloco do motor teve que ser rebaixado e com isso comeu um pouco da numeração é assim eles da vistoria não quiseram dar continuidade! O que devo fazer?

    Responder
  • Olá boa noite!
    Carcheck, tenho um Escort xr3 ano 87.
    Quando comprei não tive nenhum problema com motor nem nada.
    Mas hoje fui verificar as numeracoes dele pra ver como estavam e um número do motor está meio ilegível.
    Será que me dará problemas na vistoria?
    Obrigado!

    Responder
  • Bom dia estou vendendo meu celta e deu divergencia no numero do motor e cambio. Porem o numero do motor esta no cambio e o do motor tem um erro de digitação erro do Bin o que devo fazer é demorado?

    Responder
  • Vendi uma Parati ano 2002, fui a 2ª dona, e sou muito amiga do 1ª dono, portanto sei a procedência do meu carro, mas o comprador esta com dificuldade de fazer a transferência, por que o número do motor não foi localizado na inspeção do Detran, não tenho mais a Nota Fiscal, paguei em uma oficina para desmontar e tentar fazer o decalque dos números, conseguiram achar, mas como o local está enferrujado 4 dígitos ficarão ilegíveis. O que faço agora? Pode me dar uma orientação?

    Responder
  • Eu tenho um Monza mais o motor dele foi comprado tem nota fiscal e tudo… o que preciso fazer para cadastrar o motor no documento para ficar tudo ok e quanto mais ou menos irei gastar para fazer o cadastramento ?

    Responder
  • Comprei um pálio 98 e na vistoria descobri. Que estava com a fileira de cima dos números do motor riscado mais está parcialmente legível. Puchei a numeração e bateu com o original. Oque devo fazer, pq a vistoria deu reprovada

    Responder
  • Gostaria de saber eu comprei um carro no leilão, mas na especificação do leilão diz que o motor não consta no bin motor e não tem nota fiscal do motor tem a numeração direito bem legível, mas o que eu faço para regularização desse motor no bin.

    Responder
  • Em 2009 comprei um fusca, fiz a vistoria e transferi para o meu nome, agora em 2015 eu percebi que a numeração do motor não consta no documento, levei na vistoria e la me disseram que o bloco já estava marcado. O que eu devo fazer?

    Responder
  • Boa noite!
    Tenho um corsa sedan 2000 e a uns 8 meses eu rachei o bloco do motor.
    O mecanico colocou um motor usado com um cavalo a mais, disse quw nao daria problema.
    Agora quero transferir ele, tenho a nota do motor, sera que vai da problema?

    Responder
  • Boa tarde comprei uma moto no leilão e era uma moto roubada que foi recuperada e quando fui fazer a vistoria o costou que o número do motor tinha sido raspado eu quero saber o que fazer quem tem que correr atraz disso se é eu ou onde eu comprei

    Responder
  • Boa tarde!

    Arrematei uma moto da marca Loncin em um leilão e, para a minha infelicidade, ela nao dem DI, pois foi leiloada pela receita federal, após ser apreendido um carregamento ilegal de motos deste modelo (ou seja, estou mais ou menos enrolada). Ouvi dizer que há uma possibilidade de legalizaçao dela, preenchendo um formulário, levando-a para ser vistoriada e encaminhando este formulário para Brasilia. Entretanto, nao sei do que realmente se trata, as informaçoes que devem ser contidas nele e o procedimento correto a ser adotado para a regularizaçao. Voces tem conhecimento de tal procedimento, caso positivo, me ajudem neste caso, por favor. Ademais, Ótimo dia e restinho de semana. Obrigada!

    Responder
  • To tendo um problema com uma bmw e36 325ia 92/92, ao transferi lá se constatou que o número do motor não existe, pedi uma carta laudo para bmw group do brasil e eles alegaram não poder ajudar, pois se tratava de um veiculo destinado ao mercado americano e sua importação foi independente, eles me aconselharam a fazer essa declaração, e fiz, entreguei para meu despachante e so estou aguardando ver no que vai dar.

    Responder
  • Para regularizar o numero do motor pode ser declaração do atual suposto dono que instalou este motor em seu veículo??? ou tem que ser do vendedor do motor ?? É um motor usado que pertencia a outro veículo de mesma marca.
    .

    Responder
  • Olá Boa noite, fui fazer o laudo para transferência do meu carro e foi reprovado pois os dois primeiros números do motor não foram cadastrados o restante bate,oq devo fazer?Grato

    Responder
  • Troquei só o bloco do motor do meu caminhão por um novo, e este veio com numeração, é correto isso?
    Já foi pesquisado e não consta em nenhum outro veículo, e este número consta na nota fiscal que tenho em mãos.

    Responder
  • Ola comprei uma moto já faz 2 anos, transferi normalmente para o meu nome ,porem no dia da transferência o vstoriador do Detran náo conferiu o numero do motor, então a alguns dias atras tive que mexer no motor então resolvi conferir o numero do motor com o documento, e tive uma surpresa o s números são diferentes . isto quer dizer que o motor náo e o original dela , e agora estou querendo vender a moto , o Que devo fazer Obrigado.

    Responder
  • Boa tarde!! Comprei um motor no desmanche tenho nota fiscal , agora preciso transferir pró meu nome ,será q passa na vistoria com a nota fiscal ?

    Responder
  • Comprei um carro em dezembro(passou na vistoria do detran em Mato-grosso) e vendi em janeiro, agora 4 meses depois o atual proprietário está reclamando pois não consegue finalizar a transferencia do veiculo no deetran- de Santa catarina pois na vistoria está dando numeracao diferente do motor, qual a minha responsabilidade, ja que em dezembro fiz a vistoria e passou tenho até o laudo, é possivel diferenca de dados entre os detrans?

    Responder
  • Comprei um carro turbo, consta no documento e também consta o número do bloco do motor no doc. Porém fui fazer a vistoria para transferir para meu nome e as empresas credenciadas do Detran não aprovam, porém não lançaram no sistema. Tenho como fazer esse documento de autenticidade sobre o motor e transferir para meu nome o veículo?

    Responder
  • boa noite ,estou negociando um gol 1000 ano 95 mas o vendedor disse que tera que remarcar o motor pois o modelo do carro vem de fabrica com a numeração marcada em uma placa que éra fixada no motor, ele disse que ja fez a vistoria e recebeu uma autorização do detran para fazer a marcação e que vai entregar o carro com esse problema resolvido , devo confiar???? e isso que ele falou da placa no motor procede???? oq devo fazer para não sair no prejuizo ???

    Responder
  • Boa tarde,
    comprei este carro vendi ele porém a pessoa que comprou não conseguiu transferir devido reprovação pelo laudo.
    estou com o mesmo a 4 anos, quando comprei foi constatodo o mesmo problema porém a agencia que comprei, falou que teria que pagar pela mudança da numeração.
    Quando me entregou o carro ja estava com a documentação em meu nome, pelo fato de ser totalmente leigo no assunto, achei que tudo estavesse normal, até o dia que tentei vender o carro.
    Gostaria muito de uma ajuda orientação neste caso, o que devo fazer?
    gostaria de encaminhar a documentação para uma melhor analise.

    muito obrigado.

    Responder
  • Comprei uma moto ,a numeração do motor não bateu com a documentação,fui fazer a vistoria no Detran,o motor que estava na minha moto era outro número diferente do documento,eles o vistoriador mim disse que eu arrumasse uma nota fiscal do motor,ate agora não sei onde arrumo nem o que fazer(083)9 -8815-0066 Tonys Whatswapp .

    Responder
  • Adquiri um motor virgem , porém sem nota, ele é um motmotoP 1.8 , há registros em nenhum outro carro , como faço pra regularizar ele no meu carro ?

    Responder
  • Boa tarde; comprei um carro de Brasília cujo motor não é original mas foi legalizado – consta na base de dados local do Detran DF e no DUT o novo número. Porém, ao tentar transferir o carro para meu nome em Pirapora-MG, o atendente do Detran MG disse que é preciso de atualizar o número do motor no BIN (Base de Índíce Nacional) e que ele não consegue verificar a base do Detran DF para averiguar o motor. No Detran DF, me falaram que o BIN não é alterado por troca de motor e que os Detrans de todos os estados conseguem verificar a base de dados local de cada estado. Como proceder? O funcionário do Detran MG se recusa a aceitar o DUT com o novo número de motor do Detran DF e afirma só transferir o nome mediante alteraçao do BIN, algo que o Detran DF afirma ser impossível de ser feito. Grato.

    Responder
  • Alguem pode me passa a rotina para documentar o veiculo com novo motor?
    paga-se taxa para substituição? tem que se emitir novo documento? Quais e quanto tem que se pagar?

    Responder
  • Tinha duas Kombis 72. Misturei as duas e agora o motor de uma tá na outra. Das duas virou uma. E a sobra delas virou lixo. Posso remarcar este motor no documento da que sobrou então?

    Responder
  • bom dia tenho uma chev vam 20 que o n do motor e junto com o do chassi são dus letras e 8 n em una plaqueta original de fabrica pois confere com o do motor me ajude

    Responder
  • Bom dia a todos! Eu tinha um fusca, que vendi para meu irmão, que mora em Minas Gerais! O fusca era do estado de São Paulo, São José dos Campos! Toda documentação do fusca, estava em ordem! Eu mesmo o comprei, eu mesmo fui ao detran, dei entrada em todo o processo, levei para inspecção, vistoria, emplacamento,etc! O registro do motor consta no documento do carro! Bom, agora em Minas Gerais, meu irmão foi transferir o carro para o nome dele, e o contador(https://www.facebook.com/hebinho.kz)disse pra ele, que o motor do carro não esta cadastrado, e que ele vai cobrar um taxa de 150 reais a mais, para cadastrar o motor!!!! Ai eu pergunto: como assim? Como pode o DETRAN SP, não ter detectado isto? Como pode constar o registro do motor no documento, e o motor não ser cadastrado? Por favor, alguém me ajude!!!

    Responder
  • Boa noite tenho um uno alienado e meu amigo quer comprar o motor fiquei com medo de me incomoda com o banco ou detran. Ele disse que só uma justificatica basta mas acredito que ele esta desinformado.

    Responder
  • Boa noite.
    Estou querendo comprar um veículo ano 09, porém o mesmo teve o bloco do motor trocado.
    Tudo já está regularizado junto ao Detran desde 2013, quando o atual proprietário adquiriu o veículo.
    O fato é que o atual proprietário não detém da NF deste bloco atual. E me garante que o mesmo foi trocado na garantia, na própria concessionária.
    Minha dúvida é: Como posso ter certeza que este bloco foi trocado na própria concessionária, sendo que ele não tem nenhum registro que comprove tal fato? Como por exemplo a própria nf do bloco ou alguma marcação no manual.
    Ha alguma outra maneira que não seja está NF que possa me garantir que este bloco foi trocado em garantia e não por mal uso?
    Estou com receio de fechar a compra por este bloco poder ser de diversos lugares, como desmanches e etc.
    Obrigado!

    Responder
  • Olá. Sou de Vitória-ES. Tenho um Fusca 1969, que está na família à mais de 20 anos. Quando foi do meu pai, o carro explodiu o motor. Ele comprou uma carcaça nova, zero km, estandar, na concessionária. Agora estou indo no clube Fusca e me alertaram para o numeração, que n existe. Como procedo, já que não tenho mais a nota fiscal e a concessionária fechou.

    Responder
  • Bom dia eu tenho um celta e por tentativas de furto, acabei ficando um ano sem usar o carro agora estou movimentando ele paguei o q precisava e como ficou parado o motor não funcionou mais, acabei comprando outro de um conhecido o meu carro é de 2003 comprei o motor de 2009, funcionou perfeitamente mais como faço para fazer o laudo e o q preciso, posso ficar com esse motor com anos diferentes?

    Responder
  • boa tarde!
    Tenho um corsa e vou aumentar a potencia do motor o qual ficara com 250 a 300 CV, como faço para deixar regularizado essa alteração de potencia do motor?

    Responder
    • Dependendo do Detran, é possível.
      Os do DF, MG, PR, RS, SC, MA não deixam e ponto final.
      SP, GO e alguns outros liberam mas a transferência é bem complexa pois exige laudos de oficinas credenciadas pelo Inmetro e na prática o povo prefere pagar para um despachante realizar este trabalho.

      Responder
  • Amigos estou para comprar um caminhão, e o motor e mais novo,com numeração e procedência, está sem nota fiscal,segundo o dono do caminhão, fazer uma carta com firma reconhecida no cartório, o detran aceita e legaliza o motor no dut,e verdade.

    Responder
  • Meu marido tem uma moto de trilha e vendeu. Na nota fiscal da moto, o número do chassi está correto, mas o número do motor veio errado (apenas o último dígito era pra ser 0 e está 4, parecendo algum erro de digitação). Não é uma moto registrada no DETRAN, pois é para competição de motocross. A empresa que vendeu a moto fechou e não é possível mais proceder à retificação da nota fiscal. Alguma dica para tentar solucionar o problema? O novo dono quer a regularização do documento ou desfará o negócio.

    Responder
    • Priscila iso é normal já vi muito caso que o próprio Detran erra ao digitar quando é um veículo normal não tem poprema na transferência é consertado junto a 2 papéis de regularização sem nenhum gasto a mais
      Agr com é uma moto de trilha neste caso não tem poprema algum se fosse 3 número aí éra diferente

      Responder
  • Boa tarde, comprei um Ford Ecosport e fui transferir para meu nome só que o número do motor diverge com o do documento. Fiz um laudo na supervisão e realmente o número do motor não confere mas o número que está gravado no motor não consta em nenhum registro, ou seja parece que o motor que está no carro nunca foi de nenhum outro. Qual melhor procedimento para regularização. Obrigado.

    Responder
    • Galileu está fácil pra vc é só ir ao Detran pedir o papel de regularização de motor e preencher ele reconhece firma
      É junto a ele uma vistoria de regularização de motor pagar a taxa de transferência e dar entrada ao Detran. Faça isto vc mesmo pois vai ficar mais em conta…
      Caso vc for fazer a transferência do veículo faça todos o procedimento normal como vistoria pagamento de taxa etc e junto a isso os 2 papéis de regularização de motor só. Não tem porocracia fácil

      Responder
  • Boa tarde, comprei um carro e esta sem o numero do motor no bloco, não tenho nota fiscal e o dono anterior falou que tb não tem nota. Como faço pra regularizar. Agradeço, abr

    Responder
  • A informação de que o Detran autoriza colocar a numeração original do motor em bloco novo está errada. A gravação neste caso será a sigla do estado onde foi feito seguido de 7 dígitos numéricos.

    Responder
  • Boa tarde .conprei um fusca ano 81 .fui fazer vistoria pra transferência .na vistoria deu que o motor do carro não tinha cadastro no detran sp . Como faço pra fazer isso .? Tem algum problema. ?

    Responder
  • Bom dia comprei um carro numeração do motor está diferente o senhor trocou mais não possui nota do motor o que devolvo fazer neste caso?

    Responder
  • Comprei uma carro antigo e antes tudo verificado no Denatran, Detran SP e na BIN o motor encontra-se cadastrado. Muito bem. Ao transferir o carro, a vistoria afirmou que o motor foi remarcado e não consta no documento a Partícula REM na BIN e no documento, porém o numero do motor remarcado consta no documento e na BIN. Como resolver este problema? Como fazer constar a partícula REM na Bin e no documento? Antecipadamente agradeço.

    Responder
  • Comprei um veiculo em 2014, e quando fui fazer a vistoria, disseram que a numeracao do chassi do motor foi lixada! Quando tentei devolver na agencia, o dono levou pra fazer vistoria em outro lugar e o carro passou na vistoria! Agora estou vendendo o carro estou com medo de dar esse msm problema! Como devo proceder? Se caso na hora da vistoria nao ser aceita pelo msm motivo? Nao posso mais contatar o proprietario da agencia pois o msm ja morreu. Devo procurar o msm lugar que fiz a vistoria que passou na epoca? Posso exigir alguma coisa deles? Vi aqui nas postagens de vcs, que posso assinar um termo de responsabilidade, reconheço firma e levo no detran na hora da transferencia? Ou eh muito burocratico assinar esse termo de resposabilidade? Eles podem achar que eh roubado esse motor? E exigir alguma coisa de mim?? Me ajuda pelo amor de Deus. Nao queria dar problema para os novos dono que esta comprando o meu veiculo!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *