6 dicas para evitar o superaquecimento do motor

6 dicas para evitar o superaquecimento do motor

Parar o carro em virtude do superaquecimento do motor é algo que tira qualquer motorista do sério. É considerada uma das panes mais perigosas — que pode causar sérios danos ao motor do veículo. Por isso, alguns cuidados são extremamente importantes para manter o sistema de arrefecimento em perfeito estado e evitar que seu carro lhe deixe na mão.

O motor pode esquentar demais por diversas razões, como problemas no termostato, na bomba da água, na correia da ventoinha, entre outros. No entanto, tudo isso pode ser piorado em dias mais quentes, quando há maior probabilidade de o problema ocorrer.

Sendo assim, algumas dicas para evitarmos o superaquecimento do motor são essenciais para não cairmos nessa situação que tanto nos aborrece. Acompanhe.

  1. Verifique se a troca dos aditivos está em dia

A troca dos aditivos do carro deve obedecer aos prazos estipulados no manual do proprietário, que no geral deve ocorrer a cada 30 mil quilômetros. Esses aditivos têm a função de ajudar a manter a temperatura ideal para o sistema de arrefecimento do motor, ou seja — o ponto de ebulição aumenta e o ponto de congelamento da água diminui. Com o uso frequente do veículo, esse líquido perde a eficiência e, por consequência, pode ocorrer o superaquecimento.

  1. Troque a mangueira do radiador se estiver com vazamento

As mangueiras podem apresentar desgastes, como o ressecamento e perfurações, que podem ser observados pelo próprio proprietário do veículo. Ocorrem devido ao uso natural do veículo e isso, certamente, atrapalha a execução de sua função que é de levar água até o motor. Por isso, é importante que a mangueira do radiador seja verificada e, se estiver ressecada ou furada, a troca deverá ser providenciada.

Geralmente a mangueira dura em torno de quatro anos e, muitas vezes, apresenta furos imperceptíveis. No entanto, sua vida útil está relacionada com a manutenção de todo o sistema de arrefecimento.

  1. Tenha cuidados com a válvula termostática

A válvula termostática tem a função de controlar a temperatura do motor e, por isso, merece muitos cuidados. Se estiver com problemas, o carro sofre um superaquecimento, uma vez que o líquido quente permanecerá no motor do veículo — que, na pior das hipóteses, poderá fundir.

A melhor forma de manter essa peça funcionando plenamente é cuidar para que a água se mantenha junto ao fluido no sistema de refrigeração. Assim, a válvula funcionará sem maiores problemas. Vale lembrar que deve haver cuidado ao fazer o abastecimento de água com fluido. Ele só deve ser feito quando o motor estiver frio. Do contrário, o líquido pode subir, devido ao choque térmico, e, assim, causar sérias queimaduras a quem estiver por perto.

  1. Cuide para que o eletroventilador esteja sempre funcionando

A função do eletroventilador é auxiliar o resfriamento do motor em situações em que o sistema detecta falhas por conta de altas temperaturas — e, por isso, não consegue captar ar do ambiente. Isso ocorre geralmente em situações de engarrafamento, em que o carro fica muito tempo parado com motor funcionando. Existe um sensor que, diante da necessidade, aciona esse componente. No caso de estar com defeito, ocorre o superaquecimento do carro.

  1. Verifique com frequência a bomba d’água

Um cuidado que deve ser frequente é em relação à bomba d’água do carro. O trabalho da bomba consiste em auxiliar o sistema de arrefecimento do motor e evitar o superaquecimento. Na verdade, ela envia água para que o motor trabalhe corretamente. Alguns sinais podem indicar problemas com a peça, como barulhos e vazamentos de água por baixo do carro.

  1. Tenha cuidado com a tampa do radiador

A tampa do radiador conta com um sistema de válvulas calibradas que suportam a pressão da água quente. Sendo assim, é aconselhável manter essa peça sempre perfeita. Do contrário, o líquido pode evaporar e a água não se manter nos níveis normais recomendados para o resfriamento adequado do motor.

O que você achou de nosso post sobre superaquecimento do motor? Foi útil apra você? Então, o que acha de compartilhá-lo nas suas redes sociais e ajudar seus amigos a ficarem também por dentro do assunto?

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *