Moto usada ou nova, qual a melhor escolha?

Moto usada ou nova, qual a melhor escolha?

Vai comprar a primeira moto e ainda está na dúvida entre uma nova e uma usada? Calma, você não está sozinho. Afinal é normal sentir-se indeciso antes de fazer uma grande compra, como a de um veículo, por exemplo.
Nós preparamos um guia prático para que você conheça os prós e os contras na aquisição de uma moto nova ou usada.

Questões econômicas

Uma mota nova terá um custo maior que uma moto usada (do mesmo modelo), isso todos sabemos. Mas antes de se decidir somente pelo preço faça algumas perguntas para si mesmo:

  • Qual é a finalidade da moto – Transporte diário, lazer ou esporte?
  • Preciso de uma moto com mais potência ou não?

Descobrir a finalidade da moto é muito importante, pois é aí que você vai entender qual atende mais as suas necessidades.

Moto nova desvaloriza

A partir do momento que você retira uma moto zero de uma concessionária ela desvaloriza em média de 4% a 8% ao ano. É importante lembrar que apesar de ser um bem, moto não é um investimento – moto é uma necessidade.

Moto usada precisa de revisão

Depois do preço, a principal diferença entre as motos é essa: a moto nova não precisa de revisão constante, ao contrário de uma moto usada. Isso não significa que ao comprar uma moto nova você não vai ter problema pelos próximos 5 anos ou que se optar por uma moto usada você não sairá de uma oficina mecânica, não é isso. Ambas precisam de revisões constantes.

Pesquise bem e aprenda a escolher

Compras feitas por impulso costumam gerar arrependimento ao comprador, portanto a palavra de ordem é: pesquisar. Mesmo que você se encante com uma moto, não feche a compra rapidamente. Antes disso faça uma inspeção visual – veja se ela não possui nenhum risco ou trincas na lataria e verifique também se a moto possui manchas ou está com alguma peça solta. Outra dica é pedir ao vendedor para fazer um test drive, pois só assim você pode “sentir” de verdade a condição da moto.

Você precisa pagar o primeiro emplacamento de uma moto nova

Moto nova também tem seu lado ruim – pagar pelo emplacamento é uma delas. Além disso, você já tem todos os outros custos de aquisição de uma documentação normal. O ideal é que você se programe financeiramente para que tenha certeza de que poderá arcar com todas as despesas.

Utilize o Carcheck

Saber o que está comprando é a sua principal arma para negociar com o vendedor. Além disso, você precisa saber se o status da moto perante o Detran e Denatran permite que ela seja transferia. Faça o Carcheck e tenha mais de 20 itens checados como restrições, débitos, financiamentos, leilões, sinistros e outros. Clique aqui e veja o exemplo das consultas: CLIQUE AQUI

Invista o que você economizou

Se você optou por uma moto usada, certamente vai pagar mais barato do que se tivesse escolhido uma zero km. Muitas pessoas aproveitam essa “economia” e investem em outros acessórios – seja um GPS, um capacete mais resistente ou até algum acessório para moto. O bacana é que você pode usar o dinheiro que você economizou para melhorar ainda mais a sua moto.

E aí? Conseguiu decidir qual a moto que mais atende a sua necessidade – a nova ou a usada?

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

2 comentários

  • Estou na dúvida entre uma CG150 2014 ou uma CB300R , a CG150 na cc é 7 mil á 8 mil, e a CB300R quero comprar usada que é praticamente o mesmo preço, alguém me ajude com opniões por favor . Abraço a todos.

    Responder
  • Eu, na minha concepção, não acho que seja muito vantajoso comprar moto nova, na loja. Pelo simples fato de ser muito cara. Uma CG 150, por exemplo, chega à 8 mil na loja. Com esse mesmo preço, é possível comprar uma 300 CC em bom estado.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *