Não é de hoje que o martelinho de ouro é oferecido em diversas oficinas do Brasil, mas isso não significa que o seu processo seja completamente conhecido. Por ser uma técnica utilizada para eliminar amassados na lataria do carro, o martelinho de ouro atrai proprietários e revendedores que visam não só a boa aparência, mas também a valorização do veículo.
Quer conhecer melhor essa técnica e saber quando vale a pena contratar o serviço de martelinho de ouro? Então confira o artigo a seguir e tire todas as dúvidas sobre o assunto!
O que faz o martelinho de ouro?
Por meio de ferramentas específicas, o martelinho de ouro elimina amassados na lataria do veículo — normalmente causados por batidas leves ou chuvas de granizo — sem a necessidade de serviços de pintura. Embora não utilize os serviços de pintura, sua execução exige muito conhecimento, paciência e concentração do profissional para que o dano na lataria não seja aumentado — ao invés de corrigido.
Quais as vantagens?
- Rapidez: uma manutenção realizada com a técnica de martelinho de ouro normalmente leva até 1 hora (por amassado), contra um período médio de 3 dias para o mesmo processo quando envolve o serviço de pintura;
- Preço: também pela não utilização de pintura no serviço, o martelinho de ouro normalmente possui um custo bem menor que outras opções de manutenção;
- Originalidade: a técnica utilizada não danifica ou modifica a pintura e textura original do veículo, além de não implicar na troca da lataria.
Quais cuidados devem ser tomados?
Optar pelo martelinho de ouro — assim como qualquer serviço de manutenção no veículo — exige a procura por uma oficina mecânica ou profissional especializado, pois, caso o serviço seja mal executado, o dano ao veículo aumentará.
Para evitar alguma surpresa negativa, é sempre recomendado:
- Desconfiar de valores muito abaixo do praticado;
- Dar preferência pela realização em oficinas especializadas no serviço;
- Procurar por referências e indicações da oficina ou profissional antes de realizar o serviço.
Afinal, quando vale a pena optar pelo martelinho de ouro?
Agora que você já conhece o processo e as vantagens do martelinho de ouro, é chegada a hora de saber quando esse tipo de serviço é recomendado.
Para isso, antes de procurar um profissional para realizar o serviço, é importante verificar se o amassado presente no veículo não atingiu a pintura, ou seja, se não houve perda aparente ou rachadura na tinta aplicada sobre a lataria, pois, somente nessas condições, a utilização do martelinho de ouro será eficaz na manutenção.
Caso seja perceptível alguma danificação na pintura, o martelinho de ouro não é mais a alternativa correta e você deve procurar por serviços de funilaria e pintura. Porém, com essa característica evidente (ou não), ainda é necessária a avaliação de um profissional especializado para decidir a melhor forma de manutenção para cada caso.
E aí, o que do nosso conteúdo? Bom? Então aproveite para compartilhar esse texto em suas redes sociais e ajudar seus amigos a conhecerem mais sobre essa técnica!