Revisão veicular: de quanto em quanto tempo?

Revisão veicular: de quanto em quanto tempo?

ão importa a idade do seu carro ou quanto você o usa: a revisão veicular deve ser feita periodicamente para garantir o funcionamento adequado de todas as peças, prevenir acidentes e até mesmo para economizar.

Pode parecer bobagem, mas, certamente, você vai gastar menos fazendo uma manutenção preventiva do que se esperar que algo pare de funcionar. E, para fazer esse check-up periódico, o ideal é que você procure a concessionária em que comprou o veículo ou um bom mecânico de confiança.

Mas, você sabe exatamente o que é a revisão veicular, quando deve ser feita e o que deve ser verificado? Neste post, vamos ajudar você a saber mais sobre o assunto. Confira!

O que é revisão veicular e por quê devo fazê-la?

Assim como você está habituado a fazer um check-up geral da sua saúde, o carro também precisa desse tipo de medida preventiva. E a revisão veicular é uma checagem do funcionamento de todas as peças, sistemas e dispositivos do seu automóvel para evitar que eles tenham problemas e garantir que você dirija com segurança.

Todas as peças de um veículo sofrem desgaste natural, de acordo com o tempo de fabricação e a forma como elas são cuidadas. E para que seu carro atinja o melhor desempenho possível, é preciso fazer um acompanhamento constante.

Algumas coisas podem ser verificadas por você mesmo, pois possuem caráter mais simples. Funcionamento das lâmpadas, a calibragem dos pneus, água e o óleo do motor são alguns exemplos. Mas, outras, só podem ser vistas e bem analisadas por um mecânico. É aí que entra a manutenção preventiva!

Ela vai evitar que você circule com peças importantes para a sua segurança desgastadas, como cabos do acelerador, sistemas de freio e de embreagem, entre outros. Fora isso, se o carro for novo, existe a revisão veicular recomendada pelo fabricante para que você não perca a garantia.

Com que periodicidade devo fazer a manutenção preventiva?

Como mencionamos, para cada modelo de carro e ano de fabricação pode haver exigências diferentes, mas, normalmente, a revisão veicular é recomendável a cada seis meses ou a cada dez mil quilômetros rodados — o que ocorrer primeiro. Para ter certeza dessa periodicidade, o ideal é que você verifique o manual do veículo.

Quais itens devem ser checados?

Dependendo do modelo e do ano do carro, podem existir algumas diferenças. Mas, há peças e itens que devem ser checados em todas as revisões, independentemente de qual é o automóvel. Conheça quais são eles e prepare o seu checklist:

  • água do radiador;
  • nível de óleo do motor;
  • filtro de combustível;
  • filtro de ar;
  • filtro do ar-condicionado;
  • luzes e faróis;
  • pneus;
  • sistema de suspensão;
  • alinhamento do carro;
  • bateria;
  • motor de arranque;
  • alternador;
  • sistema de freios;
  • fios, fusíveis e cabos elétricos;
  • sistema de embreagem.

A revisão veicular funciona melhor se for feita de forma preventiva, mas também deve ser feita se você identificar algum barulho ou sinal que possa estar relacionado a um problema no seu carro.

Acredite: é melhor descobrir que não havia nada de errado do que deixar passar a dúvida e acabar gastando muito mais contratando os serviços de um mecânico no futuro.

Quer mais dicas sobre como deixar o seu carro sempre novo e dirigir em segurança? Que tal nos seguir no Facebook, no Twitter, no Instagram e no YouTube?

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *