Revisão do veículo pós-férias é importante?

Revisão do veículo pós-férias é importante?

Você costuma fazer revisão do veículo depois de voltar da viagem? Pois é, muita gente não dá a devida importância para uma revisão pós-férias. Saiba que é fundamental um check-up completo, já que nesse período o carro pode passar por situações adversas, como circular por estradas em más condições, passar por areia, maresia e até lama.

A revisão pós-férias avalia seu carro para saber se ele sofreu algum desgaste em determinadas peças na volta da viagem, pois muitas horas sobre estradas em más condições podem causar danos e trazer a necessidade de reparos antes de voltar a circular na cidade.

Continue a leitura deste artigo e entenda por que a revisão pós-férias é importante.

Remover impurezas do seu carro

Mesmo antes de fazer a revisão, é importante que você faça uma boa lavagem no seu veículo, principalmente na parte de baixo, que é o local onde ele sofre mais agressões.

Mas lembre-se que existem produtos que não devem ser utilizados, pois agridem muito as borrachas da suspensão. São eles: óleo de mamona, óleo queimado e óleo diesel.

Revisar itens de segurança

Uma verificação de todos os filtros do veículo, amortecedores, parte elétrica e todos os itens de segurança obrigatórios — já que você os utiliza na cidade também — é fundamental para garantir que está tudo bem com o veículo após a volta da viagem.

Procurar barro nas rodas

Se você trafegou por estradas de barro, é necessário fazer uma verificação completa da suspensão, uma vez que o barro acumulado nos amortecedores pode mascarar pequenos vazamentos e dificultar a detecção de defeitos, bem como provocar ruídos e vibrações nas rodas.

Checar problemas por excesso de bagagem

Percurso longo combinado com excesso de bagagem pode provocar o desgaste dos pneus. Por isso, é fundamental que, antes de uma longa viagem, sempre seja feita uma calibragem dos pneus de acordo com o peso do carro. No manual do fabricante constam as instruções de calibragem para quando ele estiver com ou sem bagagem.

A avaliação vai dizer se os pneus estão dentro do TWI recomendado (1,6 mm). Se não estiverem deverá ser feita a troca ou o simples alinhamento e balanceamento.

Verificar o nível dos lubrificantes na revisão do veículo

revisão do veículo após a viagem de férias deve incluir a verificação do nível do óleo do motor e do fluido de freio. A água do radiador também deve ser verificada, pois se o carro circular por muito tempo com pouca água, o motor corre o risco de superaquecer.

Detectar problemas provocados por maresia

Se você viaja com frequência para regiões praianas, fique atento à incidência de areia nos amortecedores, nas mangueiras de óleo e pastilhas de freio. E não demore muito, pois do contrário pode ocorrer oxidação das peças devido à ação da maresia.

É também recomendado que seja verificado o óleo do motor para saber se ocorreu contaminação por areia, o que coloca em risco o funcionamento do motor.

Como você pôde ver no post, uma revisão do veículo pós-férias é essencial para garantir a sua segurança nos outros dias do ano também, bem como evitar problemas com o carro nos seus percursos diários.

Se você gostou desse artigo, veja também 5 sinais de que está na hora de fazer a revisão do carro e fique ainda mais por dentro do assunto.

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *