Correia do carro: entenda o que é e evite problemas neste componente

Correia do carro: entenda o que é e evite problemas neste componente

Para dirigir com segurança e manter o bom funcionamento do carro é preciso entender um pouco sobre como funciona o veículo e suas peças. A correia do carro é um dos componentes mais importantes nesta lista de itens que devem ser levados em consideração. Quem não quer enfrentar problemas ou comprometer a segurança, tanto do motorista como dos passageiros, deve manter a manutenção em dia.

Não sabe o que é a correia e nem como cuidar dela? Leia este texto e fique bem informado!

O que é a correia do carro?

A correia é uma peça em formato de cinta que tem a função de transmitir força e movimentar engrenagens. No seu carro existem diversos tipos de correia, cada uma responsável por uma área específica do sistema. São elas:

Todas elas têm sua importância e precisam de manutenção. O funcionamento de cada sistema desses depende do bom estado da correia. Entre elas, a mais famosa e de maior importância é a correia dentada. Se essa peça desgastar e quebrar, o motor do seu carro pode sofrer danos irreversíveis.

Para que serve a correia dentada?

O motor do carro funciona por combustão interna. A queima faz girar o virabrequim, que é a peça central de todo o funcionamento do motor. Isso só ocorre porque a correia dentada está sincronizada com o comando de válvulas que permite a entrada de ar para o motor e a saída de gases pelo escape.

Por isso, a correia dentada é a mais importante do motor. Ela movimenta a bomba d’água e percorre desde a base do bloco, onde se encontra o virabrequim, até o cabeçote. É por causa dela que o motor funciona e, consequentemente, as outras peças do carro também.

Esta correia se chama dentada porque possui ondulações que se encaixam em polias para transmitir o movimento pelo motor.

Como fazer a manutenção da correia?

Entendeu a importância da correia dentada para o funcionamento do motor? Por isso falamos que é fundamental realizar a manutenção dela corretamente.

O fabricante do veículo especifica com que quilometragem deve ser feita a troca da correia. Verifique o manual para se informar sobre isso. Entre os mecânicos, de modo geral, esse componente costuma ser trocado entre os 50 mil e os 60 mil quilômetros rodados, ou a cada cinco anos.

Enquanto não chega o momento de trocar a correia, fique atento a qualquer alteração ou sinal de que ela não está em boas condições.

O que pode acontecer se a correia do carro quebrar?

Uma correia dentada danificada é prejudicial ao motor e ao motorista, pois coloca sua segurança em risco.

Existem algumas indicações de que a correia não vai bem: se há barulho vindo do motor, se o carro não pega ou se o motor está superaquecendo. Nestes casos, vá a um mecânico e verifique o estado da correia dentada.

A manutenção da correia costuma ser bem barata. Entretanto, caso ela se parta, o conserto pode ficar muito caro. Uma das consequências da correia partida é o empeno de válvulas, fazendo com que o motor trave e pare de funcionar.

Com estas dicas você aprendeu qual a função da correia do carro e como cuidar dela. Lembre-se de que é importante ter um bom mecânico em quem você possa confiar para a realização das manutenções do seu carro.

Se você está interessado em entender mais sobre o seu veículo, que tal aprender sobre os filtros do carro? Acesse e boa leitura!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *