6 itens para ficar de olho ao fazer a revisão do carro

6 itens para ficar de olho ao fazer a revisão do carro

Antes de comprar um carro usado, é importante levar em consideração alguns fatores sobre as condições do veículo. Se tudo estava ok e você decidiu comprar o automóvel, é hora de realizar a revisão.

Esse procedimento é muito importante, já que grande parte das pessoas que pretendem vender seus carros deixa de substituir algumas peças e realizar algumas pequenas manutenções. No texto de hoje, você poderá conferir tudo sobre o assunto.

O que se deve observar e substituir, se necessário, na primeira revisão do veículo usado? Descubra no nosso post do dia!

1- Alinhamento e balanceamento dos pneus

O indicado pelos fabricantes é que este procedimento seja realizado a cada 10 mil quilômetros rodados do veículo ou quando o motorista sentir dificuldade ao trafegar em linha reta, dando a impressão de que o volante pende para um dos lados. Se o carro estiver trepidando, também é hora de alinhar e balancear os pneus.

2- Filtros de combustível, do ar condicionado e de ar

A cada 15 mil quilômetros, estes filtros devem ser trocados para que possam realizar sua função corretamente, que é a garantir a limpeza do local onde ficam localizados. Verifique a condição desses itens com um profissional de sua confiança e se há a necessidade de trocá-los.

3- Fluido de freio

Este é o responsável pelo acionamento do sistema de frenagem, portanto, é preciso dar atenção especial a ele. Verifique o nível (ele não abaixa conforme seu uso e, se isso acontecer, pode indicar um vazamento e sua troca deve ser feita) do fluido.

4- Pastilha e discos de freio

Pode ser que não haja necessidade de realizar a troca, porém é importante verificar o nível de desgaste de ambos. É ideal que a pastilha e o disco estejam em funcionamento seguro, já que são esses dois itens responsáveis pela frenagem do veículo e seu uso prolongado pode comprometer a segurança do carro.

5- Óleo e filtro de óleo

É importante fazer a troca desses dois itens para evitar o acúmulo de impurezas no motor, que compromete seu funcionamento, seu rendimento e causa gastos ainda maiores. Verifique o nível do óleo e, caso esteja abaixo do indicado, procure uma oficina de confiança e faça essa troca!

6- Parte elétrica

Em uma oficina especializada e de confiança, verifique toda a parte elétrica do carro e suas condições: bateria, motor de arranque, alternador e todos os fusíveis. Essa é uma revisão importante para não ficar na rua caso a bateria pare de funcionar, por exemplo.

Tomando os cuidados citados acima, você pode fazer a revisão do carro completa e ficar tranquilo para andar em segurança. É importante lembrar de sempre procurar um profissional qualificado para que tudo seja feito dentro da necessidade do automóvel e com as peças corretas. Com o profissional adequado, você elimina os riscos de gastar com itens desnecessários e pode confiar no uso de peças de qualidade.

Agora que você já conhece os principais itens que devem ser revisados ao comprar um carro usado, que tal saber como realizar a vistoria? Leia o nosso artigo sobre o assunto!

 

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *