5 segredos para escolher um bom mecânico

5 segredos para escolher um bom mecânico

Quando se planeja comprar um carro, muitas vezes não pensamos em algo que é muito importante ao adquirir qualquer veículo: saber escolher um bom mecânico. O carro zero tem a garantia do fabricante por uns bons quilômetros, já o usado não. Ele precisará contar com os serviços de um bom mecânico, não só em relação ao que for dando problema com o passar do tempo, mas na manutenção, para que os problemas não ocorram com muita frequência.

Mas quais seriam os segredos para que você acerte na escolha do profissional que mexerá com seu carro? Continue lendo, pois é isso que você saberá aqui no artigo, algumas ótimas dicas para lidar com essa difícil tarefa!

1- Pedir indicações

Não entregue seu patrimônio para qualquer profissional. Procure sempre alguém indicado por algum amigo ou parente, ou seja, pessoas que já tenham uma boa experiência com aquele mecânico.

O que mais existe por aí são pessoas querendo se dar bem e nessa área não é diferente. Muitos problemas podem ocorrer, dentre eles, orçamentos elevados e reposição duvidosa de peças. Portanto, cuidado.

2- Fazer um teste com serviços mais simples

Mesmo que o mecânico tenha sido indicado por alguém que você conheça, faça um teste de  terá uma noção de como o profissional trabalha e se seus preços são compatíveis com o valor de mercado.

Mas informe-se antes sobre o real custo do serviço. Caso não haja problema algum com seu veículo, você pode até desligar um fio ou soltar um parafuso só para saber se o orçamento será de acordo com o esperado.

3- Verificar a rotatividade de clientes

Após a indicação, certifique-se sobre a rotatividade da clientela do estabelecimento. Observe se os veículos que saem e entram na oficina estão em bom estado, isso pode ser um ponto positivo, é sinal de que é um lugar respeitado. Mas, se ao contrário, os carros usados que frequentam estão em mau estado de conservação e muitos se mantém lá por dias, evite; esse local não é de confiança.

4- Certificar-se sobre o aspecto da oficina

Não é porque se trata de uma oficina mecânica que o local deve ser sujo e rodeado de graxa. Hoje em dia, não é mais assim.

Quanto mais limpo e organizado o local, maior credibilidade ele merece, pois seu carro será cuidado da mesma forma, com capricho e dedicação. Fique de olho!

5- Tomar cuidado após a aprovação do serviço

  • Confira alguns itens antes de levar seu carro para o primeiro serviço com o novo mecânico, nível do combustível, quilometragem e situação da pintura;
  • Informe-se com o mecânico se as peças que serão substituídas podem ser compradas por você, pois o serviço pode sair bem mais em conta se você puder procurar e comprar a peça;
  • Recomende ao mecânico que tenha muito cuidado para que não sujem seu carro com graxa ou qualquer outro produto que possa danificar a pintura;
  • Não esqueça de testar o carro após o conserto. Faça isso antes de deixar a oficina e pagar pelo serviço;
  • Por fim, solicite a nota fiscal com a discriminação do serviço feito e das peças que foram trocadas.

Agora ficou mais fácil saber quais os caminhos para escolher um bom mecânico para seu carro. Esperamos que siga as nossas dicas.

Tem outras? Compartilhe-as com a gente nos comentários, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outros assuntos sobre automóveis!

 

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

2 comentários

  • Comprei um carto em sp estou tranferindo para bh mas.consta que o carro tem um inpedimento de transferencia.mas poso transferir para meu nome em sao paulo mas nao poso ttransferir para bh o inpedimento foi dado baixa no estado e no federal nao furto e roubo o carro foi roubado em 1982 mad foi recuperado como poso resolver este problema obrihado

    Responder
  • Adorei o post! Sempre fico meio assim de conseguir um bom mecanico, acho que dou azar. Recentemente encontrei uma empresa boa, mas demorou! kkkk
    Uma dica é pedir as caixas das peças que o mecanico trocar, assim você garante que troxou mesmo.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *