Como participar de um leilão de carros do DETRAN

Como participar de um leilão de carros do DETRAN

Os leilões organizados pelo DETRAN são uma bela oportunidade para quem está interessado em reformar um carro antigo ou comprar um automóvel mais novo por um valor menor do que o de mercado. Já abordamos como funciona essa modalidade de compra de veículos anteriormente em nosso blog.

Quer participar desses leilões? É necessário cumprir algumas exigências estabelecidas pelo órgão. Veja o que é necessário para arrematar um veículo nesses eventos!

Identificação

Antes de mais nada, é preciso realizar um pré cadastro no site do DETRAN (em alguns casos, no site responsável pelo leilão de carros) ou na sede da entidade. Para se cadastrar, é preciso apresentar, no caso de pessoa física, RG, CPF, comprovante de residência e uma procuração, caso for arrematar um veículo para outra pessoa.

Se for participar como pessoa jurídica, tenha em mãos o contrato social, a cópia do CNPJ, o comprovante de estabelecimento e a procuração (no caso de não ser o representante legal). Não se esqueça de levar esses documentos também no dia do leilão de carros.

De olho no calendário

Os leilões do DETRAN têm dia e local certo para acontecer. Em seu site oficial, o órgão disponibiliza o calendário de eventos para o ano, especificando em qual região acontecerá o leilão de carros. Também ficam disponíveis os editais para cada evento, com os detalhes sobre as regras e a tabela de quais veículos serão leiloados.

Atenção para o estado dos veículos

Os veículos são leiloados no estado em que se encontram, sem qualquer alteração ou reforma. Ou seja: Antes de dar seu lance, observe detalhadamente o automóvel desejado e procure saber o tipo de avarias que ele tem. Qualquer tipo de gasto extra com o carro depois do arremate é de responsabilidade única do comprador, então, é preciso que você esteja ciente de qualquer defeito que a máquina possa ter.

Para arrematar o seu carro (ou moto)

Os lances são dados durante o leilão presencialmente e, em alguns casos, pela internet. Os veículos já começam com um lance mínimo estipulado, baseado no estado do automóvel, ano de fabricação, modelo e situação em que foi apreendido.

Ao arrematar o carro ou moto, o comprador recebe um boleto emitido pela instituição e tem até 24h. Não há como parcelar a compra de um carro ou moto em um leilão. As máquinas arrematadas têm um prazo máximo de 90 dias para serem retiradas, sem prorrogação: se o comprador perde o prazo limite, os automóveis são leiloados novamente.

Tudo acertado com a documentação

Os veículos podem ser leiloados com ou sem direito à documentação. Quando não existe direito à regulamentação de documentos, os automóveis terão a numeração do chassi pinada, ficando apenas os últimos 4 números.

As placas também serão retiradas. Caso o carro possa ser regulamentado para andar, ele só poderá ser retirado do pátio do órgão após o pagamento e a transferência de proprietário, que pode ser feita diretamente com o órgão pelo pagamento de documentos de arrecadação estadual (DAE). Porém, essa regulamentação fica de inteira responsabilidade de quem arremata.

Interessou-se pelos leilões do DETRAN? Agora você já sabe como participar. Para mais informações sobre compra e venda de veículos, curta a nossa página no Facebook!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *