Cuidado com o golpe do consórcio contemplado! Saiba tudo aqui

Cuidado com o golpe do consórcio contemplado! Saiba tudo aqui

O Brasil é um povo apaixonado por carros. Por isso, mesmo quem não possui o valor total para comprar o modelo dos seus sonhos à vista, apela para outras alternativas.

Uma das mais populares por aqui é a do consórcio. Ele pode ser muito vantajoso e cobrar parcelas pequenas, contemplando um felizardo a cada mês.

Porém, não tardou para alguns espertinhos começarem a tirar proveito desse cenário e começarem a aplicar golpes. Infelizmente, ele é mais comum do que podemos imaginar. Como um carro não é uma compra barata, é preciso redobrar a atenção para não encarar grandes prejuízos.

Quer descobrir um pouco mais sobre o golpe do consórcio contemplado? Leia o nosso texto e saiba tudo sobre o tema!

O que é?

O golpe do consórcio contemplado ocorre quando alguém anuncia a venda de um veículo que está nesse tipo de compra, mas que já foi sorteado. Muitas pessoas se questionam se esse processo é legal, mas o fato é que esse tipo de venda não constitui, efetivamente, um crime.

O problema é quando as pessoas se deixam enganar com promessas de um negócio muito fácil e muito lucrativo. A ABAC (Associação Brasileira de Administradora de Consórcios), entidade que faz a regulação e a fiscalização das financeiras que fazem consórcios no país, prevê e autoriza a venda do consórcio contemplado. Porém, não quer dizer que não ocorram muitos problemas com relação a isso.

Quais são os cuidados para não cair no golpe?

O que acontece é que muitas pessoas se aproveitam da autorização para esse tipo de negociação e da boa fé de muitos compradores. Não dá para acreditar em negócios muito fáceis, nem querer se dar bem rápido, pois é assim que problemas ocorrem.

Antes de pensar em comprar um consórcio contemplado, é preciso tomar algumas atitudes. A primeira é checar se a administradora que gerencia o sistema é real e está com a devida autorização do Banco Central para atuar.

Depois, devemos saber que a venda do consórcio contemplado só pode ser feita por um participante do grupo que teve a sua cota contemplada, seja por ter dado um lance vencedor ou por ter ganhado um sorteio. Depois de aferidos esses detalhes, os olhos devem permanecer abertos!

Para concretizar a transação, é preciso que o contrato sofra transferência legal para o comprador, que será o novo cotista. Isso só poderá ser feito com a anuência da administradora e, de preferência, a assinatura dos termos de transferência da cota deve ser feita dentro da própria sede da administradora.

Em seguida, deve-se pedir ao vendedor a ata da assembléia na qual a cota foi contemplada, uma cópia do contrato de compra e dos comprovantes de pagamento das parcelas. Com essas atitudes, fica muito mais difícil sofrer algum golpe ou ter problemas com esse tipo de negociação.

O consórcio contemplado pode ser uma boa alternativa, mas desconfie de preços muito mais baixos e de valores surreais. Tome as providências explicadas no texto e evite dores de cabeça no futuro.

Ainda tem dúvidas ou deseja mais informações? Entre em contato com a ABAC para resolvê-las!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *