O que é o histórico de gravames?

O que é o histórico de gravames?

Quando se pretende adquirir um automóvel usado, é bom ter a precaução de coletar a maior quantidade de informações possíveis acerca do bem em vista. Só assim você poderá pensar bem e garantir que aquela compra será uma boa decisão. Há muitos carros usados em excelente estado que poderão ser aproveitados por muitos e muito anos.

Mas é fundamental ter segurança na hora de negociar o veículo. É preciso analisar cuidadosamente todas as questões, para não levar gato por lebre. É aqui que entra em cena a consulta sobre o veículo. Ela pode oferecer dados variados sobre o bem, mostrando sua trajetória desde o primeiro registro nos órgãos de trânsito competentes, até suas recentes atualizações. Para o consumidor, com certeza um dos dados mais relevantes é o histórico de gravames do veículo. Mas você sabe o que isso significa?

O que é um histórico de gravames.

Qualquer pessoa, maior de idade e interessada, poderá solicitar uma pesquisa ou consulta veicular. E um dos dados retornados sobre o carro pesquisado é seu histórico de gravames. Se existe alguma anotação nesse sentido registrada no relatório da pesquisa, quer dizer que o veículo traz um encargo ou ônus. A indicação, em geral, vem anotada no campo de observação do Certificado de Registro do Veículo (CRV), mas que dificilmente a pessoa que solicita a pesquisa tem acesso direto. É por isso que a consulta é uma iniciativa bastante conveniente.

Um dos exemplos clássicos de anotação de gravame é quando o veículo foi financiado junto a um banco ou instituição financeira, mas não fora ainda totalmente quitado. Ao comprar o bem através de empréstimo ou financiamento, é lançado um gravame no sistema do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), bloqueando-se que a transferência do veículo seja realizada para outro proprietário diferente daquele a quem a quantia financiada fora cedida. Para dar baixa no gravame e enfim alienar o carro, somente quando o contrato for quitado ou com a permissão expressa da instituição credora.

Um histórico de gravames do veículo é constituído pelo conjunto de lançamentos, antigos e atuais, que estão nos bancos de dados dos órgãos públicos de trânsito. Ele indica restrições específicas, como financiamento não quitado do veículo, se ele é objeto de reserva de domínio, arrendamento, alienação fiduciária, penhor, se está proibido de circular por ordem judicial, dentre outras possibilidades.

Por que um histórico de gravames é importante para quem quer comprar um carro usado?

Saber mais acerca do histórico de gravames do veículo é muito importante pois a consulta veicular permite uma sondagem rigorosa sobre o automóvel que se tem interesse em adquirir. Dependendo da consulta, além do status atual sobre essas anotações, são fornecidos dados sobre gravames anteriores. Até mesmo informações sobre a pessoa que realizou o financiamento e a instituição financeira que cedeu o crédito.

Caso se verifique que o automóvel seja objeto de garantia do financiamento, ou outro gravame qualquer, por conseguinte ele estará impedido de ser transferido. Dessa forma, você ficará em alerta sobre a situação, e conseguirá fugir de eventuais fraudes na negociação de algum veículo. Fique atento e tenha mais segurança nas transações que vai fazer para comprar seu carro usado!

Veja mais sobre esta´consulta aqui:  Histórico de gravames

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *