O que é alienação fiduciária? Posso comprar um veículo com esta indicação?

O que é alienação fiduciária? Posso comprar um veículo com esta indicação?

Na hora de comprar um veículo usado, muitas pessoas se deparam com as palavras “alienação fiduciária” no documento. A maioria dos consumidores não faz ideia do que o termo quer dizer. Se esse é o seu caso, fique atento! Antes de ficar empolgado para fechar negócio, que tal saber um pouco mais sobre a expressão jurídica? Aqui você vai descobrir o significado e entender quais as consequências dessa anotação no documento de um carro.

O que significa alienação fiduciária?

O termo “alienação fiduciária” diz respeito a um tipo de transferência de propriedade de um bem, seja ele móvel ou imóvel, com a intenção de garantia. A alienação fiduciária acontece quando o credor (ou seja, aquele com quem o devedor tem uma obrigação) toma para si, por via de meios jurídicos ou legais, um bem que era antes de propriedade do devedor, ficando este impedido de negociá-lo com terceiros, podendo, no entanto, usufruir dele. Com isso, o credor tem mais segurança de que o devedor vai cumprir com o pagamento do débito.

No Brasil, essa modalidade de transferência de propriedade é bastante comum, como alternativa para o financiamento de veículos. Quando um consumidor vai comprar um carro a crédito, utilizando-se de financiamento bancário, ele assina o contrato com o banco ou outra instituição financeira, com o objetivo de fazer a retirada do veículo de sua preferência em um estabelecimento determinado. Desse modo, o motorista torna-se devedor da instituição, precisando quitar as parcelas com ela acordadas, referentes ao veículo que está desfrutando.

Isto significa que o bem (ou seja, o carro) não é de propriedade ainda daquele que tem a posse, mas sim do banco ou da instituição financeira que custeou a aquisição. No documento do veículo, o gravame da alienação fiduciária segue registrado, até que o motorista devedor pague a última parcela do financiamento e, em consequência do término da dívida, “dê baixa” (retire) a anotação. Com o término da pendência financeira, o veículo fica desvinculado da empresa que o financiou, podendo ser transferido, enfim, para o nome do motorista, que passa a ser o proprietário.

Posso comprar um veículo com esse gravame?

Na hora da compra, além das investigações visuais de praxe, é importante a verificação da documentação do veículo. Se no título de propriedade do automóvel você se deparar com a expressão “sem reserva”, significa que não existem restrições para transferir a propriedade do bem. Mas se contiver “alienação fiduciária”, isso quer dizer que existe impedimento à venda e, mesmo que ocorra o pagamento, o bem não poderá ser transferido para seu nome.

Então, o que fazer? Depende da situação. Há vezes em que a expressão “alienação fiduciária” aparece como gravame, mas apenas porque a baixa ainda não foi processada pelo sistema de dados do órgão de trânsito. Essas informações devem ser minuciosamente checadas com o motorista que tem a posse do veículo e com a instituição financeira. A maneira mais segura de realizar essa compra é pegando uma autorização por escrito da instituição que financiou o carro, com a liberação do bem para venda. Somente neste caso você deve comprar, livre de dor de cabeça para, em seguida, transferir o carro para seu nome. Com a quitação, a financeira tem cinco dias para dar baixa no gravame.

O motorista devedor pode, ainda, transferir a dívida para seu nome, em um acordo conjunto com a sua participação e a ciência do banco. Essa é uma situação que precisa ser avaliada com cuidado. Faça cálculos precisos e, de preferência, com o auxílio de um advogado. Se o veículo ainda não foi quitado e as formas de pagamento não são interessantes para você, o melhor a se fazer é procurar outro carro para adquirir.

Gostou das dicas? Deixe aqui seus comentários!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

113 comentários

  • Olá Carcheck, eu estou com um problema parecido. Fui comprar um carro usado em um estacionamento e o documento consta no nome do dono do estacionamento e “SEM RESERVA”, tudo certo. Porém, puxando a ficha do carro em um detran vimos que há um gravame de alienação fiduciária no nome de outra pessoa. O dono do estacionamento me disse que isso não tem problema e dentro de alguns dias será dado baixa, por ser de um cliente que ia comprar carro depois desistiu. E ai, posso então comprar o carro sem dor de cabeça?

    Responder
    • Olá Rafael,

      Uma restrição de alienação significa que o veículo está financiado. Para que essa restrição saia é preciso que o financiado quite o veículo.
      Nós recomendamos que você só compre o veículo depois que esta restrição não existir mais. Se você comprar o carro com essa restrição e o financiado não quitar o debito com a financeira você terá que devolver o veículo. Na verdade não consegue nem transferi-lo até que a baixa seja dada.

      Diga ao vendedor que você irá comprar assim que a restrição for retirada do veículo, acompanhe pelo site do Detran. Lembrando que a financeira pede até 10 dias úteis para dar a baixa do financiamento e o Detran 3 dias úteis.

      Responder
      • Olá, carcheck.

        Comprei um veículo do meu ex vizinho do qual perdi contato. Ele não terminou de quitar o veiculo, que agora está com restrição de alienação. É possível eu fazer o pagamento das dívidas?

        Responder
    • Comprei um carro de um amigo nessa situação, ou seja o carro esta alienado junto ao banco e estou querendo levantar a divida do carro, como eu faço

      Responder
  • Olá, gostaria de uma informação, eu comprei um carro a muito tempo, foi financiado pelo banco, eu já quitei o carro a muito tempo mas consta ainda no detran como alienação ou melhor a informação é esta EXISTE INFORMAÇÃO DE BAIXA DE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA/RESERVA DE DOMÍNIO PELA FINANCEIRA AINDA NÃO REGISTRADO NO DETRAN-RJ. PROVIDENCIAR O SERVIÇO DE BAIXA DE GRAVAME ASSOCIADO OU NÃO A OUTRO SERVIÇO, liguei para o banco e a informação que me foi passada é que o banco já enviou para o detran a informação de quitação, eu posso vender este carro e pedir esta baixa de gravame? obrigado por alguma informação sobre este assunto.

    Responder
    • Olá Elizeu, bom dia. Você precisa ir até o Detran com o comprovante de quitação para dar a baixa. O que a mensagem do Detran quer dizer é que o veículo foi baixado na financeira mas precisa que o proprietário compareça com o comprovante.

      Responder
  • Um carro esta alienado a uma instituição. Posso compra-lo alienando ele a outra financeira e ela se encarrega de quitar o saldo devedor vigente?

    Responder
  • Amigo bom dia, o meu caso e o seguinte, eu tenho um carro e precisei de um dinheiro, então penhorei o meu carro e estou pagando as parcelas, porem estou querendo trocar ele e ja ate arrumei um comprador, a divida com o banco nao e alta, cerca de 10 mil, irei vender o carro por 20, queria saber se tem como eu vender o carro, paga a divida e dai concluir a compra de outro…

    Responder
  • Caro Carcheck estou com uma duvida e gostaria que me esclarecessem.

    Vou comprar um carro mas o mesmo encontra-se alienado e faltando pagar 4 parcelas.

    O dono do carro disse que quer ir comigo no banco e quitar as 4 parcelas restantes e de seguida eu dou o dinheiro que combinamos e ele me passa o Recibo de Transferência do Veiculo já assinado, reconhecido, etc…

    É possível isto?? O vendedor pode vender o carro imediatamente após quitar o carro no banco?? Será preciso eu pedir algum recibo de quitação ao banco??

    Obrigado.
    Abilio

    Responder
    • Olá Abílio.

      Você precisa pedir ao proprietário o comprovante de quitação que a financeira fornece.
      Só o proprietário pode dar a baixa no veículo e você precisa aguardar a financeira dizer que foi baixado antes de comprar. O prazo que a financeira pede para dar baixa no financiamento é de até 10 dias úteis.

      Responder
  • Ola, estou com um problema dos grandes! comprei um carro de um fulano meio na correria, este carro está com alienação fiduciária, e recibo no nome de outra pessoa, a pessoa que me vendeu disse que tem a procuração no nome do tio ou seja ele pode assinar tudo pelo nome do dono que estava o carro, fizemos o contrato de compra e venda e me passou o doc e o recibo ja assinado, mas esse carro está com revisional ou seja não tem como passar transferência até quitar… meu medo é esse pq paguei a metade para assumir o restante das dividas, mas fui ingenuo e não pesquisei antes junto a financeira o quanto ele deve e só tenho no meu nome agora o contrato de compra e venda… sera que consigo puxar o ipva pra pagar e os boletos das parcelas? sendo que perdi o contato com o vendedor? o carro não consta furto e nem busca e apreensão… desde já grato!

    Responder
    • Olá Luciano,

      Você precisa contactar o titular do financiamento para ter acesso aos dados do financiamento. Ou alguma forma de provar que você comprou o carro. Você tem o documento de transferência assinado pelo proprietário?

      Responder
  • Olá, tenho uma enorme dúvida. Sou de Brasília e comprei um carro em uma loja,porém o carro é de outro estado. E ao consultar o veiculo vi q ele consta com restrição de alienação fudiciária. O que eu faço?

    Responder
    • Olá Fernanda,

      Você já pagou pelo veículo? E você foz a consulta aqui no Carcheck? Se sim, verifique se o veículo já está com o gravame baixado. Se sim, é só questão de tempo para a restrição sair do Detran.

      Responder
      • Bom dia eu tava vendo os comentário e quero tirar minha duvida , o meu carro precisa ser transferido , mas se encontra alienado fui pesquisar e esta escrito,restrição baixada ,oque me diz amigo

        Responder
  • estou comprando um caminhão, o dono dele disse que existe um financiamento, mas nos documentos e recibo esta, sem reserva de domínio, e faço busca no DETRAN e no denatran, não existe restrição o que faço para saber as condições desse veiculo, ou poço transferir direto e pronto?

    Responder
  • ola , boa tarde!! estou interessada em um veiculo, o vendedor me disse que seria melhor aliená-lo a uma garagem para pagar menos juros que no banco, nao entendi muito bem..alguem pode me esclarecer ?

    Responder
  • Boa noite, quitei o consórcio do meu carro e gostaria de saber se quando o banco der a baixa do gravame eu já posso vender ou tenho que tirar o novo documento para depois vender. Obrigado.

    Responder
    • Oi Marcelo!

      Você pode vender, ou seja, o veículo já pode ser transferido assim que a restrição do consorcio sair no Detran. Normalmente a restrição é de Alienação.

      Abraços!

      Responder
  • olá, comprei um carro financiado p assumir as parcelas, e agora o carro esta bloqueado por dividas do antigo dono, fui ao fórum e ja resolvi este problemas mas agora quero passar o carro p meu nome , ja tenho certificado preenchido autenticado mas o carro esta com alienação fiduciária será possivel passar os documentos para meu nome? Tenho passado por muita dor de cabeça com essa duvida me ajudem por favor, desde já agradeço.

    Responder
    • Olá Juliana,

      Você precisa ver junto a financeira qual o procedimento para a transferência do financiamento. Uma vez feito isso você pode transferir o veículo para seu nome.

      Abraços!

      Responder
  • ola carcheck boa tarde quitei a minha moto faltava 20 parcelas fui ao banco e quitei ainda não fui ao detran rj para dar baixa mais em uma pesquisa no documento da moto quando fui marcar a vistoria esta aparecendo restrição de alienação fiduciária é dor de cabeça ou nada de mais obrigado feliz natal bom ano novo.

    Responder
    • Olá Anderson,

      Se sua moto está quitada, não há problema. O Detran retira a restrição assim que sua moto for transferida ou quando o documento 2015 for emitido. Feliz ano novo para você também!

      Abraços.

      Responder
      • Olá! Estou com uma situação estranha. Estou negociando um veículo de outro estado, e o banco ao solicitar o gravame de alienação foi impedido pois consta alienação e outros dois motivos (que não me informaram quais) que bloqueiam a alienação. Liguei no DETRAN e o pessoal me informou que não consta nenhuma restrição judicial ou administrativa que impeça a alienação pelo banco… O IPVA 2017 ainda não venceu e o veículo não possui nenhuma multa…

        Responder
  • Meu pai faleceu há um ano e três meses, ele tinha um carro com alienação fiduciária. Faltam ainda 30 prestações. Esse bem está no arrolamento sumário do inventário. Podemos vender esse caro? Qual seria o procedimento? Não temos mais condições de pagar as prestações, de R$ 990,56.
    Qual a segurança que tenho ao passar o carro para terceiros e eles não honrarem com as prestações? O que acontece se o terceiro se envolver em acidente, ou não pagar multas por exemplo? Fiz um contrato como garantia, mas li nesse conceituado blog que esse tipo de documento só tem validade e resguardo para o vendedor e comprador. O Banco financiador não foi informado, ainda.
    Grata pela ajuda.

    Responder
    • Olá Simone, bom dia.

      Você precisa buscar um comprador que assuma as prestações e então informar a financeira. Não deixe de passar o veículo para o nome do comprador assim você não terá problema com débitos do veículo no futuro.

      Abraços!

      Responder
  • Prezados, É o seguinte:

    Adquiri um carro financiado pela BV, em 2011. Já quitei o financiamento em 2013, mas nunca fiz a baixa do gravame. Agora, quero passar o veículo para minha esposa, Tenho que dar baixa primeiro, colocando o veículo no meu nome e depois fazendo a transferência, ou posso transferi-lo diretamente para o nome dela? outro detalhe é que preciso fazer uma vistoria, mas o CRV se extraviou. O que devo fazer?

    Obrigado.

    Responder
  • Meu marido teve o carro batido e deu pt , agora o seguro pagou o restante do financiamento e precisamos receber o restante do dinheiro que ficou, só que no Detran consta Alienação Fiduciária o que precisa fazer para dar baixa, tem que esperar eles dar a baixa ou o meu marido precisa ir no Detran para darem baixa?

    Responder
  • Boa tarde. Gostaria de esclarecer uma dúvida, por gentileza. É possível a transferência de um veículo que antes alienado, agora quitado, mesmo com dívidas pendentes perante o banco? Ou o banco tem direito de restringir a transferência do veículo como garantia de dívidas diversas?

    Responder
  • Estou comprando uma Factor ,porem o documento consta ALIENAÇÃO FIDUCIARIA YAMAHA ADM DE CONS .Como posso saber se essa Moto Factor está quitada(Factor usada de terceiros).Porem o ex dono diz que está quitada, preciso saber se está quitada

    Responder
  • Boa tarde.
    No documento de minha moto consta o seguinte:
    “Restrição à Venda: Alienação Fiduciária em favor de AYMORE CREDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S.A.
    Informações PENDENTES originadas das financeiras via SNG – Sistema Nacional de Gravame: Nenhuma informação pendente até esta data
    Restrições: Nenhuma restrição registrada até esta data”
    O documento está no nome do antigo dono.
    Será que consigo quitar essa dívida para que eu possa trafegar com ela nas ruas?

    Responder
  • Vou comprar um carro de segunda mao o propritario me mostrou o primeiro licenciamento 2013 vem contando assim na observações al.fid.banco Bradesco s.a e no licenciamento de 2014 não vem dizendo nada só estrelinhas este carro é alienado?

    Responder
  • Olá, preciso de uma informação pois estou comprando um carro, no DETRAN consta sem restrição e pronto pra fazer a transferência, mais no banco onde vou fazer o financiamento está como chassi alienado, bloqueando toda ação de financiar, já corri pra todo lado pra tentar tirar isso, mais um joga pro outro! O que faço ? Se o proprietário fazer alteração de dados a alienação no banco pode dar baixa automático?

    Responder
  • tenho uma caminhonete e esta com busca e aprensao quero vende la para pagar a divida apos quantos dia depois da quitacao consigo transferi la ao novo proprietario

    Responder
  • Boa noite..comprei um caro financiado e quitei ele antecipadamente…verificando com o banco que financiei consta que o gravame já foi emitido…fui até o Detran e lá o mesmo me informou que não precisava fazer nada , pois o documento já foi emitido desde o inicio no meu nome (mas com uma mensagem de alienação nos dados adicionais, sendo esta sumiria assim que fizesse um novo documento).Assim fui dispensado sem fazer nada.. preciso fazer algo ou o atendente do Detran estava errado? Detalhe lá no Detran na tela consta “Gravame retirado”

    Responder
  • Bom dia, comprei um carro, no documento está constando o nome da primeira dona, que já vendeu para uma loja, onde ela deixou a transferência preenchida. A loja vendeu financiado, mas ainda continua no nome da primeira. Gostaria de saber porque no documento tá o nome de uma pessoa e quando faço uma CONSULTAS AOS CARTÓRIOS, tem o nome de outras? que ainda está devendo o carro. A loja podia vender e financiar sem retirar do nome da antiga dona?

    Responder
  • Ola carchek quitei meu carro no ano passado, porem consultando no detran consta: Alienação fiduciaria, pretendo dar o carro como entrada para a compra de um 0km, ja entrei em contato com o Bradesco para que eles efetuem a baixa, consigo passar o carro… ou preciso emitir um novo documento com ele quitado?

    Responder
  • oi, eu comprei um carro e como parte do pagamento deixei o meu carro antigo e uma procuraçao para o rapaz vender, depois de umas semanas eu recebi uma carta do detran dizendo assim: (o agente financeiro incuiu no prontuario no veiculo e placa xxxxxx o gravante alienaçao fiduciaria, devendo v. sra. proceder junto ao orgao de transito de sua cidae a respectiva alteraçao de dados com emissao de novo cerificado de registro de veiculos, crv, proceder a devida comunicaçao nos moldes exigidos no art. 134 do codigo de transito brasileiro, sob pena de ter que se responsabilizar solidariamente pelas penalidades impostas e suas reincidencias ate a data de sua comunicaçao.) o rapaz que ficou com a procuraçao me disse que nao preciso fazer nada que em poucos dias o carro dai do meu nome, é isso mesmo?? obrigada

    Responder
  • gostaria de saber, pois tenho um carro alienado pelo banco e ao fazer o financiamento pelo Banco do Brasil e tive de fazer o seguro obrigatório ao fazer o financiamento
    , gostaria de saber se terei de ser obrigado a renovar o seguro do banco todos os anos ate que eu quite totalmente o carro, comprei em 4 anos. att.

    Responder
  • comprei um veículo e ao consultá-lo nada tinha de errado. Só que até hoje não recebi o documento do mesmo. tendo sido informado que o proprietário estava viajando e que o documento estava com ele(foi comprado em uma revenda). após muitas correrias, deram uma procuração e após a notícia que o veículo estava alienado. como ajo numa situação como essa, visto que o veículo já passou por três donos até chegar as minhas mãos?

    Responder
  • Bom dia. Eu estou com uma dúvida pois estou pensando em comprar um carro, e vi nesses sites de classificados online um que me interessou.

    Contatando o vendedor descobri que se trata de uma empresa que comprou o carro através de um financiamento empresarial. Ele me passou as condições de entrada e parcelas e etc, que faríamos um contrato de compra e venda registrado em cartório, e depois de 6 meses seria possível fazer a transferência para o meu nome.

    Esse contrato seria de alguma valia para mim, caso tenha busca ou a empresa queira causar algum dano? Juridicamente, num eventual processo, já imaginando o pior, eu teria como me defender e não perder o bem?

    Responder
  • Boa tarde.
    Tenho uma dúvida.
    Fiz a quitação de um financiamento e entrei em contato com o banco e já foi dado baixa no gravame.
    Minha dúvida é a seguinte: Posso vender este veiculo ou antes terei que comparecer no Detran para algum procedimento ?

    Responder
  • Ola , estou pretendendo participar de um leilão de carros, quando o carro arrematado tem Restrição: ALIENACAO FIDUCIARIA, só posso transferir para meu nome depois que pagar alguma dívida a instituição financeira ou esta divida acaba com apreensão do carro para leilão.

    Responder
  • Boa noite fiz um financiamento em 2012 de um carro, não fiz a transferência até hj e a loja fechou . O que faço?

    Responder
  • Boa tarde,solicitei ao banco que financiou meu veiculo a geração de um boleto para quitação total do veiculo,imprimi o boleto e paguei em uma agencia bancaria e guardei o comprovante de pagamento.No site do detran de meu estado consta a seguinte informação ” Registro de Baixa de Alienação Fiduciária informado por BANCO PANAMERICANO S.A em xx/xx/xxxx às xxhxxmin para JADSON EMANOEL ,isto siguinifica que o financiamento foi quitado e ja consta no detran ?

    Responder
  • Eu tenho a seguinte duvida ,meu carro esta com restricao a venda…Alienação Fiduciária em favor de BANCO….eu posso circular com o carro ou ele corre o risco de ser apreendido

    Responder
  • Ola!
    Por favor, gostaria de esclarecer uma duvida, estou querendo adquirir um veiculo em um leilão do Detran no próprio site do DETRAN aparece esta mensagem
    “impedimentos:
    Veiculo apreendido.
    Veiculo em processo de leilão RA
    Restrições:
    Veiculo possui comunicado de venda ativa.
    Agente financeiro informa que o favorecido quitou restrição financeira.
    Esta DESALIENAÇÃO SÓ SERÁ PROCESSADA APÓS A EMISSÃO DE UM NOVO CRV.
    OPÇÃO DE INCLUSÃO E RETIRADA DE RESTRIÇÃO FINANCEIRA”.
    TEREI QUE ASSUMIR DIVIDA DO PROPRIETÁRIO ANTERIOR?
    POSSO COMPRAR sem dor de cabeça ou no bolso?
    GRATO!

    Responder
  • olar comprei um carro do ano de 1997 ele estar alienado sendo quer a atiga dona ao sabia quer tinha de dar baixa o eu faço

    Responder
  • Bom dia estou com uma montana conquest q comprei de um cliente diz ele q ela estava quitada queria saber se pelo dok consigo ver se ela ainda esta alienada?e se tiver como oq preciso te mandar para verificar

    Responder
  • Olá comprei uma moto de um conhecido, a venda foi feita diretamente sem intermediários. Fiz o pagamento e o mesmo ficou de passar a mesma para o meu nome com todos os gastos em cartório; o tempo passou e o mesmo sempre se esquivando de passar a moto para o meu nome, recentemente descobri que amoto esta com ‘Alienação Fiduciaria’ e agora o que devo fazer?

    Responder
  • Estou negociando um veículo em uma concessionária de BH, contudo fazendo a consulta na carcheck consta que o veículo está alienado fiduciariamente. Compraria esse veículo também nesta modalidade de contrato. Posso comprar esse veículo sem ter dor de cabeça, já que se trata de uma grande concessionária? Quando a concessionária compra esse veículo do particular ela deve quitar o financiamento?

    Responder
  • olá um .bom dia ,,eu o tinha uma moto Bros 2010.e eu .dei de entrada num carro, usado de caragem no valor de11mil..um col g3.1.0,2000. mas pela minha ..egenuitade agabei. caindo no papo do suposto dono..
    de 11 mil foi para 40 parcelas de 500..e ele não me-deu a garantia
    .e não o deu também , a procuração… desde do ano passado no mês de 10/ tem algum perigo de eu o perder o carro….me a Judá por favor?

    Responder
  • ola boa noite..
    queria saber se posso passa para meu nome um veiculo q eu comprei e ja faz um ano q estou com ele.comprei um carro com o gravame escrito alienacao fiduciaria e o dono do veiculo morreu..o que acontece ???como faco para passar para meu nome..tem como fazer isso qual o procedimento?

    Responder
  • Ola Carchet, estou com uma problema. “Comprei” um veiculo no Estado de São Paulo, de uma empresa de lá. pelo banco….em que ela realizou toda a negociação com a Empresa, após finalizar com o banco ficou como alienação fiduciária….
    Após o pagamento quero a baixa do gravame porem ele alegam que não passei o documento do carro para meu nome…
    Porem, eles disserram que eu poderia transferir no meu Estado, o que não deu ceerto…
    E agora esta o empasse…
    O que vc entendeu?

    Responder
  • Olá pesquisei meu carro para fazer licenciamento e costa .
    1=Alienação Fiduciário
    2= não
    3=não
    4°não
    Esse carro foi financiado mas acabei de pagar ,enquanto era financiado ,o documento era alienado agora toda vez que licencia ele está sem reserva então gostaria de saber se ainda existe essa alienação Fiduciária: sem Mais Grato

    Responder
  • Olá, bom dia!
    Estou a comprar um veículo que no seu documento consta alienação fiduciária porém consta quitado em nome do primeiro proprietário. Como devo proceder a partir daqui eu posso transferir pro meu nome nesta condição. O segundo dono possui todos os documentos do respectivo carro inclusive o manual e o ultimo licenciamento.

    Responder
  • Olá,boa tarde se puder me ajudar,tenho uma dúvida relacionada a um financiamento.Tenho um carro financiado em meu nome,mas que na verdade pertence a um tio,este carro está alienado ao banco,faltando ainda 12 meses para o término do financiamento,mas tenho tido muitos problemas relacionados ao mesmo,como multas,parcelas em atraso,etc, agora fiquei sabendo que o meu tio passou este carro para outra pessoa,poderia me orientar o que eu poderia fazer para tentar resolver este problema?será que eu conseguiria uma reintegração de posse caso não conseguisse uma solução amigável?

    Responder
  • amigo, eu tenho um uno 1994 que comprei a vista novo de fabrica há 20 anos numa concessionaria, e na documentação dele sempre consta esse termo alienação fiduciaria, agora resolvi vender ele e me deparei com esse problema, e não sei bem qual a causa desse termo aparecer nos documentos, a unica hipotese é que sou cadeirante e na época quando comprei ao retirar a documentação junto a receita federal com intuito de ter isenção do ipi e do icms, eu ainda não tinha apresentado carteira de motorista á receita, pois isso era um dos requisitos para a liberação da isenção. mas logo depois eu adquiri a carteira mas nunca me dirigi a receita para resolver essa pendencia. será que é isso?

    Responder
  • Olá boa noite ,meu problema e bem grande .comprei uma caminhonete a uns 3 anos atrás de uma concessionária e financiei 100% só que quando fui fazer a transferência deu bloqueio judicial aí entramos com processo e tal o juiz determinou que fizessem a troca da mesma blz . trocaram fiz o documento certinho e saiu sem reserva .pagava o boleto pela outra caminhonete parei de pagar …..vendi a que me trocaram q estava sem reserva transferiram certinho .agora depois de 3 anos o rapaz veio atrás de mim falando que o que comprou a caminhonete dele está tentando vender e não consegue pq agora está aparecendo que está com busca e apreensão …mas como? Se estava sem reserva ? E já transferida pra outra pessoa …por favor me ajudem!!!!!

    Responder
  • Olá!
    Fizemos a compra de materiais de construção dando em troca um veículo. Entregamos para a pessoa, mas ficamos com a procuração para garantia de entrega dos materiais. Mesmo sem ter passado procuração o carro foi alienado por uma financeira em nome de outra pessoa. Isso é possível legalmente?

    Responder
  • Ol, gostaria de uma informação, eu comprei um carro a muito tempo, foi financiado pela uma financiadora , eu já quitei no ano passado,agora o que devo fazer?

    Responder
  • bom dia … tenho uma duvida ….

    comprei um carro financiado por terceiro porem ja foi quitado o carro só q agora qdo foi fazer a transferencia apareceu esse bloqueio ( ALIENACAO FIDUCIARIA) por outra divida da pessoa .oq devo fazer?

    Responder
  • Olá, vou adquirir um veículo mas consta alienação fiduciária no Denatran mas no Detran não! Tem problema isso? O que o proprietário tem que fazer para sair o termo “Alienação Fiduciária” das buscas do Denatran?

    Responder
  • Olá eu comprei um carro financiado,mais já quitei ele,e gostaria de vender agora,só que no documento tem alienação fiduciária,como faço pra tirar isso..

    Responder
  • Lembrando que a financeira pede até 10 dias úteis para dar a baixa do financiamento e o Detran 3 dias úteis. Quero saber é se não dá baixa no financiamento?

    Responder
  • Olá, boa tarde! No site do Detran SC contam as seguintes informações:
    “Restrição à Venda
    Alienação Fiduciária em favor de BV FINANCEIRA SA C F I”.
    E logo abaixo:
    “Informações PENDENTES originadas das financeiras via SNG – Sistema Nacional de Gravame
    Registro de Baixa de Alienação Fiduciária informado por BV FINANCEIRA S A C F I em 26/08/2015 às 18h06min para PHOENIX AGENCIA DE TURISMO LTDA”.
    Estou comprando o carro em uma loja e o vendedor garante que o financiamento já foi quitado. Por que a informação ainda aparece como pendente? É uma compra segura?

    Responder
  • tive uma moto em 2012 terminei de quitar e agora que fui passar pra outra pessoa ela esta como alienação fiduciaria o que devo fazer posso entrar na justiça contra o banco ou a honda

    Responder
  • OLA COMPREI UM VEICULO EM UM OUTRO ESTADO MAS AORA Q FUI QUITAR O DOCUMENTO CONSTTA Q TEM UMA RESTRIÇAO ACHO Q E DE ALIENAÇÃO ENTAO NAO POSSO TRANSFERIR PARA MEU NOME. MAS SERA Q POSSO PAGAR NO NOME DO ANTIGO PROPRIETARIO APENAS OS DOCUMENTOS PARA ANDAR?
    NA MINHA CIDADE NAO POSSO? VOU TER DE IR AI NO OUTRO ESTADO PARA PAGAR OU NAO VOU TER COMO

    Responder
  • Estou negociando um veículo no qual tem uma dívida de $2850 em prestações de consórcio a serem pagas e mais multas que somam $1400, último é o de 2014. O acordo é o seguinte:
    Ir ao banco e quitar a dívida de multas e o valor faltante do consórcio, e o valor faltante pago a ele, consta em documento do detran a alienação fiduciária.
    Minha dúvida é a seguinte: Fazendo o que está acima, em qto temp poderei passar o carro para o meu nome? Sei que o banco tem um período para dar baixa na alienação junto ao Detran, qual seria? Fico com medo de andar com o veículo, pois o documento 2015 não foi retirado, porém ipva está pago.

    Responder
  • boa noite estou comprando um carro mas quando fui verificar os documentos esta no cite do detran alienação fundiciaria.
    liguei para o dono ele valou que já estava quitado verifiquei mai afundo no detran em uma pagina de gravames la constava (baixado) a duvida é eu posso comprar já que esta como baixado no detran ou não?
    obricado agradeço desde já.

    Responder
  • Bom dia!

    Estou negociando com o proprietário de uma moto, a compra desse bem. Ocorre que ela foi adquirida por ele em um consórcio e ainda faltam algumas parcelas a serem quitadas. Ele me informou que foi até a concessionária, responsável pelo consórcio e pediu um boleto de quitação das parcelas. Segundo ele, as parcelas eram no valor de 280,00 e o boleto está com o valor de 1153,00, sendo referente aos meses de abril até outubro, a ser pago por mim e descontado no valor que passarei para ele.
    Além disso, o veículo está com uma autuação, recente, que ele ficou de levantar para o pagamento.

    Como devo proceder?

    Responder
  • Olá boa noite. Tenho uma dúvida: comprei uma moto usada para o meu pai e antes conferi aqui no carcheckie que o automovel teve o gravame recentemente baixado. No detran de SP já não consta a alienação fiduciaria porém no DENATRAM ainda consta alienação fiduciaria. Quanto tempo demora para sair do sistema denatram? O gravame foi baixado dia 05/04.
    Abrs

    Responder
  • Prezados, boa noite.
    Estou com uma situação um tanto inusitada ao qual gostaria de tirar minha dúvida. Através de alguns sites de venda acabei encontrando o carro que eu queria. Acontece que o carro pertence a namorada do cara que me mostrou o veículo, onde, ele me informou que o carro possuía um débito no valor de R$16.000,00 mas que ele já entregaria o carro quitado. O valor que ele está pedindo no carro é R$25.000,00 já quitado. Fui orientado por um advogado a, ao vez de transferir todo o montante, solicitar os boletos para quitação da dívida e transferir o restante para a conta da proprietária (namorada do colega que me mostrou o carro).
    Há algum problema nisso? Há alguma chance de dar algo errado? O que eu poderia fazer?

    Responder
  • ola eu queria comprar um carro mais ele esta em alienação Fiduciária então isso quer dizer que o carro ainda não foi pago as parcelas ainda ?

    Responder
  • Parabéns pelo site. Eu comprei um carro que estava com alienação fiduciária, porém o carro ja foi quitado e no site do detran consta que o agente financeiro já informou a quitação também. Agora posso transferir o carro pro meu nome ou o proprietário ainda precisa pagar algo ao detran?

    Responder
  • Olá, bom dia.

    O meu caso é o seguinte: encontrei um veículo a venda, sendo que o atual dono, o segundo, no caso, me informou que não será possível transferi-lo, uma vez que o Banco Panamericano, instituição financeira que financiou o veículo, encerrou suas atividades, estando a seis anos sem cobrar as parcelas restantes, não tendo até o presente momento cobrado os valores devidos judicialmente. Ele me disse que não seria viável, após todo esse tempo, a cobrança dos valores devidos por parte da empresa que talvez tenha herdado a dívida, e que o veículo está no nome do antigo proprietário.
    Existe o risco de esse veículo vir a ser recuperado? Seria vantagem para mim adquirir o veículo, estando ele em situação tão suspeita?

    Aguardo resposta. Obrigado.

    Responder
  • Muito obrigado por nos ensinar a não entrar em furadas!
    Adorei as informações claras e precisa que vocês nos deram.

    Atenciosamente: Rafael Brum

    Responder
  • PREZADOS

    VENDO O CARRO EM 2015, FIZ O DOCUMENTOS DE TRANSFERENCIA E O COMPRADOR NÃO TRANSFERIU, MAS VENDEU PRA UM ESTACIONAMENTO OU GARAGEM COMO MUITOS CONHECE, QUE VENDEU PRA OUTRO COMPRADOR QUE COMPROU ATRAVÉS DE UM FINANCIAMENTO E O CARRO ESTA COM MEU NOME E ESTA COM ALIENAÇÃO FIDUCIARIA NO NOME DO TAL COMPRADOR, QUE NÃO SEI QUEM É, E AINDA POR CIMA NÃO ESTA PAGANDO IMPOSTO, MINHA PERGUNTA:

    ESTA FINANCIADORA PODERIA TER FINANCIADO ESTE CARRO SEM TER TRANSFERIDO?
    PRETENDO LEVAR ESTA FINANCIADORA NA JUSTIÇA POR DANOS MORAIS OU OUTROS ERROS QUE ESTA ACONTECENDO, PORQUE ESTOU PAGANDO IMPOSTO, POSSO?

    Responder
  • Boa noite comprei um veiculo com alienaçao fiduciaria e com atraso nas parcelas e com busca e apreencçao decretada quitei o carro apos negociar com o banco ai vem a duvida a restriçao foduciaria ja baixol no cite do detran mas a busca e apreençao nao eu ja posso pagar as taxas e impostos e trnsferir o carro?

    Responder
  • Ola, o meu caso e muito complicado. Em 2011 comprei um carro da concessionaria mas em 2013 teve um acidente e uma mulher bate o meu carro q tava estacionada na rua e deu PT. Nao tenho seguro e a mulher nao pagou e desde la estamos brigando na justica pelo dano, precisávamos dar baixa do carro mas sem quitar os débitos a concessionaria nao pode fazer nada e nao tenho como pagar. Como a lei demora e ate hoje estou pagando garagem desta sucata e sem poder dar baixa esta gerando IPVA e estou na SERASA. Não tenho condições de quitar a divida e as taxas da garagem da sucata esta me pesando muito , o que fazer?

    Responder
  • Gostaria de sabe pq na minha transferência tá aparecendo alienação fiduciária tenho que fazer o que pra transferir sendo que o dut tá preenchido no meu nome

    Responder
  • Ola, em 2011 comprei um carro da concessionaria mas em 2013 o meu carro q tava estacionada na rua foi batida fortemente e deu PT. Eu nao tinha seguro e a pessoa q bateu enrrolou meses nao pagando e desde la estamos brigando na justica pelo dano material e agora pelo dano moral. Na epoca precisávamos dar baixa do carro q deu PT mas sem quitar os débitos a concessionaria nao pode fazer nada e por isso ate hoje pago o estacionamento do carro q deu PT e estou devendo os impostos(IPVA). A coisa ficou mais apertada e desde 2014 estou sem pagar as parcelas do carro mas continuo pagando a guarda do carro e devendo os impostos. Estou ficando cada vez mais endividado e a concessionaria diz q so aceita o recebimento do carro se nao tiver nenhum debito com DETRAN. Nao teria alguma solucao para poder devolver o carro a concessionaria e assim zerar os meus debitos?Favor me ajude!!!

    Responder
  • eu comprei uma moto mas nunca tinha prestado atencão no documento, hoje tava olhando e vir na observacão essa mesagem alienação fiduciária isso quer dizer que a moto não é quitada? acho que por isso que o dono dela que eu comprei ta me enrolando para passar pro meu nome. no caso eu paguei o valor da moto o banco pode pedir busca e apreesão? não existe bloqueio judicial

    Responder
  • comprei um carro em uma agência ,financiou pela bv mas não consegui pegar o recibo de trasferencia , o dono da agência sumiu dando prejuízo para os antigos donos,pagando só um parte para eles.o que posso fazer o gravame está em nome da minha mãe,financiou pela bv mas o recibo nada.o que faço

    Responder
  • Estou com uma dúvida refinanciei meu carro à três meses e hj a financeira me ligou
    Que é obrigatório eu ir o qto antes no detran pedir para ser rodado um novo documento com a alienação.. É obrigatório… Mesmo eu estando com as prestações do carro em dia e a documentação do carro também??

    Responder
  • Ola comprei um veiculo particular constava baixa de alienação mas no doc estava escrito alienação. Paguei o doc 2016 e ainda assim veio escrito como alienado a financeira, ainda nao transferi o veiculo so o farei após terminar o pagamento.
    o acham do caso mesmo constando baixa o veiculo pode estar alienado ainda?
    Desde ja agradeço

    Responder
  • E no caso dos veículos de leilões da Receita Federal, haverá um em Campo Grande e contém veículos com esse gravame de alienação fiduciária. Efetuando a compra você assume alguma dívida? E para carros que são do Paraguai apreendidos no Brasil, o Detran, com a papelada da Receita emplaca e emite o documento?

    Responder
  • olá comprei um veiculo em uma loja de usados em são paulo, mas a placa é do parana o vendedor me garantiu que iria fazer a transferencia para o meu nome, pesquisei o veiculo e consta alienação baixada, mas o documento do veiculo esta em nome da antiga dona que não sei se ele tem contato com ela ,e notei que o mesmo esta me enrolando para fazer a transferencia do veiculo para o meu nome,como proceder para resolver o ocorrido. Grato

    Responder
  • Olá. Fui contemplado em uma moto no consórcio yamaha a pouco mais de 1 mês com o bem. Nesse período cheguei a conclusão que não era o ideal para mim pois tive problemas de saúde por conta do mesmo. Gostaria de vende-lo para comprar um outro adequado para mim, contudo, continuando a pagar as parcelas que devo no consórcio. É possível?

    Responder
  • Fiz um conssorcio quitei a 2 anos… Agora verifiquei na consulta completa e consta veiculo com alienacao fiduciaria… Como faco pra resolver isso…

    Responder
  • Olá bom dia. Eu comprei uma moto financiada ao banco e fiz a quitação dá moto ja faz um ano e vi que minha moto está com essa restrição ALIENACAO FIDUCIARIA como fasso pra resolver isso

    Responder
  • bom dia.
    encontrei por assim dizer. um corsa (em bom estado e completo) abandonado a 2 anos. praticamete.
    baixei as informacoes dele com a placa.
    descobri que e financiado pelo hsbc atual BRADESCO.
    ele esta desemplacado des de 2010.
    descobri o nome da dona, o renavan.
    mais n consigo acha o proprietário.

    queria saber si.
    eu comparecer ao banco BRA..
    EU CONSEGUIRIA REFINANCIA O CARRO.
    JA QUE ELE TA EM BUSCA E APRIENCAO.
    CREIO QUE NEM A JUSTICA ACHO O CARRO PELA BUSCA E APRIENCAO.

    Responder
  • Boa noite. Vendi um veiculo quitado, porém ainda constas no documento a alienação, porém a instituição financeira já fez a comunicação de baixa no gravame junto ao detran/rj, porém o novo comprador reside em Campinas/SP, ele consegue fazer a baixa e a transferência no Detran/SP?

    Responder
    • to na mesma situacao, mais comprei, um veiculo do MS, porem no detran ms consta que tem baixa de gravame pro proprieterio ir regularar no detran ms, mas ja trouxe o veiculo pra sp. Queria saber se da pra baixar e transfererir por aqui. Como sua pergaunta ja faz um tempo, poderia me informar se seu comprador conseguiu transferir em sp? grato.

      Responder
  • Olá Carcheck,
    Fiquei com uma dúvida. Estou negociando um veículo de pessoa particular, onde este veículo foi tirado OKm por esta pessoa em uma concessionária autorizada. Consultei o último CRLV do veículo de 2016 e no campo de observações consta “SEM RESERVA”, porém, verifiquei no campo de obervações do CRV do veículo e consta ALIENAÇÃO AO BANCO DA MONTADORA, o antigo proprietário indica ser a concessionária, não consta a placa, pois o carro era OKm, mas o recibo está no nome da pessoa que comprou. Consultei o renavam no site do Denatran e consta como Restrição 1: Alienação Fiduciária.
    Se o veículo estivesse alienado a alguma instituição ainda constaria esta informação no CRLV do veículo, correto? Neste caso, não será possível transferir o bem para meu nome até que o mesmo seja quitado.
    O que significa esta alienação que aparece no CPF do proprietário?
    Não entendi a diferença de informações constante entre CRV e CRLV.
    Poderia me explicar?

    Responder
  • Olá boa noite!

    Tenho um veículo que comprei e não realizei transferência, a compra foi realizada em 2012, numa loja que tinha o veículo em consignação. Esse veículo foi financiado e até o momento não consigui realizar a transferência nem ao menos pegar os documentos, e não posso andar com o carro, pois não consigo emitir o documento no meu nome. Já entrei em contato com o antigo proprietário que se nega a transferir o veículo, alega que não recebeu. Informei a financeira e nada. O ex proprietário alega que não recebeu, por isso não irá transferir o veículo, esse, está com alienação o que faço?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *