Guia sobre Busca e Apreensão por falta de pagamento

Guia sobre Busca e Apreensão por falta de pagamento

Muitas vezes ouvimos falar de carros que foram apreendidos e em como o dono perdeu dinheiro ou teve muita dor de cabeça para recuperar seu veículo. Qualquer descompasso financeiro, como parcelas em atraso e muitos já sentem o medo e a falta de sono por conta do risco de perder seu carro.

Mas será que a financeira pode mesmo tomar o seu veículo? Você pode resolver e evitar a apreensão? Muitas dúvidas confundem o consumidor e este realmente é um campo mais complicado da relação de compra e venda. Vamos aqui tentar sanar as principais dúvidas que surgem nesses casos e montar um pequeno guia sobre o tema. Confira a seguir:

O que é?

É uma espécie de autorização judicial para a financeira reaver um bem que esteja em atraso com o pagamento. Os contratos assinados já prevêem essa cláusula e seu uso é muito comum na compra de veículos financiados, desde os de passeio, como carros e motos, até os de uso pesado, como caminhões e tratores.

Quando acontece?

Quando há atraso nas parcelas do pagamento, a financeira primeiro deve entrar em contato com o comprador e reforçar a cobrança. Isso ocorre geralmente quando se chega a três meses de atraso. Então ela solicita na justiça a expedição de busca e apreensão do veículo.

Uma vez expedido o documento, um oficial de justiça e um empregado da financeira se dirigem até a casa do comprador em atraso para realizar a apreensão. Em situações específicas, eles podem solicitar reforço policial.

Posso reaver meu carro após ser apreendido?

A resposta é sim, mas seu prazo é muito curto. Você terá cinco dias úteis a partir do momento da apreensão para pagar a dívida em atraso mais todas aquelas que faltam. Ou seja, o valor integral restante no contrato. Caso contrário, a financeira poderá enviar o carro a leilão a fim de reaver seu prejuízo. O devedor também tem um prazo de quinze dias para apresentar um advogado que o defenda no caso.

Para evitar esse problema eu posso devolver o carro?

O que ocorre comumente nestes casos é o devedor revender o veículo para a concessionária e com esse valor pagar o que deve para a financeira. O problema é que geralmente o valor obtido nem sempre é suficiente para pagar a dívida total.

Quais são os golpes comuns nessa situação?

Está cada vez mais comum vermos em anúncios por aí carros com valor muito abaixo do mercado. O que está acontecendo é que muitas pessoas estão dando golpes nas financeiras, usando nome de laranjas para retirarem os veículos e não pagarem as parcelas, circulando com os carros sem documentação adequada. Muito cuidado para não cair nesse golpe! Procure ver a documentação do veículo e comprar em concessionárias conhecidas no mercado.

Fuja desses problemas!

Comprar um carro financiado é sua opção? Sem problemas, programe suas finanças e compre apenas aquilo que está dentro da sua realidade financeira. Perder o veículo no meio do pagamento é uma situação extremamente desagradável e os prejuízos serão muito maiores. Fuja também de vendedores sem referências do mercado ou com preços muitos abaixo da tabela. Tomando essas precauções você não entra em furada e garante um bem ainda mais precioso: sua própria tranqüilidade!

Quer aumentar ainda mais a segurança? Antes de comprar um usado, consulte o CarCheck!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Um comentário

  • O artigo é excelente, entretanto faltam mais esclarecimentos como: qual documento usar para pagara a dívida em cinco dias? Como são calculadas as custas? quem emite a guia para pagamento da dívida? enfim, qual documento é usado para pagar a dívida e,m cinco dias? é código de barra? quem emite esse documento para pagar? já vaio acompanhando o mandado de citação? como pagar?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *