Direção Defensiva: tudo que você precisa saber sobre!

Direção Defensiva: tudo que você precisa saber sobre!

A direção defensiva consiste em um conteúdo programático idealizado pelo DENATRAN, que é parte integrante dos centros de Formação de Condutores de Veículos. Contudo, em muitos casos, alguns motoristas saem desses cursos com alguns vícios tão enraizados que ― apesar de receberem informações bastante relevantes ― não assimilam muita coisa e não absorvem o mais importante.

Apesar de todo o esforço dos órgãos responsáveis, a imprudência cometida por alguns ainda é responsável por acidentes e diversas infrações registradas.

No entanto, para diminuir essas taxas, são adotadas vários medidas de conscientização de direção defensiva e, logicamente, qualquer iniciativa nesse sentido é válida para coibir tais práticas, que só vêm a colocar vidas em risco.

Confira, a seguir, os principais pontos referentes à direção defensiva e que devem ser praticados por todos os motoristas e motociclistas. Acompanhe!

Entenda o conceito de direção defensiva

Os conhecimentos transmitidos aos alunos nos cursos de habilitação não são suficientes para que torne o trânsito mais seguro e consciente por parte da maioria dos motoristas. É necessária uma conscientização frequente para que, pouco a pouco, os motoristas mudem sua postura e adotem comportamentos mais responsáveis em relação ao trânsito e os perigos que ele envolve.

A conscientização dos usuários é, sobretudo, o mais importante na adoção de posturas de prevenção contra acidentes, e as autoridades devem investir muito nisso.

O objetivo da direção defensiva é a segurança dos motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres, enfim, todos que tenham livre acesso a vias públicas. Por isso, dirigir, pilotar suas motos e guiar suas bicicletas requer muita responsabilidade porque a vida de terceiros está também em jogo.

Lembre-se: segurança em primeiro lugar

O objetivo de direção defensiva é a segurança, tanto dos motoristas, como de motociclistas, ciclistas e pedestres, ou seja, todos que tenham livre trânsito nessas vias. Por isso arriscar ultrapassagens e forçar manobras perigosas pode representar graves riscos à segurança de todos.

Alguns cuidados merecem muita atenção para evitar surpresas desagradáveis. São eles:

  • Fazer manutenção preventiva e frequente do veículo;
  • Usar o cinto de segurança;
  • Prestar atenção nos cruzamentos;
  • Fazer ultrapassagens de forma segura;
  • Aperfeiçoar-se constantemente por meio de cursos de reciclagem.

Respeite a sinalização

O respeito às placas de trânsito é um dos pontos cruciais da direção defensiva. Elas têm a função de alertar, sinalizar situações perigosas, além de indicar o limite de velocidade máxima em cada trecho da cidade. Por isso, ficar atento a elas é fundamental para evitar acidentes, além de evitar que se cometa as temidas infrações, que pesam ― e muito ― no bolso do contribuinte.

Tenha muita atenção e cuidado

Como todos nós sabemos, nem todos os lugares possuem condições adequadas de tráfego, por isso, todo cuidado é pouco. O melhor a fazer é, antes de pegar qualquer caminho ou estrada que se conheça pouco, saber das reais condições de pista e tráfego, antes mesmo de chegar até ela.

Agora, muito cuidado com o celular, quando for usá-lo para consulta ao GPS. Saiba que é considerada infração, além de que as rotas indicadas pelo aplicativo nem sempre são seguras, e já levaram motoristas para locais perigosos.

E você, achou interessante os pontos mais importantes da direção defensiva? Comente e compartilhe suas sugestões para uma direção mais tranquila e segura!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *