Vale a pena comprar carro com documento atrasado?

Vale a pena comprar carro com documento atrasado?

Muitas pessoas interessadas na aquisição de carros usados exibem dúvidas sobre alguns casos específicos porque querem se assegurar de estarem fazendo um negócio seguro. Um dos problemas mais recorrentes é o veículo que está com licenciamento atrasado.

Isso é, quando o seu proprietário não cumpriu com a renovação obrigatória por lei do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos). Esse documento é de porte obrigatório, já que concede a liberação de tráfego para o automóvel em questão.

O que fazer se o carro pelo qual se tem interesse não está com esse documento em dia? Vale a pena comprar mesmo assim? Veja a resposta para essa pergunta no nosso artigo abaixo!

O problema do licenciamento atrasado

Como o CRLV legaliza a circulação do carro, ele tradicionalmente traz informações e atributos do automóvel, como o seu código RENAVAM, a sua marca, o seu modelo, o seu número do chassi, o seu ano de fabricação e a sua cor. Mas, na cédula, há também os dados do proprietário, tal qual o seu nome, o seu CPF, o seu CNPJ e o seu endereço.

A liberação do CRLV só é feita depois que o condutor paga todos os tributos estaduais a fim de poder circular com o veículo, como o IPVA, a taxa de renovação de licenciamento e o seguro DPVAT. Se ele tiver multas pendentes, também deverá pagá-las para dar prosseguimento à renovação do documento.

Essa é uma maneira que o Poder Público tem para assegurar ainda mais a regularidade do motorista perante as suas obrigações fiscais e tributárias. Vale dizer que, se o CRLV estiver atrasado, tanto o veículo quanto o documento poderão ser apreendidos pelo agente de trânsito. Essa situação perdura até que o proprietário quite os seus respectivos débitos, recebendo 7 pontos na sua Carteira de Habilitação e levando uma pesada multa por causa da infração gravíssima.

Os impedimentos para passar o documento para o seu nome

Além dos transtornos e dos riscos de circular sem a documentação em dia, existe outro problema para quem deseja comprar um automóvel com o CRLV desatualizado. Se você for fazer negócio com o proprietário antigo ou com uma revendedora, poderá tranquilamente quitar os débitos após a aquisição.

Inclusive, descontando esses compromissos financeiros do valor cobrado pelo carro. Porém, com o objetivo de não ter nenhum contratempo ao circular com o veículo sem a documentação normalizada, na hora em que for transferir os documentos para o seu nome, terá que pagar tudo de uma só vez.

Assim, o comprador pode transferir a propriedade do carro no documento, devendo antes comprovar o pagamento do IPVA, do seguro obrigatório e das eventuais multas. Ainda, deve ter em mãos o documento do ano anterior quando solicitar a renovação em um posto de atendimento do DETRAN ou do banco credenciado.

Além disso, o automóvel não pode apresentar restrições ou bloqueios judiciais, o que bloquearia também a transferência de propriedade. Se você consultar o carro usado que pretende adquirir na CarCheck e ele estiver com o seguro DPVAT ou o IPVA atrasados, fique atento!

Por mais que alguns vendedores digam que vão lhe dar um desconto ou facilitarão o negócio, você não poderá transferir a propriedade do veículo. Para emitir o documento no seu nome, será necessário pagar as dívidas e à vista.

Não vale a pena comprar um carro sem ter a chance de transferir a sua titularidade no documento de proprietário. Portanto, não corra esse risco: sempre realize uma consulta veícular antes de fechar negócio na transação de um veículo usado.

Restou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma observação? Deixe um comentário para a gente!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

11 comentários

  • Quero comprar um carro antigo em minha cidade para restaurar ele. Ele está com quase 15 anos sem pagar documentação nenhuma. Tenho que colocar todos esses anos em dia? Obrigado.

    Responder
  • A financeira liberou um financiamento de um veículo com débitos de ipva. a loja não conseguiu fazer a transferência para o meu nome. só fiquei com a dívida sem o veículo pois deixei o carro na loja consignado e sumiu a loja faliu.o banco fica me cobrando. o carro encontrei no pátio e não tive acesso porque os documentos não estão em meu nome. Só as multas que estão em meu nome. nem comunicação do detran eu recebi dizendo que o carro iria a leilão. que faço. Edgard

    Responder
  • Boa noite, estou avaliando um carro para comprar e o mesmo possui 2140 em débitos (todos referentes a documentação atrasada),logo, quando eu fazer a compra, terei de pagar dois licenciamentos? O atrasado e o novo em meu nome?ou apenas um licenciamento?Ou seja, pagarei apenas um licenciamento uma vez que estarei transferindo o mesmo para o meu nome e consequentemente fazendo um novo doc. Resumindo, pagarei dois licenciamentos (antigo+mais o novo em meu nome ”pós-transferência” ) ou posso aproveitar o pagamento de um referente a 2016 até 2017 já para o meu nome!?

    Responder
  • Caso eu queira comprar um veículo com documentação atrasada e desejo legalizar tudo no ato da transferência por ter recebido um bom desconto nessa compra, eu posso estar fazendo no detran da minha cidade ou tenho que estar fazendo tudo na cidade onde o veiculo encontra-se emplacado?

    Responder
  • Oi, estou negociando um carro porem o dono me falou que só tem Pa2 do veículo, como faço para regularizar e já sair com veículo no meu nome? Quais os gastos?

    Responder
  • Boa noite gente ! Preciso de uma orientação de vcs ,a pergunta é ! posso compra um outro veiculo usado estando com dividas pendentes do meu antigo veiculo ?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *