Tudo que você precisa saber sobre a Consulta Base Nacional (BIN)

Tudo que você precisa saber sobre a Consulta Base Nacional (BIN)

 

Se você tem vontade de saber mais acerca de um automóvel em especial, você precisa conhecer a Base de Índice Nacional (BIN). Já ouviu falar a respeito? Confira todas as informações:

O que é a Base de Índice Nacional (BIN)?

A Base de Índice Nacional (BIN) é um banco de dados oficial do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), onde estão inseridas as características e informações referentes aos veículos, a partir do suporte ao RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores). Os primeiros registros vêm de fábrica, assim que os veículos são montados, com dados fornecidos pelas próprias fabricantes. Mas, à medida que os proprietários cumprem as vistorias anuais e a atualização do registro nacional, novos dados passam a ser inseridos ou também atualizados no sistema.

Apesar de ter alcance nacional, o sistema é alimentado pelos bancos de dados estaduais, pertinentes aos postos dos órgãos de trânsito de cada ente federativo. Isso significa que pode haver breve defasagem entre a base nacional e as bases de dados estaduais.

Para que serve uma consulta BIN?

Para quem pretende descobrir algumas referências sobre algum veículo que pretenda comprar, ou do próprio veículo de que já é dono, uma consulta BIN pode ser uma boa pedida. Há várias empresas no mercado que oferecem esse tipo de serviço.

Quais dados podem ser acessados?

A sondagem que a pessoa pode realizar através deste sistema proporciona o acesso a certos dados e esclarecimentos bastante detalhados sobre o veículo que se deseja obter informações. Como a atualização acontece em paralelo com a renovação de dados do RENAVAM, as informações são com certeza as mais recentes sobre o automóvel em questão.

O veículo pode ser consultado, basicamente, a partir dos seguintes indicadores: pela placa, pelo número do chassi, ou pelos dígitos constantes no RENAVAM. Há empresas que prestam consultas também a partir de outros dados, como o motor ou o câmbio.

O retorno da consulta oferece uma quantidade enorme de informações sobre o veículo buscado, tais quais: Número e tipo do chassi; Município de registro; marca ou modelo do veículo; tipo do veículo; tipo de combustível; motor; caixa de câmbio; tipo e número de carroceria; montagem; identificação e UF de destino da fatura; se existem pendências e restrições; UF de registro e número da placa; RENAVAM; situação geral do veículo; cor, espécie e ano do veículo; quantidade de passageiros suportada; potência e cilindradas do motor; procedência; últimas atualizações.

Em quais situações é uma consulta indicada?

Como a Base de Índice Nacional (BIN) retorna muitos dados acerca do veículo que foi consultado, é possível ao interessado verificar diversas informações úteis, como, por exemplo, se o proprietário realizou alterações na sua originalidade, pintando a carroceria de outra cor ou modificando peças provenientes de fábrica. A depender das modificações, as “inovações” poderão ter um impacto negativo no valor de revenda do bem.

Da mesma forma, uma consulta é indicada para quando você tiver suspeitas sobre roubos ou restrições federais de que o veículo possa estar envolvido. As informações da consulta indicarão, com certeza, se existem restrições administrativas, alerta de roubo/furto ou dívidas relativas à tributação. Com isso, será possível evitar a aquisição de veículos com problemas diversos.

Sabendo desses aspectos, a consulta é recomendada tanto para os compradores pessoa física quanto para as empresas do segmento automotivo, financeiras e seguradoras, entre outros.

Se você quer ter tranquilidade na hora de adquirir um automóvel, basta acessar o Carcheck e averiguar os dados de origem do veículo e suas atualizações. Não fique hesitante ou apreensivo: tenha a certeza de que o carro que está em seus planos de compra está com tudo limpo!

Caso ainda restem dúvidas sobre a Consulta Base Nacional (BIN), compartilhe-as conosco através dos comentários. Podemos ajudá-lo!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

73 comentários

  • Estou com problema pra comprar um carro, no sistema do Detran o carro esta regular, porem quando vou alienar o veiculo no banco diz que existe uma restrição de alienação fiduciária, que só aparece na bin, não sei mais onde recorrer pra solucionar a solução, pois o antigo dono também não sabe o porque, quem é responsável por essa inclusão ou exclusão dessa restrição? Se for falta de comunicação onde pode resolver tal problema? Segue dados do veiculo. Renavan: 174423462, chassi: 93hgn2640az113453, placa KLE1769. O proprietário tem o documento do carro e também o DUT onde informa sem reserva. Ficarei grato se tiver esse problema resolvido.

    Responder
    • Olá Matheus, essa restrição é só na bin ou também no Detran estadual. Se estiver no Detran estadual é preciso que o financiado peça a baixa do gravame na financeira e somente depois é que é dada a baixa no detran.

      Responder
      • Boa tarde!!!

        Estou com um caso identico ao citado acima…

        No meu caso no estadua~l nao aparece nenhuma restrição e na BIN aparece RESERVA DE DOMINIO.

        “vendi” o carro financiado pelo Itau, e o banco não me paga alegando que consta essa informação.
        Oque devo fazer para resolver este problema?

        Desde já agradeço

        Responder
    • Mesmo problema, conseguiram resolver?

      Carchek, alguma sugestão? O veiculo em questão nunca foi financiado, único dono, documento sem reservas, mesmo caso do Matheus.

      Obrigado

      Responder
    • Boa tare,

      Matheus,

      Alguém abriu algum serviço alienação, por financiamento, junto a alguma instituição financeira, mas não finalizou, ou seja não procurou o detran para fazer apresentação do Dut e alienar, consequentemente, regularização do documento do veiculo.

      Responder
  • Vendi meu fiesta class 2009 e o novo proprietário não consegue transferir o carro para o seu estado (placa de SP, comprador de MG).
    Após preencher os dados no site do Detran de minas, apareceu uma mensagem de que o veiculo não está cadastrado na bin – Contactar o detran SP. Mensagem de erro 054.

    O que poderia ser isso?

    Responder
      • O Detran de SP não cadastrou o carro na BIN. O meu e outros milhões.
        Por isso o comprador não consegue fazer a transferência de propriedade do veículo para outro Estado. Resultado disso tudo: o comprador deve solicitar a atualização de cadastro do veículo no Detran SP (apenas no de SP). Além do mais, não conseguirá transferir o carro antes dos 30 dias e terá que entrar com recurso para não pagar multa. Minha conclusão: JAMAIS VENDA VEÍCULO FORA DO SEU ESTADO PARA EVITAR MUITA DOR DE CABEÇA!

        Responder
  • Ola boa noite, estou com um problema referente ao numero do meu motor, acredito eu que seja por erro de,digitaçao, possuo o carro desde 2007, fui fazer a vistoria, e disseram q o numero cadastrado difere do numero do motor, em apenas 1 letra, o q esta no veiculo esta como vd175644 e no registro consta como td175644, como proceder nesta situaçao? Estou a anos com o carro e posso garantir q jamais esse motor saiu de la. Como da pra perceber, existe apenas uma letra trocada, se alguem puder me dar uma luz agradeço

    Responder
  • comprei um caminhão engesa num leilão da exercito, o veiculo era operacional com direito a documentação, não era emplacado , mas meu despachante informou que o mesmo não tem cadastro na bin e não tem como fazer a documentação do veiculo .

    Responder
  • Boa noite, possuo uma amarok cs 2013 sou o 2º dono dela, o 1º dono comprou zera e transferiu normalmente comprei dele e na hora da vistoria não passou, ela e cabine simples no modelo do veiculo consta (amarok cab simples que esta correto), porem no “especie e tipo de carroceria” deveira constar ( carrocerria cab aberta e foi cadastrada como carroceria dupla), ipva esta sendo pago como cabine dupla e ela nao é, possuo a nota fiscal dela e consta como cab simples, acredito que a fabrica deve ter cadastrado ela na bin errado, ja puxei ela na bin, como disse acima no modelo esta correto amarok cab simples, porem na especie e tipo o modelo de carroceria foi cadastrado errado ja entrei em contato com a concessionaria onde ela foi tirada e ate agora so estao me enrolando oq faço?

    Responder
    • Olá Miriam,

      Quem pode resolver isso para você é o Detran e não a concessionária. Você precisa levar o documento do veículo e a nota fiscal até o Detran de sua cidade para solicitar a alteração. Com relação ao IPVA, ele é calculado pelo preço do veículo na tabela fipe. Este preço é buscado pelo modelo do veículo apenas, por isso estranhamos que seja cobrado o valor da cabine dupla pois o modelo desta Amarok só existe para cabine simples. Veja se seu calculo está sendo realizado corretamente. De qualquer forma, você precisa regularizar isso no Detran.

      Abraços!

      Responder
    • Olá Patricia,

      Debito de licenciamento é pago no próprio Detran. No site do Detran de seu estado normalmente já tem o boleto para ser gerado e ser pago, finalizando assim o débito.
      Busque o site do Detran de seu estado para verificar isso.

      Abraços!

      Responder
  • Ola, gostaria de uma orientaçao. Comprei um carro 2007 unico dono, comprado rj. Posteriormente, o ex dono, foi transferido para brasilia, em 2012 voltou para o rio e emplacou novamente o carro aqui.Quando fui transferir , no detran me disseram que eu tenho que pagar um duda de 107 reais ,pois o carro consta a numeraçao, na base federa, mas nao consta na base estadual de dados do detran. Grato e abs.

    Responder
  • “Olá
    Adquiri um veiculo Imp/Lada Niva 1.6 4×4 90/91 com placa ai de Santo André,
    e ao efetuar o cadastro de transferência aqui para itajuba/MG o sistema do Detran-MG apresentou o seguinte código de erro:

    Tipo incompativel com marca-modelo do veiculo. vide res. 291/319

    Ao verificar o CRV que foi emitido em 30/05/2001 verifiquei que o cadastro está como espécie/tipo
    pas/automovel.

    Ao entrar em contato com o detran aqui de MG me pediram para efetuar a correção do cadastro no estado de São Paulo para poder transferir aqui para MG.
    O que deve ser feito?

    Responder
  • Bom Dia! ..Estou om um probleminha com meu carro…Vou vender ele e precisei fazer essa vistoria que consta o BIN,pois está contando que preciso fazer o recadastramento na base consultada BIN…Como faço isso??

    Responder
  • estou tentando alienar uma sprinter pelo banco itau e o banco esta me informando que o veiculo esta com restriçao na bin fabril o que devo fazer pra resolver isso?? onde devo fazer isso?

    Responder
  • Boa noite,
    Tive o carro furtado e devolvido (Furtado no Paraná/ devolvido em SP – 2012), está dado baixa tanto no PR quanto em SP, isso foi verificado a partir dos dados da PRODESP nas delegacias. Porém ao vender o carro, a pessoa consultou a BIN e lá ainda consta o carro como furto/roubo. Como faço para conseguir que na BIN seja retirado, já que desde 2012 foi dado baixa em ambos os estados pela polícia civil (em ambos BO não consta mais nada, tudo dado baixa, inclusive no Detran e Sistema de Furto e roubo de veículo)…. Não sei o que fazer.

    Responder
  • Oi, comprei um ciclomotor há um mês e a polícia apreendeu, no meu município não existe lei para ciclomotor, então eles querem me obrigar a emplacar para poder tirar do pátio, mas me disseram que se o veículo deixasse de constar no BIN eles poderiam liberar sem emplacar. Gostaria de saber se é possível excluir o cadastro do BIN.

    Responder
  • Boa tarde Senhores,
    Meu assunto é um pouco diferenciado, porém, talvez vocês podem me dar uma orientação.
    Fomos providenciar a baixa definitiva de um veículo oficial Renavam 631117998, Placas BFY-3699 Chassi 9BWZZZ231SP005356 e após a juntada dos documentos necessários houve o extravio do recorte do chassi e, segundo a nossa CIRETRAN (58ª) sem o recorte não há como dar baixa, nem com a Declaração de Perda/Extravio.
    Não há alguma outra solução? Afinal o veículo não pode ficar em aberto junto ao DETRAN e não podemos ficar quitando todos DPVATs anualmente, pois se trata de veículo oficial já sem nenhuma utilização. No caso não poderia excluir o Cadastro na BIN?
    Gostaria de um retorno.
    Att
    Pedro Vidal
    Chefe Setor Patrimonial PM Novo Horizonte

    Responder
  • Estou com um grande problema, o meu caminhão reboque foi roubado, mas logo recuperado, mas não posso agora vendê-lo, pois ele consta na Base BIN ainda como veículo com ocorrência de roubo/furto. O chassi não foi remarcado e ele encontra-se em perfeito estado, já paguei taxas recorri á vários órgãos e nada de resolver. Fui a vários órgão e nada… podem me ajudar?

    Responder
  • O que quer dizer quando o veiculo é nao cadastrado nas bases de minas gerais. Estou pensando em comprar um carro no leilao e quando entro no site do detran ele nao possui nenhuma multa e nem autuação. Pelo edital do leilao eles prometem entregar o carro sem debitos, somente terei q pagar o dpvat de 2014 e 2015. poderiam me ajudar ?

    Responder
  • Estou vendendo um carro, fizeram o bin e falaram que os carros da pegeot, Citröen falta as letras . Tive que pagar 490,00 para eles regularizarem. Isto acontece é normal?

    Responder
  • Srs… quando existem os tres documentos… BO de furto…. BO de localização… e auto de entrega do veiculo… estas informações não deveriam constar na BIN ??? quando indago a Delegacia para fazer a tal inserção a mesma diz que não tem tal obrigatoriedade, pode ser má vontade por parte da delegacia ?.
    poderiam comentar algo a respeito ?
    Obrigado !

    Responder
  • Comprei um carro de leilão, mais diz que a Bin está cadastrado só em sp e eu moro no rs consigo fazer a transferência normal ?

    Responder
  • possuo uma moto 1996
    que foi cadstrada erada na bim consta o numero de importada esta cadastrada no rio e esta em dia , mas fui passar para sp, consta o numero de nacionalizada , esta dando divegencia pois não foi nacionalizada , já saei que tenho que abrir o processo quanto tempo para atualizar a Bin… aquem sabe

    Responder
  • comprei um carro, primeiro emplacamento, tirei o pre-registro no site do detran e quando fui levar ate a Ciretram nao consigo emplcar porque fala que o pre registro nao esta cadastrado na Web. O que devo fazer?

    Responder
  • BOA TARDE
    IMPORTEI UM MUSTANG DOS ESTADOS UNIDOS, E NO BRASISL, NA CIDADE DE BLUMENAU SC. O DETRAN CADASTROU ERRADO O NUMERO DO MOTOR NO RENAVAN. PEDI A CORRECAO AO DETRAN E CRIARAM UM NOVO RENAVAN DO CARRO COM NUMERO DO MOTOR CORRETO, NO ESTANTO NAO INFORMARAM A BIN ESTA ALTERACAO. COMO RESOLVER ? SENDO Q O CARRO JA ESTA NO NOME DE OUTRA PESSOA NO ESTADO DE SAO PAULO .

    Responder
    • O Detran de origem onde cadastro o carro aqui no Brasil, ou seja, de Blumenau, tem que desarquivar o processo de origem, pois o veiculo mesmo sendo dos Estados Unidos, não tem registro no Brasil. A base Nacional deve com certeza gerado uma nova placa e novo renavan, a partir daí se fará a alteração ou correção do numero do motor, com atualização na Bin. Não vejo por que o Detran de Blumenau criar dificuldades. Deus abençoe.

      Responder
  • Estou com um problemão. Comprei um carro zero em abril deste ano, em outubro fui transferir de Brasilia para Tubarão.sc, constatou no CIRETRAN de Tubarão que o veículo está com débito do IPVA/2015 no banco de dados do BIN. No Detran de Brasília não consta nada de divída nem multas, estou com a documentação em mãos todas em ordens. Já recorri no Detran/DF, Ciretran/SC, Sec. Fazenda/DF, e ninguém resolve. Por favor me indique o caminho que devo tomar para tirar este débito do IPVA do BIN. obrigado

    Responder
  • Eu queria saber como faço para colocar no documento do meu caminhão marca e modelo. Pois esta marca e modelo igual exp: Mercedes bens/Mercedes bens não sei em qual órgão recorrer.

    Responder
  • Boa tarde, comprei uma moto Italija 50cc, e a loja, não fez a cadastro no Bin!! Preciso casdastea-lá, para poder emplacar. Oq tenho q fazer???

    Desde já, agradeço atenção!!

    Responder
  • Oi boa noite , estou com uma duvida para e para a delegacia de roubo e furto
    é preciso leva a minha moto.Porque comprei uma cinquentinha mais a loja fechou
    e não tem como cadastrar, e para emplacar é preciso do cadastramento da loja.

    Responder
  • Estou tendo problemas para licenciar o emplacamento de um veiculo REBOQUE, que foi comprado de SC e vou emplacar no PIAUI, na consulta do detran da minha cidade consta a seguinte pendencia “doc não confere com o do faturamento” já tentei todas as formas de solucionar e não encontro o erro, voce pode me dar uma luz?

    Responder
  • boa tarde .. estou com um problema de transferencia vendi uma camionete ela esta no meu nome esta tudo em dia pucho pelo proprio detran nao consta nada mas quando vou fazer a transferencia dela pro nome do novo comprador aparece assim ..veiculo nao pode ser transferido codigo 004 . a placa dela e do estado do Para ..e estou tentando transferir aqui para o estado de SAO paulo oq devo fazer

    Responder
  • Ola comprei um carro porém não me deram o recibo de compra e venda e há débitos no mesmo. É possível licenciar o veículo com o nome de outra pessoa de outro município

    Responder
  • Tenho um carro com placa de Belo Horizonte. Ocorre que fui assaltado em SP e levaram o carro, sendo que o mesmo foi encontrado no dia seguinte. Fiz todos os procedimentos legais em São Paulo (BO, auto de entrega). Agora vendi o carro e consta no Detran de MG ainda a restrição deste roubo (BIN). Estou tentando resolver isso, onde já fui a Delegacia onde registrei a queixa, na delegacia onde recuperei o carro, no Detran de SP, na delegacia de roubos e furtos de BH, porém ninguém consegue resolver o assunto, que no meu entendimento é um problema de sistema. O que me aconselham a fazer?

    Responder
  • Boa noite!

    Estou em uma situação complicada, vendi um carro de propriedade minha desde 2009 este carro foi comprado em SP e feito financiamento em MG, quitado em 2012, mas continuei realizando licenciamento em SP, semana passada transferi para meu nome e endereço de MG, porem o comprador foi financiar uma parte do valor e a financeira nao liberou pgto, pois existe 4 retriçoes na base bin 2 em MG 1 RJ e 1 PA, no detran nao consta nenhuma restriçao, a financeira diz nao conseguir baixar o gravame por conta destas restriçoes e nao sei onde mais ir para ao menos saber o que é tais restriçoes e como resolver. Se puderem me ajudar agradeço!

    Responder
  • Oi, comprei um veículo zero km em Maio de 2015, e a na nota fiscal constam 2 chassis diferentes e 2 números de motores diferentes. Por azar, a corretora de seguros fez a apólice com o chassi que não era o do meu veículo, fiquei 1 ano sem seguro no meu carro mas paguei um seguro para outro veículo que não o meu. Posso processar a concessionária por isso? Como proceder nesse caso?

    Responder
  • Bom dia
    O carro estava financiado, mas já quitado. Ao juntar documentos para baixa, percebi que o CRV estava extraviado. Entrei em contato com o banco e foi enviado devida documentação para emissão da 2º via do CRV. Entretanto o Poupa tempo da minha cidade, diz que o banco tem que baixar a comunicação de venda na base nacional do Detran, o da base estadual está ok. O banco diz que não faz isto, o que faz é enviar os documentos e através da Ciretran da cidade é faz o procedimento. O que devo fazer, um empurro pro outro, como devo proceder.

    Responder
    • Quem faz a comunicação de venda e o vendedor, e se precisar baixar, ou seja, tirar a comunicação da venda, também é o vendedor. Portanto o Banco é quem solicita a baixa de comunicação junto ao Detran. Deus abençoe.

      Responder
  • comprei um carro zero km e quando fui emplaca-lo o mesmo não estava cadastrado na BIN. Até agora não consegui emplacar o carro. Não sei mais o que fazer.

    Responder
    • Simples!! vá até a concessionário aonde comprou o veiculo e solicite o cadastramento da no fiscal e do veículo na base Bin, esse fatos ocorre eventualmente.

      Responder
  • Olá, estou negociando um C3 e nele consta BIN 030616, gostaria de saber o que é e se posso pagar o preço da tabela fipe no carro. Sei que alguns carros perdem valor com essa informação.

    Responder
  • Boa tarde ,
    Comprei uma motocicleta no leilão e a mesma conta cor divergente na base do Bin,
    O veículo é amarelo , no ultimo crlv conta amarelo ,
    Porém a nota fiscal consta veículo prata .
    Estou com dúvida se vou ter que pagar mudança de característica ou se já foi feito.

    Responder
  • gostaria muito de sua ajuda para encontrar um caminhao q meu pai tinha na década de 70, mas o detran me disse q nao consegue, tenho o numero de série deles e de um a placa antiga de duas letras, como faço para conseguir localiza-lo?

    Responder
  • Comprei um carro ele ta tudo certinho porém não tenho recibo fui no despachante ele me disse que ta em brasilia cadastrado na bin gostaria de saber quanto tempo demora esses tipo de procedimento para chega o recibo pq queria transferi para meu nome

    Responder
    • Tem sim. Leva ao Detran para vistoria de alteração de caracteristicas, depois vai para o Inmetro fazer outra vistoria técnica, depois volta ao Detran para andamento do processo e emissão do documento com a alteração.

      Responder
  • Olá! Boa noite.

    O meu pai faleceu e foi feito o inventário pelo advogado. Quando acesso o DETRAN _ RJ, não consta na de irregular. Mais não pode fazer transferência e vistoria em outro estado e consta no documento BIN 004. Sabe me dizer como devo proceder para remover este do documento. Grata Sonia.

    Responder
  • Boa tarde,
    Fiz um acordo com a financeira junto a um advogado, e fiz a quitação do meu veículo já faz 30 dias,estou querendo vender meu carro…como saber se ja foi feito a baixa do gravame? Pensei em vender o veículo direto ao próximo proprietário, mais estou preocupado denão conseguir transferir o veículo. Alguém pode me ajudar

    Responder
  • BOM DIA,ONTEM FUI A UM POSTO DO DETRAN AQUI NO R.J FAZER UMA TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADE DE UMA MOTO CBX 750 ANO 88,PARA O MEU NOME E NA HORA DE TIRAR A NUMERAÇÃO DO MOTOR ESTAVA APAGADO DE TAL MANEIRA QUE NÃO DEU PARA CONTINUAR A VISTORIA,E FUI ENCAMINHADO PARA DV UM ÓRGÃO DO DETRAN AQUI NO RIO DE JANEIRO,LÁ TAMBÉM NÃO CONSEGUIRAM VER O NUMERO DO MOTOR DIREITO,E MARCARAM PARA EU LEVAR DIA 09/05/2017 LÁ DRFA JUNTO COM UM SERVIDOR DO DETRAN PARA FAZER UMA REMARCAÇÃO NO MOTOR, OQUE EU GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO ATRAVÉS DO NUMERO DO RENAVAM E O NUMERO DO CHASSI DA MOTO TEM COMO EU SABER O NUMERO DO MOTOR QUANDO SAIU DA FABRICA CITO HONDA, AQUI VAI O NUMERO CHASSI 9C2RC171JR100371 COD /RENAVAM 313187720 PLACA LLI 0885 O NOME DO PROPRIETÁRIO ANTERIOR NELSON DE MENDONÇA JOSEPHINO, E O NOME DO PRIMEIRO DONO DA CBX 750 HONDA É VALMIR RODRIGUES JOIA, AGORA ESTÁ SENDO TRANSFERIDA PARA MIM,TEM COMO VOCÊS ME AJUDAR AGUERDO E MUITO OBRIGADO.

    Responder
  • estou com um problema,adquiri um veículo de leilão e ao fazer a vistoria de sinistro junto ao detran não consegui a emissão de documento porque segundo o detran o cadastro na Base BIN está errado.
    como proceder?
    meu documento se encontra com eles

    Responder
  • Estou tentando alienar meu veículo, mas no cetip aparece o seguinte erro: ja existe placa na bom, favor informar a placa – reserva cancelada. Pode me ajudar

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *