Tire suas dúvidas sobre como transferir a placa para outro estado

Tire suas dúvidas sobre como transferir a placa para outro estado

Com a mudança, é preciso transferir a placa para outro estado, vindo também a preocupação de atualizar com urgência muitos documentos importantes, inclusive o Certificado de Registro de Veículos (CRV).

Mas você sabe como esse procedimento deve ser executado? Continue a leitura deste post e confira todos os detalhes para solicitar o seu e evitar problemas.

Quais documentos são necessários?

Os documentos solicitados podem variar de acordo com cada estado.

Entretanto, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) já exige alguns para emitir um novo CRV: o Certificado de Licenciamento Anual e o comprovante de pagamento de débitos, como multas ou outros encargos, o CRV anterior, documento pessoal do proprietário (RG ou Carteira Nacional de Habilitação), comprovante recente do novo endereço.

No estado de São Paulo, é obrigatório, ainda, realizar uma vistoria de identificação veicular.

Se o automóvel for financiado, também será preciso transferir o gravame para o estado da nova documentação. Fale com o banco ou a financeira para solicitar a alteração.

Os custos para a atualização do CRV podem mudar de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada região.

Após atualizar o documento do automóvel e informar a mudança de endereço para outro estado, a placa do carro também precisará ser alterada. É importante consultar os valores antecipadamente.

Como evitar fraudes?

Se, ao mudar de estado, o motorista não efetuar um novo emplacamento do veículo estará cometendo, de acordo com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), uma fraude tributária, já que os impostos pagos têm relação estadual e podem apresentar diferença de valores de um lugar para outro.

Quem for flagrado pela administração pública, poderá ter que pagar o valor do IPVA local com multa, juros e atualização monetária.

Qual o prazo para transferir a placa para outro estado?

A mudança deve ser imediata. Apenas quando a troca for somente de município o prazo será de 30 dias para realizar o processo.

De que maneira é possível acompanhar o processo?

A única maneira é pessoalmente. O Detran não disponibiliza nenhum serviço on-line para que os condutores acompanhem a atualização de endereço e emissão de um novo CRV quando se trata da mudança de um estado para outro.

Após solicitar o novo documento, o prazo é de um dia útil para a retirada.

Com qual antecedência se deve realizar a transferência?

Não é possível realizar o processo com antecedência. No entanto, assim que o proprietário chegar ao novo endereço, deve dirigir-se à unidade do Detran de sua cidade e fazer a solicitação de transferência de localidade para veículos de outro estado.

O que acontece se o processo não for feito?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não realizar a transferência pode gerar multas e até mesmo problemas mais graves. Caso o condutor seja parado em uma blitz, poderá receber autuação grave, com registro de cinco pontos na CNH.

Além disso, o veículo será retido até que a mudança seja realizada (será necessário arcar com as despesas do guincho e pátio).

Agora que você já sabe a importância de transferir a placa para outro estado, que tal seguir nossas redes sociais (Facebook, Twitter, Google+) para acompanhar outras informações úteis? Fique ligado!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *