Perdi o DUT! E agora, quais são os próximos passos?

Perdi o DUT! E agora, quais são os próximos passos?

Manter um carro requer muita responsabilidade. Se você não tiver organização, pode acabar deixando de fazer as revisões necessárias, atrasando o pagamento de taxas ou, até mesmo, perdendo documentos importantes.

O DUT é um documento que confirma que você é o dono do veículo e serve para que você possa transferir a propriedade do carro no caso de uma venda.

O que fazer quando você se depara com a perda do DUT? Tire essa dúvida agora!

O que é DUT?

Essa sigla é a abreviação de Documento Único de Transferência, comumente chamado apenas de transferência.

Esse documento comprova que o carro é de sua propriedade. Você vai recebê-lo quando comprar o veículo. Ele não é um documento com data de vencimento, então, você deve guardá-lo durante toda a vida útil do carro.

Quando usarei esse documento?

Ele é usado quando você tem interesse em vender o carro ou trocar a propriedade dele — passando para o nome do seu filho, por exemplo.

Nesse caso, é necessário assinar e levar o documento ao DETRAN. O DUT será usado para emitir outra transferência no nome do novo proprietário.

Como resolver a perda do DUT?

Apesar de ser um documento referente ao carro, você não deve guardar o DUT no próprio veículo. Ele não será cobrado em casos de blitz, como acontece com a carteira de motorista.

Como ele só precisa ser usado em caso de transferência de posse, é preferível que você o mantenha bem guardado em casa.

Se você não lembra onde o deixou ou acabou perdendo o DUT, não se preocupe. Temos o passo a passo para você conseguir a segunda via do documento.

Emitir boletim de ocorrência

Logo que perceber que o documento sumiu, faça um boletim de ocorrência na delegacia. Ele será necessário para dar entrada na segunda via do DUT junto ao DETRAN.

Reunir os documentos para a 2ª via

Você precisará do RG e CPF. Se o carro estiver no nome de uma empresa, o documento necessário é o CNPJ. Você deve levar a xérox de cada documento, acompanhada do original.

Além disso, é preciso preencher a requisição de segunda via do DUT no site do DETRAN.

Fazer a solicitação no DETRAN

Depois de reunir os documentos, vá ao DETRAN de sua cidade e solicite a 2ª via do DUT. Se o carro está no seu nome, mas você não pode comparecer, faça uma procuração reconhecida em cartório para que outra pessoa resolva isso.

No DETRAN, eles realizarão a vistoria do veículo, darão entrada nos seus documentos e pedirão que você preencha o formulário RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Ao realizar a requisição, você receberá um boleto para pagamento das taxas referentes à 2ª via. Depois de pagar o boleto, você pode completar o seu pedido.

Aguardar a chegada do documento em casa

Agora é só esperar. A 2ª via do seu DUT será enviada para a sua casa pelos correios. Ah, lembre-se de guardar com cuidado o novo documento.

Esses são os passos para resolver o problema da perda do DUT. Pode ficar tranquilo, você não levará multa e nem terá seu carro apreendido por estar sem ele. A dor de cabeça é apenas de precisar enfrentar a fila do DETRAN para solicitar a 2ª via.

Não custa nada guardá-lo em um local seguro a partir de agora, não é?

Quer continuar aprendendo sobre os documentos do carro? Leia nosso texto sobre a diferença entre DUT e CRV!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Um comentário

  • Pior que tou sem o veiculo para fazer a vistoria, pois minha irmã tomou posse e não sei por onde anda, há algum modo de tirar 2 via do Dut para que possa tomar as devidas providências?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *