O que é RENAVAM?

O que é RENAVAM?

Você já parou para pensar qual a procedência do seu veículo? No ato da compra de um carro, normalmente, é feito um levantamento de uma série de questões para avaliar se vale a pena fazer o investimento. Será que o carro foi batido, as peças foram trocadas ou estão na garantia? Como será que está a situação da mecânica? Hoje, estas são questões fáceis de serem esclarecidas graças ao código conhecido como RENAVAM. Com o código em mãos é possível se certificar se todas as exigências legais estão cumpridas em relação ao veículo que se pretende adquirir. Entenda melhor sobre o código:

O que é exatamente o RENAVAM?

O Registro Nacional de Veículos Automotores, RENAVAM, é para o veículo como o RG, CPF ou Certidão de Nascimento é para nós. Com ele você pode tomar conhecimento sobre a real situação do automóvel que pretende adquirir. É possível conseguir informações sobre modelo, ano, estado de conservação, além de acessar valores do IPVA e emitir segunda via de multas.

Todos os DETRAN’s do sistema nacional estão interligados e possuem o registro do RENAVAM dos veículos registrados, que é um dado permanente e não pode ser alterado. Mesmo que o veículo seja transferido para outra Unidade da Federação (UF), a codificação continuará a mesma.

Como faço para conseguir o código?

O RENAVAM vem normalmente impresso no topo do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRVL, emitido pelo DETRAN, ou ainda no documento de transferência do automóvel. Tanto o antigo proprietário quanto a concessionária podem e devem fornecer a você esses documentos. Portanto, caso você queira saber sobre o histórico do carro adquirido, você pode solicitar ao vendedor. Informações importantes como características do veículo, emplacamento, licenciamento e multas podem ser conferidas através desse código.

Até pouco tempo atrás o código do RENAVAM possuia apenas nove números, compostos por oito dígitos e mais um último algarismo verificador. Desde meados de 2013, contudo, a numeração passou a ser formada por 11 dígitos, com o objetivo de ampliar as possibilidades de combinações numéricas para atender aos novos registros de veículos.

Quero fazer uma consulta, e agora?

Caso você precise se certificar de que o seu carro, ou o que está sendo negociado, está livre de multas, fazer uma consulta através do RENAVAM é bastante simples: basta entrar no site do DETRAN do seu estado e procurar a opção “consultas”. Em seguida escolha a opção que deseja consultar e informe o número da placa e do RENAVAM do seu veículo. É um procedimento bastante rápido. A partir daí você terá acesso às informações importantes referentes ao seu carro.

Para uma verificação mais completa, que envolva outras questões ou documentos – ideal na compra de veículos usados onde diversos fatores precisam ser avaliadas -, sem a necessidade de ir ao DETRAM ou para agilizar o procedimento, é possível contar com ferramentas nas web para facilitar o trabalho.

Como solicitar a segunda via do RENAVAM?

Precisa de uma 2ª via do RENAVAM? Será necessário fazer uma solicitação pessoalmente no DETRAN do seu estado. Pode parecer burocracia, mas tudo isso funciona para evitar fraudes e garantir a sua segurança.

Como com todo documento importante, é recomendado que você mantenha o RENAVAM bem guardado mantendo a informação numérica restrita apenas a você. O código do RENAVAM pode ser realmente útil no seu dia a dia. Conferindo-o com certa frequência, você não será surpreendido por questões pendentes que ainda não tenha tomado conhecimento ou se resguarda de más negociações na compra de um veículo usado.

Tem alguma outra dúvida ou curiosidade sobre o RENAVAM? Compartilhe-as conosco nos comentários! Podemos ajudá-lo.

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *