O que é o CRLV?

O que é o CRLV?

O licenciamento dos carros é uma exigência que é anualmente demandada aos proprietários de veículos automotores terrestres. Quando o motorista realiza esse expediente, ele passa a ter como comprovar que satisfez todos os seus compromissos em relação às autoridades de trânsito. Como essa concessão expedida pelo governo é muito importante e faz parte da vida dos condutores em todos os anos, é interessante saber mais a fundo do que se trata e para que serve o CRLV. Você sabe o que é este certificado?

O que é o CRLV?

O CRLV é a sigla que resume o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos. Ou seja, é o documento obtido após a realização do procedimento de licenciamento do veículo, e que concede ao automóvel (e seu portador) o direito de livre tráfego pelas vias urbanas e estradas. Por conta disso, a expedição desse título é coordenada pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), órgãos mais elevados que tratam sobre trânsito no país.
Já dá para notar que o documento é muito importante, certo? É por isso que se exige o porte obrigatório do CRLV no Brasil, de modo que todos os proprietários de veículos devem transportá-lo consigo e o apresentar no ato, quando assim solicitados, para as autoridades policiais de trânsito. Mas vamos ver mais um pouco sobre a expedição da cédula e seu bom uso pelo motorista.

Onde é expedido o CRLV?

A emissão do CRLV ocorre nas unidades de atendimento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) local ou posto do Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), geralmente após a realização de uma vistoria. Esse procedimento obedece a um calendário nacional, através do qual o proprietário poderá se guiar a fim de agendar tal serviço. Essas datas são facilmente vistas a partir do acesso aos portais do Detran de seu Estado.
Isso significa que cada Estado brasileiro pode estabelecer regras particulares sobre a emissão do CRLV, alguns oferecendo a impressão da cédula no mesmo dia da vistoria, outros o enviando para a residência do proprietário, através dos Correios. Então cada Estado terá seu próprio CRLV? A resposta é: não! O documento impresso oferece um número de registro que foi especificamente gerado para o veículo que está sendo licenciado e adota um modelo válido em todo o território nacional.
O documento somente é fornecido, no entanto, se o proprietário do carro tiver quitado todas as dívidas e eventuais débitos que o veículo trouxer perante o governo e os órgãos de trânsito, tais quais as multas ainda pendentes, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o seguro obrigatório (DPVAT), por exemplo.

Para que serve o CRLV?

Como todos os débitos deverão ser pagos antes da emissão da nova cédula, ao portar o CRLV o proprietário que conduz o veículo licenciado comprova que nada tem a dever aos órgãos governamentais – no que diz respeito a qualquer tipo de restrições judiciais ou administrativas relacionadas àquele automóvel. Ou seja, o CRLV indica que o veículo está livre de bloqueios, dívidas ou registros de infrações.
Nesse ponto, o CRLV é um documento que concede o direito de livre tráfego ao veículo, servindo para que o proprietário demonstre que conduz um veículo totalmente regular e liberado para circular, sem embaraços ou desconfianças, por todo o território brasileiro.

E então, entendeu a importância do CRLV? Caso ainda reste dúvidas, compartilhe-as conosco nos comentários! Podemos ajudá-los a esclarecê-las!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *