IPVA atrasado: saiba o que pode acontecer!

IPVA atrasado: saiba o que pode acontecer!

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Ele é cobrado anualmente de quem possui um automóvel, uma embarcação ou uma aeronave e pode ser pago à vista ou ter o seu valor parcelado em até três vezes.

Por ter um valor geralmente mais alto do que os demais impostos que somos obrigados a pagar e ser cobrado no início do ano, época em que estamos organizando as dívidas feitas com as compras de Natal e férias, muita gente acaba atrasando o seu pagamento. O atraso no pagamento do IPVA tem consequências.

O que pode acontecer e como fazer o pagamento desse imposto quando ele já está atrasado? Confira!

Os riscos que você corre ao não pagar o IPVA

Para você circular o com o seu veículo pelas ruas e estradas é necessário estar com o licenciamento em dia, porém este só é possível obter após pagar o IPVA. Ao andar com o carro sem o licenciamento pago você corre o risco de ter o automóvel apreendido em uma blitz.

apreensão do veículo acarreta em mais gastos, pois ele ficará detido no pátio do DETRAN, que por sua vez cobra pelos dias em que o carro esteve lá. O fato de você estar sem o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo daquele ano em mãos quando for parado em uma blitz pode acarretar na perda de 7 pontos na carteira de habilitação (infração gravíssima) e mais uma multa de R$191,54.

A multa cobrada pelo atraso no pagamento do IPVA   

Além da situação descrita no tópico acima, o não pagamento do IPVA gera multa. O valor da taxa dessa multa vai variar de Estado para Estado. Um atraso de 60 dias pode acarretar em um aumento de 20% em cima do valor total do imposto devido.

Opções para pagar o IPVA atrasado

A maioria dos Estados oferece desconto no pagamento à vista do IPVA. Caso perca a data oferecida pelo Estado, verifique se há uma próxima sem o desconto.

Algumas unidades da federação estabelecem fevereiro para agendar essa data. Caso perca a data para o pagamento à vista, você pode tentar parcelar o valor em até 3 vezes.

O pagamento das parcelas deve ser feito em dia para evitar multas. Por fim, se está atrasado com o pagamento do imposto há um ano ou mais, procure pela Secretaria da Fazenda do seu Estado para renegociar a dívida.

O segrego é se programar

Estando ciente de que o valor do IPVA será cobrado no início de cada ano, organize as suas finanças para efetuar o pagamento o quanto antes possível e, se der, à vista para ter desconto. Evite dores de cabeça ao ter que negociar com o Estado ou a recorrer aos empréstimos bancários, pois os juros para pagamento estão cada vez maiores – o que só aumentaria a dívida que você tem.

Já enfrentou alguma dor de cabeça por estar com o IPVA atrasado? Como você faz para se programar para pagar esse imposto sempre em dia? Deixe o seu comentário no post e nos conte!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *