Conheça o Check placa (SINESP Cidadão)

Conheça o Check placa (SINESP Cidadão)

Na sua rua existe um carro estacionado e abandonado, e você suspeita que o veículo possa ser roubado? Esta recebendo multas com fotos e registros de localidades em locais que nunca esteve, e esta desconfiando que a placa do seu carro possa ter sido clonada? Se estiver passando por qualquer uma dessas situações ou outras parecidas, o SENASP ( Secretária Nacional de Segurança Pública) e o SERPRO ( Serviço Federal de Processamento de Dados) lançaram um aplicativo, que pode ser muito útil. Saiba mais sobre ele abaixo!

O que é o SINESP Cidadão?

O SINESP Cidadão é um aplicativo que funciona como um módulo de acesso aos bancos de dados da base nacional do cadastro do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), onde o interessado poderá consultar informações diversas sobre o veículo como, por exemplo, se ele é clonado ou traz anotação de furto ou roubo. A ferramenta é gratuita e está disponível nas versões para Android (Play Store) e iOS (Apple Store).

O aplicativo permite que qualquer cidadão saiba a situação atualizada acerca do veículo pesquisado, através de uma busca realizada a partir das informações da placa do automóvel.

Como funciona o SINESP Cidadão?

O usuário deve baixar o aplicativo para o smartphone ou outro aparelho móvel. Ao abrir o programa,ele vai se deparar com uma tela cuja interface apresentará dois botões: um ícone com uma interrogação, e outro desenho com os contornos de um carro. Para fazer uma consulta, o cidadão deve apertar no segundo ícone, e uma nova tela para a inserção de dados irá aparecer.

Neste segundo painel, o interessado irá digitar a placa do veículo do qual deseja receber informações e constatar sua situação no local indicado pela ferramenta, o programa vai realizar a busca nos respectivos bancos de dados e depois será apresentado o resultado.

Se o automóvel tiver anotação de algum sinistro de roubo ou furto, o relatório exibirá um alerta na cor vermelha, com os dizeres específicos em destaque, como, por exemplo: “Veículo roubado”. Mas se a placa for clonada, o resultado indicará algumas características do veículo para que o interessado possa conferir, como o modelo do carro, sua cor e marca. Um veículo que estiver corretamente regularizado, segundo os dados mais atualizados do DENATRAN, apresentará os dizeres “Situação legal”.

O que eu devo fazer em caso de sinistro indicado pelo SINESP Cidadão?

Quando houver a situação de veículo roubado, furtado ou clonado, é importante advertir que não se deve fazer uma aproximação impetuosa do carro em questão, nem tentar resolver as coisas com as próprias mãos.

No mesmo relatório que traz a indicação de sinistro, há no programa o indicativo para acionar a polícia, através do número de telefone 190, a fim de que uma equipe seja destacada para ir ao local com o objetivo de checar as informações. Os policiais farão os procedimentos legais, sem identificar o usuário que fez a notificação, já que a chamada é anônima.

O SINESP Cidadão, é uma iniciativa do Estado para aumentar a proteção da sociedade e reprimir ainda mais os sinistros de veículos, contando com a colaboração de todos. Mas, se você está coprando um veículo e  quiser fazer uma consulta muito mais completa, e tão fácil e prática quanto a do SINESP Cidadão, é só entrar em contato com o CarCheck.

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *