4 sinais que indicam que está na hora de trocar o pneu do seu carro

4 sinais que indicam que está na hora de trocar o pneu do seu carro

O que define o momento certo de trocar os pneus do seu carro são os sulcos. Os sulcos são aqueles desenhos frisados que ficam na banda de rodagem dos pneus, ou seja, na superfície que toca o solo.

Não sabe do que se tratam os sulcos? Saiba tudo a respeito deste cuidado essencial para a sua segurança ao dirigir!

O que são os sulcos

Uma de suas funções é que a água passe por eles em dias de chuva. A sua profundidade é que indica quando os pneus de seu veículo necessitam de troca.

O conselho dos especialistas é que a substituição seja realizada antes que o limite chegue ao máximo permitido pelas leis brasileiras. A banda de rodagem deve ter altura suficiente para que as derrapagens sejam evitadas, assim como as aquaplanagens em dias de chuva.

Legislação vigente

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio de uma resolução (Nº 84, DE 19 DE NOVEMBRO DE 1998) estabelece que a medida destes sulcos deve ser de, no mínimo, 1,6mm de profundidade. A multa prevista para quem utiliza o veículo com pneus que estão fora deste padrão é de R$127, além da perda de cinco pontos na carteira. Entre os sulcos existe um indicador desta medida que, quando atingido, dá a entender o momento da troca.

O desgaste dos sulcos é o aviso de forma crítica

Saiba que, bem antes deste estágio, a sua segurança já começa a ficar comprometida. Os testes feitos pelos fabricantes apontam que, quando os sulcos atingem a medida de 3mm de profundidade, a performance e a segurança, tanto em terrenos secos quanto molhados, já não é a mesma, o que torna a dirigibilidade um pouco mais arriscada. Esta perda de eficiência é percebida, geralmente, quando o pneu atinge a faixa entre 50 e 60mil quilômetros rodados.

Cuidados a serem tomados

Para se afastar dos riscos e das desagradáveis multas, a revisão dos pneus deve ser feita no máximo a cada 10 mil quilômetros, cabendo também a verificação da situação da suspensão, a geometria e o balanceamento. Caso a suspensão não estiver funcionando da forma ideal, o desgaste precipitado irá acontecer.

O indicado é que seja realizado o rodízio dos pneus dianteiros com os traseiros a cada revisão, tendo em vista que os pneus dianteiros costumam se desgastar mais rápido do que os de trás. Além da atenção com a suspensão, outro aspecto que deve ser sempre observado é a calibragem.

Ela sempre deve ser feita de forma uniforme, para que o desgaste irregular seja evitado. O indicado é que a calibragem seja realizada a cada semana.

Agora que você já sabe o que são os sulcos e como fazer a observação deles, além de outras dicas a respeito dos cuidados com os pneus do seu carro. Saiba que trafegar com os pneus “carecas”, além de causar um prejuízo com multas e outros problemas mecânicos que podem ser ocasionados por isso, pode envolver a sua própria segurança.

Tem tomado os devidos cuidados com os pneus de seu veículo? Ainda possui alguma dúvida? Compartilhe com a gente nos comentários!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *