Placa de carro preta, como conseguir?

Placa de carro preta, como conseguir?

No Brasil, existem dois tipos de placas com fundo preto, conforme resolução do Contran — Conselho Nacional de Trânsito. O primeiro é a placa preta com caracteres dourados, que caracteriza o veículo de representação.

O segundo é o que nos interessa: a placa com fundo preto e caracteres cinza, que define o veículo de coleção. O processo é bem simples para se ter uma dessas.

Sabe como conseguir a placa preta para o seu carro? Descubra no nosso artigo!

Qual carro pode ter essa placa?

Qualquer veículo pode receber a placa preta, desde que obedeça a 3 requisitos: o carro precisa ter mais de 30 anos; necessita manter as suas características originais; e o seu proprietário tem que ser filiado a um clube integrante da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). Com sede em Juiz de Fora/MG, a FBVA conta com 125 clubes associados, em 16 estados diferentes, incluindo o Distrito Federal. Para achar o clube mais próximo a você, vá ao site da FBVA e clique na sua região em “Clubes Membros”.

Por que pedi-la?

Placas pretas podem ser pedidas por uma questão de vaidade ou por razões comerciais. Elas certificam que o dono do carro é filiado a um clube seleto e que o carro mantém as suas características originais, conforme a avaliação de especialistas.

Melhor ainda, os veículos de placa preta gozam de uma certa “imunidade diplomática”. Isso porque eles estão isentos dos artigos 104 e 105 do Código de Trânsito Brasileiro, o que significa que não precisam ter dispositivos obrigatórios para as vistorias.

Por exemplo, se não estavam presentes no design original do veículo a luz de ré, o controle de emissão de gases poluentes, o airbag e o encosto de cabeça, então eles também não precisam estar no veículo que recebeu a placa preta — mas sem ela, o carro está passível de multas. Finalmente, automóveis de placa preta também podem, naturalmente, alcançar um maior valor de revenda.

Como é o procedimento para obter a placa preta?

O primeiro passo, como dito, é filiar-se a um clube membro da FBVA. O clube pode fornecer orientações sobre os prazos e os preços praticados na sua cidade.

Uma vez sócio do clube, peça o formulário da placa preta e cumpra os requisitos da Federação. Membros do clube vão avaliar o seu carro e, estando tudo nos conformes, fornecerão a você um Certificado de Originalidade.

Na posse desse certificado, você pode agendar uma segunda vistoria, dessa vez do Detran. Os Detrans de cada estado te orientarão sobre como agendar e pagar por essa nova vistoria.

No mesmo dia, é possível encomendar a sua placa preta para o posto do Detran. Assim, você leva o seu carro ao órgão e pega lá mesmo a sua nova documentação, juntamente com a placa preta.

Quanto tempo demora para pegar a placa?

Da filiação no Clube à vistoria no Detran, passando por toda a documentação, calcula-se uns 60 dias. Esse tempo pode variar, de acordo com a burocracia de cada clube e do Detran de cada estado.

Onde pedi-la?

A placa preta é encomendada e paga ao Detran, mas somente depois de obtido o Certificado de Originalidade do clube. O ideal é que você encomende a placa antes, para trocá-la no mesmo dia da vistoria — senão, você terá que ir ao Detran duas vezes, uma para a vistoria e outra só para fixar a placa ao seu carro.

Quem pode me ajudar?

Mais informações e orientações são da responsabilidade de dois órgãos: o clube automotivo ao qual você se filiou e o Detran do seu estado. Você também encontra toda a legislação sobre a placa no site da FBVA.

Pronto para pedir a sua placa preta? Qual é o modelo do seu carro? Conte para a gente nos comentários!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *