O que analisar antes de comprar um carro usado?

O que analisar antes de comprar um carro usado?

A compra de um carro é o sonho de muitos brasileiros. Seja por uma questão de mobilidade e independência de transporte público, ou pela comodidade de ter seu próprio meio de locomoção.
Um veículo usado pode ser uma excelente opção se você busca um custo beneficio superior além de gastar menos.

A questão é que com o volume oferta de modelos usados, comprar um carro se tornou um desafio para muitas pessoas. Principalmente entre aquelas que não tem um mecânico ou funileiro de confiança disponível. Pensando nisso, elaboramos um guia rápido com algumas dicas sobre o que você deve analisar antes de comprar um carro usado.

Lataria, funilaria e pintura

Quando for escolher um carro, vá num dia ensolarado. Imperfeições na lataria ou pintura são mascaradas por pingos de água em dias chuvosos, escondendo possíveis defeitos. Para encontrar esses defeitos, olhe o carro de frente. Esta dica o ajudará a visualizar ondulações e conferir se as portas estão alinhadas. Confira com o dedo o vão das portas, se a distância não for homogênea pode ser sinal de que o carro foi batido e mal desamassado.

Se a dúvida é sobre uma batida frontal, abra o capô e confira o cofre do motor. As paredes devem estar alinhadas e a pintura não deverá estar nova. Outro bom indício de um carro reformado são os faróis e lanternas, de marcas diferentes. Ou então resquícios de tinta, já que muitas oficinas não os retiram no momento de pintar.

Mecânica e interior

Não se preocupe com o hodômetro, já que adulterações, mesmo entre os digitais, são comuns. Porém, observe os pedais, volante e manopla de câmbio. Se estiverem gastos é um sinal de que o carro deve ter mais 60 mil quilômetros. Os tecidos dos bancos também devem acompanhar esse desgaste.

A técnica para testar os amortecedores é bem simples: balance o carro segurando pelos para-lamas. Se após retirar as mãos ele continuar balançando é sinal de que os conjuntos precisam ser trocados. Aproveite e verifique os pneus, marcas diferentes podem significar desalinhamento.

Problemas com motor

Lembre-se que você está avaliando um carro usado, ou seja, o motor não deve estar impecável. Se estiver, pode ser sinal de que foi lavado para esconder algum vazamento. O nível e o aspecto do óleo podem responder se o antigo dono era cuidadoso ou não. Além disso, óleo muito abaixo da marcação e de aspecto escuro é um mau sinal. O mesmo serve para o filtro de ar.

Bicos injetores entupidos podem ser identificados ao ligar o motor, que não deve demorar para funcionar. Após ligado, verifique se a fumaça que sai do escapamento é branca ou azul-clara, sintomas de que o carro está queimando óleo e precisa ser reparado.

Utilize nossas consultas

Hoje em dia você não precisa mais comprar um carro no escuro, sem saber sobre seu histórico. Utilizando uma de nossas consultas você tem acesso a um grande número de informações que vão lhe ajudar a fazer a escolha certa. Encontre no Carcheck informações sobre impedimentos à venda, débitos,  histórico de rodagem, avarias graves e muito mais. Veja os exemplos de nossas consultas:  CLIQUE AQUI

Dessa forma, você estará seguro de que está fazendo uma excelente compra e poderá utilizar seu novo carro para bons momentos de lazer e diversão.

Se você conhece alguma dica para analisar carros usados antes de comprá-los, compartilhe conosco nos comentários! A sua informação pode ajudar outras pessoas a fazer bons negócios!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *