Existe garantia para carros usados?

Existe garantia para carros usados?

Ao comprar um veículo usado, o motorista não deve se preocupar somente com o valor, com o design, com a marca ou com o modelo. Esses fatores são muito importantes, mas ao contrário do que muita gente pensa, carro usado tem garantia e, assim como esses itens, ela deve ser avaliada com muita atenção.

Vamos conhecer algumas informações importantes sobre a garantia para carros usados? Acompanhe o nosso artigo e confira as informações logo abaixo!

Entenda como funciona a garantia

Geralmente, as lojas do setor de carros usados fornecem garantia somente do motor e do câmbio. Na verdade, isso é um erro!

De acordo com o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), todo bem durável tem 90 dias de garantia total, sem discriminação de qualquer parte do automóvel. Como o veículo é considerado um bem durável, ele se enquadra nessa lei.

No entanto, existem revendedoras que insistem em restringir a garantia para essas peças. Se isso ocorrer com você, não hesite em procurar o Procon da sua cidade.

Quando for reclamar defeitos dentro do prazo de garantia, recomendamos que faça esse procedimento por escrito. Isso é fundamental, pois comprova a data da reclamação.

Conheça os prazos

Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), no caso de compra de revendedora, o prazo para reclamar defeitos em bem durável é de 90 dias, que são contados a partir da data da compra. Depois que a reclamação for concluída, a empresa tem um mês para solucionar o problema.

No caso de compra diretamente de pessoa física, não há mistérios: é aplicado o Código Civil, que dá 30 dias para que o cliente possa reclamar do defeito que foi identificado no veículo. Nos dois casos, os fornecedores devem consertar o defeito do carro e, além disso, cancelar a compra ou abater o valor do reparo de uma das prestações.

Ressaltamos ainda que problemas no pós-venda, feita diretamente do dono do veículos, são resolvidos na Justiça. Porém, isso ocorre quando as partes não entram em acordo.

Saiba das exceções na garantia para carros usados

A garantia não é válida quando o veículo sai da loja com um defeito e o cliente está ciente do problema. A responsabilidade, em casos de problemas mecânicos, é do consumidor.

Tome cuidado

Apesar de estar ciente que a garantia para carros usados é um direito do consumidor, existem algumas maneiras para que você não necessite utilizar esse recurso. Por exemplo: é fundamental que, ao escolher o veículo usado, o cliente esteja acompanhado de um profissional especializado em mecânica.

Além disso, o melhor horário para verificar se está tudo certo com o veículo é durante o dia, pois no período noturno ou em locais escuros, a ausência de luz pode dificultar a observação de importantes detalhes e de possíveis defeitos do veículo. Fique atento, pois ao identificar ondulações e pequenos amassos, isso é sinal que o carro já sofreu acidentes.

Já encontrou dificuldades para solicitar a garantia para carros usados? Aproveite a opor

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *