Dicas para manter seu carro com aparência de novo

Dicas para manter seu carro com aparência de novo

O automóvel é um bem de consumo importante para os brasileiros, mas é uma aquisição que demanda muito dinheiro para a maioria das pessoas. Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados para que a aparência do veículo fique em alta, ao mesmo tempo mantendo o equilíbrio do patrimônio, tanto para desfrutá-lo com mais gosto quanto para revendê-lo por um preço bom e justo no futuro, se for o caso.
A exterioridade e o estado geral do veículo, portanto, são os elementos de ordem nesse caso. Mas como manter seu carro com a aparência de novo? Veja a seguir 5 dicas relacionadas a áreas ou componentes automotivos específicos para conquistar esse objetivo!

Atenção ao motor

Verifique o filtro do combustível a cada 30.000 a 50.000 km rodados. Esta peça é uma das mais importantes para o bom funcionamento e longevidade do motor, porque é através dela que se filtra o combustível e se elimina boa parte dos resíduos sólidos que passam pelo local. Igual atenção deve ser dispensada às mangueiras do setor: se estiverem ressecadas ou com muita folga, devem ser substituídas. A atenção ao maquinário conservará o ruído do seu carro soberbo por mais tempo!

Cuidado com os bancos

Os bancos normais de tecido devem ser aspirados e limpos regularmente. A higienização adequada não só vai prolongar a boa aparência dos assentos, como também deixará um excelente visual no carro. Se os bancos estiverem com muita sujeira impregnada, pode-se realizar uma lavagem específica com espuma e água, levando o carro a uma empresa que ofereça o serviço ou fazendo você mesmo em casa, após adquirir os produtos certos.
Já os bancos feitos de material plástico devem ser limpos periodicamente com um pano úmido, para impedir o acúmulo de sujeira e pó. Se os bancos forem de couro, além de limpá-los com um pano umedecido, deve-se hidratá-los pelo menos anualmente. Em todos esses casos, a cabine ficará com aspecto de asseada e com cheiro agradável!

Atende-se também aos vidros das janelas

Os vidros devem estar sempre bem limpos, porque é através deles que o motorista terá a correta visibilidade da pista quando estiver dirigindo. Desse modo, a maneira correta de lavagem dessas peças é utilizando o conjunto água, detergente neutro e flanela macia. Outra recomendação útil: não use os limpadores de para-brisas com o vidro seco, porque a fricção das borrachas, com a superfície nesse estado, deixará marcas e riscos do movimento das palhetas, tornando pior o aspecto geral do veículo.

Pintura e lataria: importância fundamental para prezar pela boa aparência

Imediatamente depois de passar por estradas empoeiradas ou lamacentas, lave o veículo. Não use produtos abrasivos nessa tarefa, nem deixe o carro secar ao sol para que o desgaste da pintura e da lataria aconteça mais rapidamente. Mesmo com muito zelo, a pintura é algo que com o tempo se desgastará naturalmente. Portanto, se for esse o caso, não se prive de pintar o carro assim que puder. Conserte os pequenos arranhões. Tudo isso vai defender o veículo de uma ainda maior deterioração visual na carroceria. Utilize também cera automotiva para retardar a corrosão, deixar a lataria mais brilhante e aumentar o bem-estar ao dirigir sua máquina.

Capacidade de carga

Cada veículo foi feito para uma destinação, para cumprir certo número de atividades e suportar cargas determinadas. No manual do proprietário do veículo é informado qual é o peso máximo que o veículo suporta. É claro que, em situações emergenciais ou muito eventuais, o excesso de bagagem ou peso não será um problema absurdo. No entanto, tal abuso não deve ser frequente, porque com isso as peças do carro sofrerão maior desgaste, podendo haver mesmo comprometimento na horizontalidade e no equilíbrio do veículo.

E você, conhece alguma outra dica para manter os veículos sempre com aparência de novo? Compartilhe conosco através dos comentários!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *