Conheça os documentos necessários para comprar um usado!

Conheça os documentos necessários para comprar um usado!

Se um veículo seminovo atende melhor ao seu perfil e ao seu bolso, a solução é fazer a opção por um veículo usado, devido às suas características enquanto consumidor. Com paciência, é perfeitamente possível achar ótimas ofertas no mercado, tanto particular quanto nas lojas do ramo. Mas tomar alguns cuidados é extremamente necessário.

Quer saber o que é importante para comprar um usado, além de verificar o seu visual, as suas condições de conservação e a sua mecânica? Fique esperto quanto à documentação, tanto no ato da negociação quanto no momento de se contratar um seguro!

Precauções iniciais

Antes de finalizar a compra de um carro usado, peça ao antigo dono ou para a loja em que está adquirindo o veículo, o número do Registro Nacional de Veículos Automotivos, conhecido como Renavam. Depois, consulte no Detran mais perto da sua residência se existe alguma pendência relacionada aquele automóvel. Verifique também se todos os números e se todas as características presentes no documento do veículo batem com o que está no carro — como cor e chassi.

Documentos necessários

Se estiver tudo certo no Detran, no momento da aquisição, você necessitará solicitar os originais e as fotocópias do recibo que comprovam o pagamento do IPVA, do ano corrente e dos dois anos anteriores. Precisará também da comprovação de que o seguro obrigatório está pago, mais o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos) e o recibo da transferência, preenchido com firma reconhecida e com data. Se a sua opção foi por um carro importado, solicite também a quarta via da guia de importação.

Após a venda

Você terá trinta dias para transferir o veículo para o seu nome. Um despachante ou o próprio comprador poderão fazer esse serviço.

Cópias da identidade, do CPF e do seu comprovante de residência serão exigidos no ato da transferência, além dos documentos utilizados na compra de carro usado. Se o automóvel for de outra cidade ou até mesmo de outro estado, vão ser necessários, além de todos os documentos citados anteriormente, a certidão negativa de furto ou de roubo, o prontuário do automóvel, a certidão negativa de multa do município de origem do carro e a vistoria do Detran.

Todos esses documentos são disponibilizados no Detran da sua cidade e em alguns estados já existe a opção de consegui-los via internet. Também será necessário que se retire um decalque do chassi.

O seguro

Pronto! Agora é a hora de proteger o que é seu e fazer o seguro do carro.

São diversas as opções de pacotes e de valores. Consulte a que melhor atender ao seu perfil.

Pode até não se tratar de um carro novo, mas você empenhou esforço e uma boa quantia de dinheiro naquele bem. Portanto, não deixe o seu automóvel sem uma cobertura.

Uma dica valiosa

A melhor opção para verificar a situação de um automóvel usado, é o site do Carcheck. Trata-se de uma ferramenta que analisa vários indicadores de segurança, além de todo o histórico do carro, até o dia da sua compra. Não deixe de consultar o serviço, afim de realizar uma aquisição segura.

Restou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma observação? Compartilhe conosco as suas experiências, as suas perguntas e acompanhe o nosso blog para receber dicas de como negociar veículos usados com segurança!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *