Como verificar o ar-condicionado antes de comprar um usado?

Como verificar o ar-condicionado antes de comprar um usado?

Na hora de comprar um veículo usado, alguns itens devem ser verificados a fim de evitar problemas futuros. O ar-condicionado é um desses acessórios que não podem faltar de jeito nenhum em um carro, pois existem algumas regiões em que é praticamente impossível circular pelas ruas, com conforto, sem ele.

O ar-condicionado é um excelente “amigo”, tanto para as altas quanto para as baixas temperaturas. Mas, para usufruir desses benefícios, é necessário que ele esteja em perfeito funcionamento e em bom estado.

Você saberia realizar essa avaliação, identificando quando o ar-condicionado realmente está funcionando? Se não, acompanhe o nosso post de hoje e descubra!

O que é um ar-condicionado?

Primeiro ponto: o ar-condicionado não é o sistema de ventilação do carro. Essa confusão é muito comum para quem não entende do assunto.

Pelo ar-condicionado é possível realizar a regulação das temperaturas, tanto para o aquecimento quanto para a refrigeração, possuindo uma variável sobre a umidade e sobre a limpeza. Esse equipamento aspira o ar externo e o transforma, internamente, no ar respirável de acordo com a temperatura que foi ajustada, climatizando todo o interior do veículo. Para que todo esse processo ocorra, é necessário que os filtros estejam em perfeitas condições.

Você sabe o que são os filtros de ar? Saberia realizar essa avaliação na hora de comprar um carro usado? Veja a resposta para essas perguntas a seguir!

Qual é a importância dos filtros de ar?

Os filtros possuem a mesma importância que os pelos do nosso nariz, porém em um carro, sendo responsável por permitir somente a passagem do ar limpo. Quando o filtro está sujo, ocorre o entupimento, fazendo com que as peças do motor se desgastem.

Quando devem ser trocados?

Quando o carro atingir cerca de 10 mil quilômetros rodados. Caso não ocorra essa troca, o carro poderá consumir mais combustível, havendo perda de potência no motor, onde o mesmo irá aspirar mais sujeira.

Como testar o ar-condicionado de um carro antes da compra?

Verifique se:

  • Há mau cheiro saindo do ventilador do carro;
  • Falta refrigeração ou aquecimento instantâneo;
  • Todas as saídas de ventilação estão saindo ar;
  • O para-brisa interior embasa sem motivos para tal — pode estar ocorrendo alguma fuga de ar;
  • O carro não perdeu o gás refrigerante (isso ocorre quando o automóvel fica parado por muito tempo).

Na hora de realizar a compra, peça o manual de manutenção do carro e certifique se o antigo dono realizou a manutenção preventiva de dois em dois anos, que é o período ideal para a realização da vistoria e a verificação do ar-condicionado. Os filtros de ar são baratos e fáceis de serem trocados, portanto, não há justificativas para que essa troca não ocorra. Como ter um automóvel atualmente com ar-condicionado, proporciona conforto e comodidade no seu dia a dia, não deixe de se atentar a esse detalhe quando realizar a compra de um carro.

Possui mais algum item a acrescentar que mostra a descrição de um ar-condicionado em péssimas condições? Conte-nos e contribua com a nossa lista!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *