Como descobrir se um carro já foi inundado?

Como descobrir se um carro já foi inundado?

Veículos atingidos por enchentes podem ficar muito danificados. Se a água chega apenas nas rodas, os estragos tendem a ser menores.

Por outro lado, se o nível de água cobre o escapamento, o motor e outras peças também podem ficar comprometidas. Para situações mais críticas, como uma enxurrada forte que invade o interior do carro, o prejuízo é ainda muito maior. No entanto, muitos desses danos podem ser maquiados.

Saberia como reconhecê-los? Aprenda agora para não ser enganado!

Os detalhes fazem a diferença

Os sinais de uma enchente em um veículo podem ser bem sutis e, por isso, é necessária muita atenção para notar alguns problemas. Um desses itens que você deve avaliar são os sinais de ferrugem no assoalho.

Para isso, verifique se há algo na divisão de baixo do veículo e também confira as laterais e as partes inferiores das portas. Muitas vezes, a água fica represada dentro delas e, dependendo do tempo, os sinais de ferrugem ficam muito gritantes!

Dentro do automóvel, procure confirmar se por baixo do carpete ou do forro há ferrugem também. No caso do carpete, ele sempre fica fixado no solo. Caso verifique que ele foi retirado, pode ser um outro indicativo de que foi necessário para uma higienização.

O que os odores podem dizer

Dependendo do nível que a água atinge, o veículo acaba muito danificado e algo que fica difícil de se livrar é o cheiro interno de “cachorro molhado”. Por mais que o proprietário tenha feito a higienização, o odor costuma ser forte e acompanhar a vida dos passageiros por um longo tempo.

Em geral, a água de enxurrada é suja e, ao penetrar na espuma dos bancos e do carpete, ela demora muito para secar. Por isso, deixa um cheiro desagradável, semelhante ao de mofo.

A tática usada para tentar esconder esse problema é o uso de aromatizantes para veículos. Mas mesmo com eles, o interior do automóvel não fica 100% agradável.

Itens de segurança dão sinais

O macaco e a chave de roda se desgastam bastante em contato com a água e ficam oxidados. Para buscar sinais de enchente no carro, procure por esses itens na traseira.

Porém, como você já deve imaginar, eles podem ser substiuídos facilmente. Por isso, compare se esses objetos aparentam ser muito novos para o modelo de veículo que você pretende comprar.

Peças que mais estragam com a enchente

O rolamento na roda é mais desgastado com a enxurrada. Primeiro porque ele está em um nível facilmente atingido pela água. Segundo, porque a graxa que contribui na sua lubrificação se perde totalmente e, por isso, ele estraga rapidamente.

Esses danos nos rolamentos das rodas podem ser notados por conta de ruídos. Do mesmo modo, o freio pode fazer muito barulho ao ser acionado.

A sujeira nas peças que fazem a frenagem do veículo ser acionado é um sinal de que houve muita água passando no nível das rodas. O motor pode ser outro atingido. Se a água entra pelo escapamento e alguém tenta dar partida, o líquido vai para dentro do sistema de propulsão e causa um dano bem caro.

O estrago pode ser notado ao entortar a biela ou o pistão. A água no motor é denunciada pelo medidor de óleo. Se você puxá-lo e notar um líquido de coloração branca e de textura mais espessa, algo está errado.

Marcas que não são nada boas

A água da enchente pode fazer com que os faróis sejam impactados. Se você nota que há líquido neles ou que, internamente, há alguma marca de sujeira, levante essa suspeita!

Debaixo do capô, algumas impurezas também demonstram que houve uma enxurrada. O radiador é um lugar onde muitas ficam paradas.

Deite na frente do carro e faça uma verificação nesse ponto, caso por cima haja muitas mangueiras. Pode ser que dentro do carro a água tenha atingido o sistema elétrico.

Ao deitar próximo ao banco, você pode notar sinais anormais que indiquem que a enchente atingiu essa parte. Fios e água não causam uma boa combinação e o resultado pode ser um curto-circuito. Isso atrapalha o funcionamento da seta, a alternância do farol alto e baixo e ocasiona em defeitos nas luzes do painel.

Agora que conhece mais detalhes para inspecionar um carro, cair em um golpe vai ser bem mais difícil. Procure se proteger sempre e faça uma pesquisa ampla a partir da placa do veículo que pretende comprar. Apenas com esse tipo de informação você consegue obter mais de 30 detalhes que revelam muito sobre o histórico do automóvel, inclusive onde ele foi emplacado e se na sua cidade de origem teve ou não uma enchente.

O seu carro já passou por uma enchente? Já se deparou com um automóvel que sofreu esse tipo de incidente e foi comercializado? Deixe a sua opinião nos comentários!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *