Banco de couro – 5 dicas para mantê-los sempre novos!

Banco de couro – 5 dicas para mantê-los sempre novos!

Os bancos de couro, em comparação com os de tecido, trazem diversas vantagens aos donos do carro, como praticidade na hora da limpeza e mais elegância ao veículo. Sem contar que o couro é um luxo só, conferindo mais sofisticação ao automóvel. O banco de couro é ideal para quem adora um carro sutuoso e para quem não quer perder muito tempo com a limpeza e com a manutenção dos bancos.

Quer conferir dicas para mantê-los sempre novos? Leia o nosso artigo!

Como limpar os bancos de couro?

Para a limpeza de rotina, o ideal é usar um pano umedecido com detergente neutro e com água. Aplique em todo o banco para limpar o couro do carro.

Isso remove toda a poeira e dá uma aparência de limpeza. Você também pode aspirar o banco e depois passar um pano seco para remover os resíduos sólidos.

Nunca utilize produtos que possuem, em sua composição, mais de 5% de álcool, como a vaselina ou o silicone! O silicone não hidrata e ainda deixa o banco escorregadio.

Como fazer a hidratação do couro?

O indicado é hidratar os bancos do carro a cada três meses. Caso o seu automóvel fique constantemente exposto aos raios solares, recomenda-se a hidratação com mais frequência, para evitar qualquer risco de rachadura no couro do banco.

Se você optar por fazer uma hidratação caseira, pode usar um produto de pele para o procedimento. No entanto, vale lembrar que os produtos próprios para tratar o couro têm preço acessível e são mais indicados para esses procedimentos.

Como agir em caso de sujeira?

Caso caia alguma sujeira ou algum líquido seja derramado no banco, o ideal é secar o couro na mesma hora! Vale ressaltar que a absorção de líquidos é mais lenta do que a do tecido, já que se trata da pele de um animal. Portanto, no mesmo instante em que cair algo no banco, limpe o couro para não prejudicar o material ou deixá-lo feio.

De onde vem o cheiro do couro?

O aroma do couro vem de produtos usados no tingimento, sendo que o material do carro precisa seguir um baixo índice de emissão desse cheiro. Mas, nem sempre um aroma de couro novo é indício de qualidade do material e pode irritar os usuários do veículo caso o cheiro aumente com o tempo.

Como conservar o couro dos bancos?

Para manter o couro dos bancos do carro sempre bonitos, o ideal é que você hidrate o material com frequência e faça a rotina de limpeza com a flanela para retirar resíduos. O indicado é fazer esses procedimentos de manutenção constantemente para que os bancos fiquem sempre bonitos!

Lembrando que um couro rachado nunca volta a ser como era antes. Portanto, tenha muito cuidado para evitar a troca desse material, já que a manutenção costuma ter um preço mais barato, se compararmos com o valor que você vai gastar na hora da troca do couro.

Como você cuida dos bancos do seu carro? Tem alguma dica que não foi listada aqui? Conte para a gente!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *