Afinal, qual é a melhor época para comprar carro usado?

Afinal, qual é a melhor época para comprar carro usado?

Será que existe o período ideal para adquirir um veículo seminovo — no qual seja possível conseguir bons descontos? Saiba que escolher a melhor época para comprar carro usado pode representar uma grande economia para o seu bolso. Mas qual seria esse momento: início, meio ou fim de ano?

De fato, existem meses do ano mais propícios para fazermos negócio — períodos que coincidem com lançamentos ou mesmo com queimas de estoque. Esses são apenas alguns dos motivos que podem forçar as lojas de revenda e concessionárias a fazerem promoções.

Sendo assim, continue a leitura deste post e conheça os períodos do ano mais favoráveis para comprar um veículo usado.

Início do ano

O início do ano é uma boa época para comprar carro usado, principalmente em janeiro e fevereiro. Nesses meses, muitos veículos de modelos do ano anterior sobram nos estoques e precisam ser vendidos. Além disso, ocorre também a desaceleração do mercado — sendo esses os principais motivos para o período ser favorável para esse tipo de negócio.

Como nessa época (de pós-festas) surgem grandes gastos, como matrícula dos filhos na escola, compra de livros e materiais escolares, IPTU, IPVA e férias, um menor número de pessoas busca comprar carros. Sendo assim, para atrair mais consumidores as lojas e as concessionárias lançam promoções.

Final do ano

Um dos momentos em que a compra de automóveis está também bastante favorável ao consumidor é no final do ano. Nesse período, quem deseja comprar um carro usado pode se beneficiar com promoções, que começam pelo mês de setembro e geralmente se estendem até dezembro — quando ocorre o Natal.

Portanto, se você pretende fazer esse tipo de investimento, aproveite. É nesse período que surgem os maiores descontos!

A explicação para isso é que nessa época do ano as montadoras começam a colocar seus lançamentos à venda para o ano que se inicia. Sendo assim, para as revendedoras e concessionárias não correrem o risco de terem seus estoques acumulados, elas recorrem às promoções. O objetivo é vender e, por isso, surgem excelentes promoções, que oferecem ótimos descontos aos consumidores.

Final do mês

De acordo com muitos especialistas, os últimos dias de cada mês são bons momentos para se negociar a compra de um carro usado. Esse período é tido por muitos como propício para barganha, tendo em vista que ao final de cada mês as equipes de vendas também devem bater suas metas — e, para isso, promovem excelentes descontos.

No entanto, o consumidor deve ficar atento aos períodos de crise, pois muitas vezes, apesar dos preços caírem muito, as taxas de juros prejudicam o financiamento. A dica é sempre avaliar as condições de pagamento e, sempre que possível, optar pelo pagamento à vista.

Aproveitar as ofertas encontradas em lojas de usados na internet é uma forma cômoda de encontrar excelentes oportunidades. Nessas lojas existem filtragens e moderações de todos os produtos, sendo mais fácil encontrar o que se deseja. Mas antes de realizar a compra é importante verificar se as instituições são idôneas, buscando referências e comentários dos consumidores sobre elas.

Você curtiu nosso post sobre a melhor época para comprar carro usado? Então saiba também como funciona um leilão de carros on-line!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *