6 dicas para comprar um carro usado com tranquilidade.

6 dicas para comprar um carro usado com tranquilidade.

Você finalmente decidiu que vai comprar um carro, e optou por um modelo usado. Mas será que você sabe quais são os macetes para que você consiga comprá-lo com mais facilidade? Se não sabe, não tem problema, fique tranquilo, pois nós vamos te dar todas essas dicas para que a sua compra seja um sucesso. Confira:

Pesquise em sites e cadernos especializados

Antes de comprar o primeiro carro que te interessar, faça uma pesquisa criteriosa para fechar um bom negócio. Não escolha o mais barato, nem o mais bonito. Veja qual é o carro que te oferece a melhor relação de custo-benefício e lembre-se que muitos sites e cadernos especializados elaboram um ranking elegendo os melhores carros da categoria. Portanto, vale a pena dar uma olhada e ver o que andam falando por aí para não cair no papo de qualquer vendedor. Compare os modelos com as especificações que você precisa e avalie se suas opções estão próximas à verba destinada.

Saiba quais são os carros que ninguém quer

Para que você não caia na lábia dos bons vendedores, pesquise quais são os carros considerados encalhados. Seja por qualquer motivo: cor, marca ou modelo. Fique atento, pois alguns carros importados não possuem peças aqui no Brasil, e quando têm, elas costumam custar uma fortuna. Outra dica é em relação às cores brancas e amarelas, que costumam ser cores dos táxis em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, por exemplo. Portanto, atenção especial na quilometragem de carros dessas cores! Outros carros que costumam ficar encalhados são aqueles que são rebaixados e/ou com muitos acessórios. Se tentarem te empurrar um desses, evite. Os carros “tunados” sofrem muitas alterações!

Se possível, faça um test drive

Nunca dispense o test drive! É com ele que você vai poder “sentir” o carro de verdade e ainda detectar possíveis falhas. Verifique se na concessionária é possível testar o carro, mesmo que com o vendedor ao lado. Em uma volta relativamente curta é possível verificar barulhos que indiquem possíveis problemas, bem como o estado de conservação do carro e o nível de conforto e segurança que ele apresenta.

Atenção redobrada à lataria

Verifique se o carro não possui emenda ou soldas, pois se tiver, isso é sinal de que o carro já passou por batidas. Faça também um exame minucioso da lataria, verifique se há alguma parte enferrujada ou se existe alguma pintura diferente, os famosos “retoques”. E por fim, faça um teste simples: dê batidinhas no carro e veja se o barulho é oco ou metálico. Se as diferenças de sons forem muito grandes, desconfie e não finalize a compra.

Faça um Carcheck do carro

Utilize nossas consultas e descubra tudo que existe no mercado sobre o veículo que você deseja comprar. Além de avaliações básicas como estado de conservação da lataria, espaço interno, pneus, motor e documentação, você deve procurar saber sobre a procedência para avaliar toda a trajetória do veículo desde a compra 0km até o momento da aquisição.
Muitas vezes, as pessoas não sabem o grande número de eventos a que um veículo é submetido e acabam pagando um preço superior ao que aquele veículo realmente valeria se seu passado fosse apresentado. Também deixam de avaliar outros problemas por não saberem por onde o veículo passou.
No Carcheck esse tipo de avaliação pode ser feita. O sistema apresenta várias restrições a compra e venda, dados do registro do veículo, tabela fipe, histórico de financiamento (até 3 últimos), histórico de licenciamento (até 3 últimos), verificação de ocorrência de leilão com fotos, verificação de ocorrência de roubo/furto, verificação de troca de motor, verificação de bloqueio de CRLV, decodificação de chassi entre outros.

Clique e veja os exemplos das consultas: Exemplos

Tente juntar o máximo de dinheiro possível para dar entrada na compra

Essa dica parece um pouco óbvia, mas é de grande valia. Quanto mais dinheiro você junta o dinheiro para dar de entrada, menor será o valor do financiamento, e consequentemente menor serão os juros. O carro usado, apesar de ser mais barato, tem taxa de juros mais elevada no financiamento do que um carro novo. Portanto, se você é uma pessoa disciplinada com as suas finanças, aprenda a poupar e verá como tudo ficará mais fácil!

E ai, pronto para fazer uma boa compra de um carro usado?

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *