6 dicas para comprar um carro usado

6 dicas para comprar um carro usado

Na hora de trocar de carro, muita gente tem dúvida entre comprar um veículo novo ou um modelo usado. Comprar um modelo seminovo permite que o comprador adquira um automóvel bom por um preço interessante. Porém, é preciso ficar esperto para não fechar negócio em um veículo que apresente muitos problemas.

Quais as dicas fundamentais que ajudam na hora de comprar um carro usado? Confira abaixo!

1- Confira o veículo de perto

Antes de chegar a um acordo, é importante conferir o carro de perto. Mesmo que você tenha visto inúmeras fotos ou vídeos do veículo, é fundamental que o comprador confira o estado do automóvel com seus próprios olhos.

2- Dê uma volta

Se possível, pegue o carro e dê uma volta com ele por alguns quarteirões, assim você pode sentir como está a dirigibilidade e a quantidade de ruídos internos e externos. Uma voltinha permite também saber se o veículo está queimando óleo, com algum problema de balanceamento ou de motor.

Uma vez dentro do automóvel, o futuro comprador pode conferir o estado de conservação do painel, do console, dos bancos, pedais, câmbio e até mesmo se o veículo possui algum odor ou sujeira em seu estofado.

3- Avalie a estética

Existem diversas maneiras de esconder e consertar arranhões, batidas e avarias mais profundas. Porém, nem sempre esses sinistros são declarados pelo dono do automóvel.

Por isso, é bom ficar de olho no estado da lataria para descobrir se existe algum “remendo” aparente. Observe bem o estado da carroceria, caso você não saiba identificar esse tipo de conserto, veja se algum especialista pode avaliar o veículo antes da compra.

4- Confira a tabela FIPE

A tabela FIPE estabelece um preço médio para os veículos, de acordo com a avaliação do mercado. Ela é fundamental para saber quais carros estão bem avaliados e quais são verdadeiros “micos” de revenda.

Outra dica importante é procurar o veículo em outras cidades próximas. Em alguns casos, a diferença de preço pode valer a viagem em busca do desconto!

5- Fique atento ao mercado

Além da tabela FIPE, é bom ficar de olho em quais carros são procurados, quais possuem um valor de revenda alto e quais são as cores que mais vendem (preto e prata são os campeões até hoje, mas outras cores, como o branco, estão em alta). Além dos modelos que estão desaquecidos (quando o fabricante anuncia uma remodelação ou retirada do modelo da linha de produção o preço costuma cair bastante).

6- Cheque a documentação

Infelizmente quem compra um carro usado não está salvo de possíveis fraudes, por isso, é importante ir atrás do histórico do veículo. Pegue o número do chassi e do renavam e procure por impostos vencidos, licenciamentos não pagos, multas em aberto e até mesmo boletins de ocorrência em relação a roubo.

Apesar de parecer um exagero, esse procedimento evita as piores dores de cabeça que uma pessoa pode ter ao comprar um veículo usado. Essas são algumas dicas que ajudam o comprador a se orientar no momento de fechar negócio em um carro usado.

Conhece mais alguma dica fundamental para ajudar na hora da compra? Então compartilhe-a nos comentários!

 

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *