6 dicas para comprar um carro usado com segurança na negociação

6 dicas para comprar um carro usado com segurança na negociação

Com a instabilidade econômica pela qual passa o Brasil, é muito comum a preferência do consumidor por comprar carro usado. A maior vantagem, porém, é que esse automóvel não passa pela depreciação que ocorre com os veículos zero km, além de ser, logicamente, bem mais acessível financeiramente.

É possível encontrar automóveis usados com cara de carro novo e em perfeito estado. No entanto, é necessário se precaver com alguns cuidados essenciais para não cair em armadilhas — tão comuns nesse tipo de transação.

Sendo assim, neste post, vamos ajudar você a tomar alguns cuidados fundamentais para garantir um excelente negócio. Vamos lá?

  1. Evite comprar carro usado com diferenças de cor na carroceria

A carroceria pode, se bem observada, indicar que o carro já bateu e passou por reparos. Mas, como desconfiar disso?

A resposta é simples: observe bem a pintura do veículo, de preferência durante o dia. Preste atenção nas falhas e diferenças de cor, soldaduras suspeitas, ondulações e, em especial, nas uniões das várias partes da carroceria. A simetria entre as portas, os para-choques e o teto também deve ser observada.

  1. Inspecione o interior do carro

Para começar, certifique-se de que existe o pneu sobressalente e se ele está em boas condições. Verifique o estofamento e seu desgaste, observe se há remendos, manchas, entre outros indicativos de excesso de uso e desleixo.

Existem veículos usados em excelentes condições. Se o dono for cuidadoso, ele se manterá por muito tempo com aspecto de carro novo. Fique alerta!

  1. Fique atento à quilometragem

Observar o estado geral do carro pode indicar se houve ou não alteração no hodômetro do veículo. Por isso, verifique alguns sinais como o estado do acabamento interno, aspectos dos revestimentos de portas e estofamentos, além da idade do automóvel.

Muito desgaste para pouca quilometragem gera desconfiança. Se por acaso houver dúvida, peça a vistoria de uma empresa para emitir um laudo.

  1. Avalie o motor com a ajuda de um mecânico

Esse é uma ação que deve contar com a ajuda de um profissional. Saber as condições reais do estado do motor, bem como outros sistemas importantes, é um pouco mais complicado. Não basta apenas observar.

Atente-se aos ruídos do motor e de outros sistemas que podem denunciar problemas. No entanto, a melhor alternativa para se sentir mais seguro quanto a esse fator — que é o mais importante na hora de comprar carro usado — é levar um mecânico de sua confiança para uma avaliação mais criteriosa. Afinal, você vai investir no bem em questão, e nada como ter segurança na aquisição.

  1. Faça consultas acerca do histórico do veículo

Com o documento do veículo em mãos é possível fazer um levantamento sobre o seu histórico no site do Detran. Multas pendentes, registro de sinistro ou roubos são alguns exemplos disso.

Ficar atento ao código do chassi é essencial, visto que, dessa forma, você checará se houve adulteração. Confira se ele coincide com o dos vidros e do motor.

Por fim, faça a vistoria que é obrigatória para a transferência do veículo e que possibilita saber se o carro foi batido, se teve repintura ou algum acidente grave.

  1. Não se esqueça do manual

Apesar de muitos proprietários de veículos não guardarem o manual, é importante você solicitar esse item ao vendedor do carro.

Trata-se de uma garantia da procedência do veículo, já que nele estão registradas todas as revisões feitas na concessionária. Além disso, ali constam todas as especificações do veículo, como o tipo de combustível a ser utilizado, o melhor óleo, a calibragem dos pneus, entre outros fatores importantes.

Como você pôde ver neste artigo, comprar carro usado não é um “bicho de sete cabeças”, contudo, tomar os devidos cuidados para não ser enganado é essencial. Siga nossas dicas e, certamente, não terá problemas na aquisição de seu veículo. Boa sorte!

Agora que você já sabe como se proteger na hora de comprar um automóvel usado, adquira o seu sem maiores receios. Entre em contato conosco e saiba como se proteger ainda mais na hora de realizar esse investimento!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *