5 sinais de que está na hora de fazer a revisão do carro

5 sinais de que está na hora de fazer a revisão do carro

Possuir um veículo exige certos cuidados para que pequenos problemas não se tornem uma bola de neve com o passar do tempo. A atenção que você tem com possíveis problemas do seu carro no dia a dia é algo que faz grande diferença na hora de levá-lo ao mecânico.

Fazer a manutenção preventiva evita que você seja surpreendido por imprevistos e acabe gastando um dinheiro que não planejava para consertar algo que poderia ter sido evitado. Esse cuidado deve ser redobrado quando você compra um carro usado.

Por não saber o histórico completo do veículo, algumas dúvidas podem surgir em relação a como manter sua manutenção em dia.

Por isso, mostraremos aqui 5 sinais de que está na hora de fazer a revisão do carro. Confira!

  1. Ruídos estranhos

Fique sempre atento a ruídos estranhos enquanto você dirige. Aquele barulhinho na hora de frear pode significar que as pastilhas de freio estejam desgastadas, danificando o disco e o sistema como um todo. Se for o caso, é hora de trocar.

  1. Luz do painel acesa

Quando uma luz do painel acende, algo está errado. É importante saber o que cada uma significa para tomar as devidas providências.

A luz da injeção eletrônica pode estar indicando, por exemplo, algum problema com a alimentação de combustível ou falha em algum sensor. Ela tem formato de motor, raio ou triângulo.

Outros problemas que o painel pode indicar estão relacionados ao óleo ou à temperatura do motor. Nesses casos, leve seu carro ao mecânico com urgência!

  1. Direção torta

Se você notar que o carro está puxando para um lado ou o volante não está corretamente alinhado quando o carro anda em linha reta, pode ser que haja algum problema com o alinhamento ou a suspensão.

Isso pode acontecer se o carro passou por algum buraco ou após certo tempo rodando em terrenos irregulares.

Procure um profissional especializado para evitar danos maiores que comprometam o sistema como um todo.

  1. Problemas elétricos

Atenção ao funcionamento da bateria. Problemas para dar a partida, variações na iluminação e queima de faróis ou fusíveis podem significar que algo está errado com a bateria ou o alternador.

Verifique se a bateria está dentro da validade e tenha um planejamento para trocá-la antes do vencimento.

Caso o problema persista, procure um auto elétrica e certifique-se que o alternador está em bom estado, assim como a instalação elétrica em geral.

  1. Tempo até a revisão do carro

É indicado que se faça a revisão do veículo a cada 10 mil quilômetros, em média. Porém, se você não roda tanto, essa marca pode demorar para ser alcançada. Por isso, o ideal é que o período não ultrapasse os seis meses.

Você deve consultar o manual do fabricante para conferir qual a quilometragem e tempo exatos indicados para o seu modelo. Siga as instruções em relação às revisões para que você possa planejar os gastos com manutenção e não ser pego de surpresa por imprevistos.

Durante a revisão do carro, acompanhe o trabalho feito pelos mecânicos e faça anotações para acompanhar como vai a saúde do seu veículo. Daí em diante, você vai dirigir com mais tranquilidade!

Gostou das dicas? Então saiba no que você deve ficar de olho ao fazer a revisão!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *