5 motivos para comprar um carro usado

5 motivos para comprar um carro usado

Nos últimos dez anos, o setor automobilístico teve um elevado crescimento. O aumento de veículos nas ruas devido às facilidades de compra fizeram com que os preços caíssem e os veículos ficassem ainda mais acessíveis à população.

Porém, mesmo com as facilidades para a compra de um carro novo direto da concessionária, um carro seminovo ou usado ainda é a melhor opção financeira, e poucas pessoas sabem disso! É uma forma de economizar e sair com um produto de excelente qualidade com padrões, na maioria dos casos, superior ao do carro zero que caberia em seu orçamento. Por isto, reunimos aqui cinco motivos decisivos para comprar um carro usado:

1.  Preço reduzido

Quando compramos um carro novo pagamos pela lataria brilhando, pela marca, modelo do ano, motor zero. Mas carros bem cuidados, com alguns ajustes, são facilmente equiparados. Pelo mesmo preço de um carro novo simples, podemos comprar um carro seminovo ou usado de um modelo melhor e em boas condições que ainda nos ofereça benefícios que um carro zero, pelo mesmo valor, não ofereceria.

2 . Menor desvalorização

Um carro zero quilômetro perde boa parte do seu valor ao sair da concessionária, desvalorizando, em média, entre 20 de 30% do valor pago no período de um ano. Com o passar dos anos esta desvalorização reduz.

3 . Manutenção

O carro é como um filho: precisa de atenção, cuidados e, consequentemente, tem custos elevados. Sendo assim, o gasto com manutenção é um dos fatores mais importante na escolha de um veículo.

As peças de reposição de um carro usado são mais baratas, principalmente se forem modelos populares. Para modelos mais valorizados as peças também são mais baratas que a de um carro novo, porém, deve-se se tomar cuidado com modelos muito antigos ou raros, que terá menor procura de peças, elevando o preço dos produtos e a dificuldade em encontrá-los.

4.  Seguro e IPVA

A redução dos custos para quem compra um carro usado não está restrito à negociação da compra e manutenção. A economia aparece em aspectos de longo prazo, como o seguro e o IPVA.

O seguro de um carro, assim como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor), é calculado sob o valor médio do carro na tabela FIPE. Por isto, ambos têm um valor menor, resultando em economia no bolso do proprietário do veículo.

5.  Acessórios adicionais para o conforto e a segurança

Hoje, pelo mesmo preço de um carro novo, é possível comprar um carro seminovo ou usado de melhor modelo, com acessórios que fazem a diferença no dia a dia, como vidro e travas elétricas, air-bag, câmbio automático, banco de couro, freio ABS, GPS, som com entrada USB, porta-copos, entre tantos outros. Isto tudo por um valor equivalente ao de um zero!

 

Carros usados são um ótimo negócio! Basta paciência para uma boa pesquisa de mercado e atenção redobrada na hora de fechar a compra do produto para adquirir um veículo confortável, em excelente estado, gastando menos.

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *