5 dicas para a suspensão do carro durar mais

5 dicas para a suspensão do carro durar mais

O estado da suspensão do carro está diretamente ligado ao conforto que o motorista e os passageiros terão durante uma viagem. Utilizado para amortecer impactos e manter o veículo estável, o conjunto de peças que fazem parte do sistema de amortecimento deve passar por manutenções regulares. Junto a cuidados diários, elas garantem o máximo de durabilidade de cada peça do veículo.

Mas quais são as melhores estratégias para fazer a suspensão do carro durar mais? Conheça 5 no nosso post abaixo.

  1. Mantenha os pneus calibrados

Os pneus compõem a única parte do veículo que possui contato direto com o asfalto. Justamente por isso, é importante que o motorista garanta que nada de errado aconteça com eles.

Quando um pneu está calibrado da forma errada, a suspensão terá uma carga de trabalho elevada. Consequentemente, a vida útil de buchas e outras peças será reduzida.

Faça a calibragem dos pneus semanalmente e antes de viagens. Em caso de dúvidas, consulte o manual do veículo para saber qual a pressão correta para cada situação.

  1. Faça revisões periódicas

A melhor forma fazer a suspensão do carro durar mais é realizar revisões periódicas no veículo. Todo o conjunto deve ser verificado por um mecânico de confiança, capaz de identificar possíveis problemas e peças que precisam ser trocadas.

Em geral, o intervalo entre cada revisão é de 20 mil quilômetros. Alguns componentes apresentam um desgaste baixo, sendo trocados com intervalos entre 50 mil e 70 mil quilômetros. Em todo caso, basta verificar o manual para saber a duração correta de cada item.

  1. Evite ruas acidentadas

Conhecer o caminho por onde se anda ajuda o motorista a escolher rotas com asfalto de maior qualidade. Quando um veículo trafega por ruas acidentadas, a suspensão passa por um nível de estresse elevado.

Isso pode comprometer a durabilidade das peças, especialmente quando o veículo está com a direção desalinhada. Se não for possível evitar um caminho esburacado, dirija com cuidado e devagar. Isso reduzirá o desgaste ao máximo, mesmo em situações extremas.

  1. Tome cuidado com peso adicional

Peso em excesso pode ser um problema que afeta toda a estrutura do automóvel. Evite inserir muita carga na cabine de pickups ou no porta-malas do automóvel. Em caso de dúvida, verifique no manual o peso máximo suportado pelo sistema de suspensão.

Trafegar com muita carga não só aumenta o desgaste da suspensão, mas também o consumo de combustível do veículo. O tempo de ultrapassagem e retomada de velocidade piorará. Além disso, as distâncias de frenagem, assim como a dirigibilidade geral do carro são prejudicadas, elevando o nível de atenção que o motorista deve ter ao volante.

  1. Tenha cuidados básicos

Existe uma série de cuidados básicos que todo motorista pode fazer para a suspensão do carro durar mais. O balanceamento e o alinhamento da direção, por exemplo, devem ser solicitados a um mecânico de confiança regularmente.

Vazamentos também são um ponto de atenção. Sempre verifique se não há óleo próximo ao pneu após o carro ficar parado por muito temp.

Outros testes caseiros também auxiliam na identificação de problemas no amortecedor. Um deles pode ser feito empurrando cada uma das pontas do veículo para baixo ao máximo. Se, após ser solta, a carroceria balançar muito antes de estabilizar-se, talvez seja a hora de verificar os amortecedores.

Gostou do nosso post? Então siga os nossos perfis no Facebook e Twitter.

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *