5 cuidados ao comprar carro usado pela internet

5 cuidados ao comprar carro usado pela internet

Todo mundo sabe que o mercado automotivo é muito forte no Brasil e que nós somos um povo apaixonado por carros. Diante dessa realidade e com os altos valores praticados pelas concessionárias, comprar carro usado pela internet se tornou uma alternativa muito procurada atualmente.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados com essa opção. A web é repleta de pessoas mal-intencionadas e você deve se precaver para conseguir fazer um bom negócio.

Pensando nisso, preparamos este artigo com alguns cuidados que você precisa ter ao comprar carro usado pela internet. Acompanhe.

  1. Consulte a placa do veículo

O primeiro passo para comprar carro usado pela internet é fazer uma consulta online da placa no site do Detran. O lado bom dessa história é que você pode fazer isso antes mesmo de encontrar o vendedor e, dessa forma, já elimina os automóveis que apresentarem alguma irregularidade.

A medida é imprescindível para verificar, por exemplo, se o veículo é verdadeiro e corresponde às características que o vendedor apresentou ou se foi clonado. Além disso, é possível ver se existem pendências a serem pagas, como multas em atraso ou algum IPVA antigo em aberto, por exemplo.

Além de consultar o Detran, verifique o histórico do veículo pelo Carcheck, que é uma ferramenta focada em dar mais segurança a negociação de veículos usados. Digitando o número da placa ou do chassi, é possível verificar toda a trajetória do carro, desde o registro nos diversos órgãos competentes até o momento da compra.

  1. Peça para ver a documentação

A fase seguinte já depende de um encontro com o proprietário para verificar a documentação. Comece com uma boa análise e veja se a impressão segue a qualidade do Detran e as características de cor e alto-relevo. É essencial também comparar o nome do proprietário com a carteira de identidade do vendedor.

Veja se todos os dados estão batendo, como modelo, cor, número das placas, ano do automóvel, cidade de origem, cilindradas do motor, entre outros. Caso haja alguma discordância, você deve questionar ou até mesmo partir para outro veículo. Já se tudo estiver certo, você pode seguir em frente.

  1. Busque sinais de reparo

Agora é hora de observar o veículo propriamente dito. Como se trata de um usado, é quase impossível que ele não apresente nenhum pequeno problema, como um arranhão ou uma mossa. No entanto, isso é comum e não deve ser impeditivo para que você feche um bom negócio.

Note, por exemplo, se os parafusos possuem marcas de ferramentas ou se a lataria está uniforme. Verifique se as portas estão simétricas, bem como os para-choques. Também é importante utilizar o olfato para ver se o veículo ficou alagado em alguma enchente, pois isso pode detonar o automóvel.

  1. Faça um test drive

Por fim, chegou a hora do famoso test drive. Se estiver realmente interessado, você deve solicitar ao proprietário que disponibilize o automóvel para uma volta, especialmente por se tratar de um usado. De início, preste atenção ao ruído do motor. Se, ao acelerar, você notar barulhos estranhos ou engasgos, pode não ser um bom negócio.

Note também se a direção está macia ou se puxa para os lados, se o sistema de freio responde bem, se há cheiro de queimado, se o escapamento está soltando fumaça escura, se a parte elétrica não apresenta falhas, se os faróis funcionam ou se existe algo danificado no interior, como o painel ou o estofamento.

  1. Guarde todos os documentos e comprovantes da negociação

Por fim, se o carro passou em todas as verificações e você decidiu pela compra, guarde todos os comprovantes da negociação, como os e-mails trocados com o vendedor, os comprovantes de depósitos, entre outros.

Deixe tudo registrado e tenha uma cópia guardada. Dessa forma, você terá comprovantes para correr atrás de seus direitos, caso surja algum problema.

Esses são alguns cuidados que você precisa ter ao comprar carro usado pela internet! Gostou do artigo? Então não deixe de ler sobre como vender facilmente um veículo usado na web.

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *